TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Testes De Bilirrubina Avaliam A Função Hepática

Por:   •  27/11/2023  •  Seminário  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

Fala para o seminário

        Os protocolos clínicos têm o objetivo de estabelecer os critérios de diagnóstico e tratamento das doenças, servem para auxiliar o profissional da saúde na tomada de decisão. Nesse caso, diante da história clínica da nossa paciente, foi solicitado o exame de sorologia, considerando este fluxograma indicado no manual.  [pic 1]

Uma vez diagnosticado a paciente foi encaminhada para o tratamento da doença de acordo como manda o protocolo clínico e diretrizes terapêutica para hepatite C.

Bilirrubina Indireta

Os testes de bilirrubina avaliam a função hepática.

        A bilirrubina é o principal produto da degradação da hemoglobina. Quando hemácias velhas passam pelo baço, os macrófagos as fagocitam e metabolizam a heme em bilirrubina indireta, essa bilirrubina não é solúvel em água. Se uma pessoa tem aumento na bilirrubina indireta na corrente sanguínea, significa que essa bilirrubina ainda não passou pelo fígado. O problema pode ser devido a uma grande quantidade de heme na circulação e o fígado não consegue metabolizar na mesma velocidade. Pode ser também algum problema com a capacidade de o fígado conjugá-la. Como é o caso da nossa paciente. Em 2009 nota-se que o valor da bilirrubina indireta está bastante elevado 8,47 mg/dl, em 2016 esse valor diminuiu para mais da metade, 3,75 mg/dl. Em setembro deste ano esse valor diminuiu para 1,3 mg/dl, diminuiu bastante, mas, continua elevada em comparação com os parâmetros normais que, segundo o flashback é de 0,2 a 0,8 mg/dl.

Albumina:

A albumina é uma proteína sintetizada (produzida) no fígado. Ela tem um papel importante em diversas funções, como o transporte de diferentes substâncias e em especial a manutenção da pressão osmótica, não deixando que os líquidos extravasem para o espaço extravascular. Os níveis séricos da albumina ficam diminuídos na deficiência grave de proteína (desnutrição) e na perda de proteína sanguínea em decorrência de doença hepática ou renal ou queimadura extensa. Aqui notamos que o valor da albumina em 13/09/2023 da nossa paciente está um pouquinho diminuído 3,4 g/dl que de acordo com o flashback os parâmetros normais é de 3,5 a 5,2 g/dl

Fosfatase alcalina é usada como indicador de doença hepática. O nível sanguíneo da FA aumenta quando a excreção dessa enzima é comprometida por causa da obstrução das vias biliares. Aqui notamos que os valores dessa enzima estão bastante elevados em comparação com os parâmetros normais que segundo o flashback é de 25 a 100 UI/L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (158.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com