TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE COMPRAS DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Por:   •  20/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

[pic 1]

SHEILA A. LIMA[pic 2]

PROCESSO DE COMPRAS DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Atividade apresentada ao curso de MBA em Gestão de Saúde da Instituição Centro Universitário São Camilo

Orientador:


São Paulo

2019

PROCESSO DE COMPRAS DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

INTRODUÇÃO

O processo de aquisição é importante para o ciclo operacional do hospital. A maior parte do capital de giro da organização flui pelo setor de compras, de modo que lucros mais altos são alcançados através de excelentes compras. Diante desse cenário, podemos dizer que, por meio de um gerenciamento de compras competente, é possível manter a qualidade do serviço, a competitividade, a lucratividade e a sobrevivência do mercado, especialmente no caso de pequenas instituições. (BRISOL, 2012). O processo de compras não é apenas crucial no nível hospitalar, mas o gerenciamento de inventário não é apenas uma questão de fatores agravantes comuns - por exemplo, espaço, conservação de energia, prazo de validade e produtos obsoletos - também há a questão dos desaparecimentos. e / ou roubo, uma vez que esses suprimentos contêm materiais médicos e hospitalares de alta complexidade e custo; e psicotrópicos, narcóticos, estimulantes e outros medicamentos controlados, conforme determinado pela Agência Nacional de Supervisão de Saúde (ANVISA).

O gerenciamento de compras - uma conhecida função de compras - desempenha um papel estratégico importante nos negócios modernos devido ao volume de recursos, especialmente financeiros. Outro elemento-chave na redução e controle de custos e melhoria dos níveis de serviço é o gerenciamento de estoque. Além de importantes e importantes para qualquer empresa, são necessárias para as organizações hospitalares, pois é um setor complexo, específico e urgente, em que a vida das pessoas depende constantemente do fornecimento imediato de materiais e medicamentos hospitalares. Na Empresa Nome Fantasia S / S, todos os suprimentos e medicamentos hospitalares utilizados no serviço de hemodiálise são adquiridos pelo departamento administrativo a pedido do chefe da equipe de enfermagem. A falta de procedimentos claros e bem estruturados leva a interrupções no processo como um todo, o que leva a mal-entendidos na atividade e, como resultado, a escassez ou excesso de estoque, compras de emergência, compras impróprias etc. Isso mostra que as ações não são executadas na melhor ordem e não são eficientes, o que prejudica o desempenho e o custo do processo. Além disso, os recursos do sistema de software de propriedade da empresa são pouco utilizados pelos setores de compras e estoque, pois atualmente esses setores são quase completamente processados ​​manualmente. Além disso, como este é um estoque de suprimentos e medicamentos hospitalares, os requisitos da ANVISA devem ser observados. Assim, a necessidade de melhorar o gerenciamento de compras e inventário, reduzir custos e atender aos requisitos das autoridades reguladoras é uma oportunidade de harmonizar a teoria com a prática, ajudando a autora a construir seu próprio conhecimento. Além disso, graças a este trabalho, temos a oportunidade de testar na prática a teoria desenvolvida durante o curso.

REFERENCIAL TEÓRICO

Executar qualquer trabalho que entregue um produto ou serviço a um cliente requer um processo. O conceito de processo pode ser aplicado em todos os aspectos, de fábrica ou não, porque é uma série sistemática de ações que visam atingir uma meta (JURAN, 1995). Para entender o processo, é importante que ele tenha um objetivo claramente definido, e todos na organização entendam seu foco na ação. Mais formalmente, de acordo com Gonçalves (2000a, p. 7), “um processo é qualquer ação ou conjunto de ações que recebe entrada, agrega valor e fornece saída para um cliente específico”. A entrada é entendida como recursos, tangíveis ou intangíveis, necessários para a produção de bens ou serviços, enquanto a produção é o resultado de um processo que também pode ser tangível ou intangível. No setor de manufatura, entradas e saídas são tangíveis, ou seja, os produtos podem ser afetados, quantificados e a transformação é física. O consumidor final geralmente não participa do processo de transformação, mas recebe o produto quando está pronto.

 No setor de serviços, no entanto, entradas e saídas podem ser intangíveis - bens que não podem ser tocados ou armazenados - e a transformação pode não ser física. O cliente final está envolvido no processo de conversão, uma vez que os serviços são fornecidos somente mediante solicitação do cliente. A compreensão do conceito do processo é fundamental para as empresas de serviços que desejam permanecer competitivas à medida que aderem cada vez mais aos sistemas de gerenciamento, de acordo com um estudo da ISO (2003), onde mostra que nos setores de saúde e trabalho, a certificação ISO 9000 mais do que triplicou. 1998 a 2000. A estrutura da maioria das organizações tradicionais não mudou; elas ainda carecem de um entendimento completo (interno e externo) de suas atividades. Eles valorizam funções (visão vertical) sobre processos (visão horizontal), comprometendo seu desempenho. (ANJOS et. Al. 2002; GONÇALVES 2000b). Uma empresa que pode gerenciar processos, aprecia o trabalho em equipe, a responsabilidade individual e a vontade de fazer o trabalho, além de possuir vantagens como atenção aos clientes, melhor organização e integração do trabalho, além de facilidade para fazer alterações. ou implementar sistemas de gerenciamento.

Portanto, podemos dizer que a visão horizontal melhora as interfaces funcionais, ou seja, pontes que cruzam os limites das unidades funcionais. Ao alternar de um dispositivo para outro, o tempo e as informações são perdidos, além de erros. Considerando o trabalho como um fluxo horizontal, é mais fácil para a empresa determinar o melhor modo e sequência de cada processo de atividade e indicadores que permitirão medir, analisar e melhorar o processo correspondente. Ao propor um processo de gerenciamento requer análise. Segundo Soliman (1999), a análise de processos possui dois elementos principais: mapeamento e compreensão de processos. Através do mapeamento do processo, a visualização e a compreensão do processo são comuns a todos, facilitando a determinação de onde e como melhorar o processo. O mapeamento de processos é uma excelente ferramenta para avaliar as atividades de processos de bens e serviços no mercado. O objetivo é proporcionar um aumento global da qualidade e produtividade em todos os processos, bem como satisfazer as necessidades e a satisfação dos clientes, agregando valor aos bens e serviços. Além disso, ajuda a reduzir custos e desperdícios, aumentar a produção e as vendas, aproveitar melhor o espaço e o pessoal e, consequentemente, aumentar a lucratividade. (MATOS, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com