TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCATIVO INFANTIL VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DENGUE, COM ENFOQUE NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E DOENÇAS ASSOCIADAS

Por:   •  24/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - ICBS

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ALINE OLIVEIRA DE MOURA

BRUNO ROCHA PEREIRA LAVIOLA

CAMILA DE SOUZA GOMES

DIOGO AUGUSTO PAIXÃO

GABRIELA HAYDEE MAYER DE FIGUEIREDO BARBOSA

THAIS WALESKA WANDERLEI LIMA

PROJETO EDUCATIVO INFANTIL VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DENGUE, COM ENFOQUE NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E DOENÇAS ASSOCIADAS

BELO HORIZONTE

ABRIL, 2019

ALINE OLIVEIRA DE MOURA

BRUNO ROCHA PEREIRA LAVIOLA

CAMILA DE SOUZA GOMES

DIOGO AUGUSTO PAIXÃO

GABRIELA HAYDEE MAYER DE FIGUEIREDO BARBOSA

THAIS WALESKA WANDERLEI LIMA

PROJETO EDUCATIVO INFANTIL VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DENGUE, COM ENFOQUE NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E DOENÇAS ASSOCIADAS

        

Relato de experiência do Projeto de ação educativa desenvolvido na disciplina de Ensino Clinico de Capacitação Pedagógica apresentado ao curso de Enfermagem, do Centro Universitário Newton.

Orientadora: Prof.(a) Valquíria Fernandes Marques Vieira

BELO HORIZONTE

ABRIL, 2019

RESUMO

Objetivo: Esse projeto desenvolvido tem por objetivo a ação pedagógica com enfoque na higienização correta das mãos e desenvolvimento educativo sobre a prevenção, transmissão e sintomas da dengue.

Metodologia: Para desenvolvimento, foram utilizados a observação para coleta de dados e dinâmicas educativas para a desenvoltura das ações pedagógicas.

Resultados: Os resultados obtidos no campo assistencial se mostraram bem efetivos. No quesito ação educacional, todas as limitações de faixa etária bem como entraves financeiros, foram levados em consideração e os projetos aplicados de maneira ativa e participativa, tanto pelos alunos quanto pelos membros institucionais da EMEI (Escola Municipal de Educação Integrada) GRAJAU.

Conclusão: Pode-se concluir que por meio desse relato de experiência obtido a partir de ações educativas desenvolvidas com discentes da EMEI GRAJAU, localizada na região oeste da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, que houve uma mudança coletiva nas atitudes referentes aos hábitos de higiene das mãos, tanto por parte dos alunos quanto por parte dos docentes da instituição, visando à formação e a conscientização da adesão à higiene das mãos, em prol da promoção da saúde na escola.

Descritores: Saúde na escola; Educação em saúde; Saúde escolar.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 - JUSITIFICATIVA5

3 - OBJETIVOS6

3.1 - Objetivo Geral6

3.2 - Objetivo Específico6

4 – REVISÃO TEÓRICA7

5 - METODOLOGIA9

6 - CRONOGRAMA11


  1. INTRODUÇÃO

É reconhecido que a higienização das mãos se mostra essencial na prevenção de doenças infecto contagiosas, desta forma o trabalho apresentado visa salientar este fato relacionando-o com o cotidiano no âmbito escolar infantil e juntamente, abordar a prevenção da dengue.

Para cada faixa etária, foram usados métodos de ensinos diferenciados. A prática assistencial foi voltada para alunos com idades entre 3 e 5 anos e com baixo poder aquisitivo. A partir de observações em campo notou-se que o método mais efeito para abordar as ações educacionais é o construtivo, onde a experiência da criança é usada como aprendizado.

Esse método pedagógico, que tem Lev Vygotsky e Jean Piaget como principais nomes, frisa que a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, ela vai além, tornando-se um processo que dá suporte e permite o aluno criar e experimentar o conhecimento e o aprendizado.  

De forma criativa, foi abordada a importância da lavagem das mãos relacionada com a prevenção de doenças infecto contagiosas transmitidas principalmente por contato com objetos contaminados e os perigos e sintomas da dengue. Os métodos de avalição foram feitos já nas primeiras intervenções para que a metodologia pudesse ser cada vez mais aprimorada

  1. JUSTIFICATIVA

Como observado no campo assistencial, uma das maiores deficiências encontradas foi a higienização correta das mãos. De forma alarmante, foi observado que grande parte do problema analisado, partia da negligencia dos próprios educadores. Avaliado inicialmente pelo grupo assistencial, como um percalço.

As mãos são mentoras de grande parte da flora de microrganismos, transitório ou não, e que podem causar certas patologias. É notório que crianças usam dessa articulação, como uma forma de curiosidade e até mesmo aprendizagem, levando a contaminação e proliferação de patologias, uma vez que a assepsia correta das mãos nem sempre é realizada.

Assim, as intervenções foram aplicadas afim de que as crianças fossem o público alvo e de maneira indireta os professores e membros institucionais pudessem ser atingidos, levando a lavagem das mãos como algo essencial na rotina escolar.

Foi de suma acuidade também, desenvolver o tema sobre a prevenção, transmissão e sintomas da dengue. Um contexto de implicância nacional e que vem preocupando, de forma periclitante, grande parte da população brasileira.

  1. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Desenvolver ações pedagógicas para prevenção de doenças e agravos como a dengue, relacionando-as com a importância da higienização correta das mãos durante o dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com