TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO PROJETO EDUCATIVO O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA [pic 2][pic 3]

2021

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        OBJETIVOS        4

2        PROBLEMATIZAÇÃO        4

3        REFERENCIAL TEÓRICO        5

4        MÉTODO        6

5        CRONOGRAMA        11

6        RECURSOS        11

7        AVALIAÇÃO        11

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

O tema deste presente trabalho tem como “Docência: O desenvolvimento da coordenação motora através do brincar na educação infantil”, onde a didática pedagógica voltada para a prática do exercício infantil vai proporcionar um melhor desenvolvimento tanto cógnito, como afetivo e social para os alunos.

Na perspectiva de ensino o professor deve trazer ao aluno uma aprendizagem por meio de vivências, que em seu cotidiano proporcione a lógica de acontecimentos e superações adequando na situação geradora de problema de seu planejamento de ensino objetivos que sejam traçados para que o aluno entenda a realidade em que está inserida obtendo assim uma aprendizagem significativa.

Quando o tema se refere à coordenação motora por meio do brincar logo se entende que não é na escrita, mas que de alguma forma pode auxiliar no letramento e oralidade, pois de acordo com alguns autores as atividades físicas vão se organizando sob três fatores básicos que são o físico, mental e social,

A brincadeira é uma atividade em que a criança está de fato presente com a realidade, ajudando no desenvolvimento e promovendo uma socialização com a descoberta em seu meio de onde vive, sendo os primeiros anos de vida decisivos para a formação integral na criança.

A formação inicial da criança deve ser acompanhada de brincadeiras com a psicomotricidade, onde ao realizar as atividades motoras estará trabalhando com seu emocional, onde os sentimentos podem gerar laços de afetividade.

É um período que requer a atenção constante do professor pois deve aperfeiçoar a coordenação motora durante este tempo, e para isto pode ser utilizado exercícios físicos que além de construir uma consciência que ela tem dela mesma, como também de sua própria estrutura física, sócio afetiva e intelectual.

           Sendo esta fase que se deve dirigir este conjunto de disposições, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no processo do desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desempenhar suas competências.

Este trabalho foi feito por meio da pesquisa bibliográfica de textos e artigos científicos coletados pela internet, para a elaboração deste trabalho desenvolvendo maiores saberes sobre o tema proposto neste trabalho.

  1. OBJETIVOS

Objetivo Geral

        Verificar na prática pedagógica que as brincadeiras podem desenvolver uma melhor coordenação motora, onde vai ser despertado de acordo com o planejamento das professoras pelas atividades, projetos e ações desenvolvidas através de jogos e brincadeiras de acordo com a prática pedagógica nos primeiros anos de séries iniciais.

        

        Objetivo Específico

  • Mostrar a importância do brincar;
  • Reconhecer as brincadeiras;
  • Salientar que brincando também se aprende;
  • Suscitar o interesse dos estudantes por brincadeiras de outros lugares;
  • Desenvolver a coordenação motora, memória e atenção;
  • Promover a criatividade.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

        

Todos os alunos ao sentar numa cadeira para estudar em sala de aula pensam que ali não é um bom momento para aprender alguma coisa, mas quando são estabelecidas as metodologias ativas os alunos podem nem até dar credibilidade, porém, é ali que eles estão de fato aprendendo em conformidade com os processos de ensino dos objetivos que cada professor deseja alcançar, assim fazendo a diferença para a aprendizagem de qualquer conteúdo.

Antigamente tinham professores que ignoravam as brincadeiras como forma de aprendizagem, achando que as crianças que brincavam não iam ter futuro algum, e que não proporcionava aprendizagem, porém com o passar dos anos isto foi mudando, quando no século XIX veio sendo mudado.

É durante as brincadeiras nas escolas que os alunos esperam mais ansiosos, devendo ser aprimorados estes recursos didático pedagógicos elevando assim o ensino apropriado que fornecem as crianças momentos que estimulem a aprendizagem.

As crianças podem aprender com as brincadeiras, onde pensam que só elas estar em um grupo com brinquedos podem ter apenas uma interação, no entanto é durante este processo do brincar que vai desenvolvendo em seu cognitivo maior saber socioeducacional.

Por isto, as escolas devem proporcionar jogos interescolares, com jogos olímpicos entre escolas, que darão maior amplitude de força e coragem aos alunos desde acriança mesmo com pequenas brincadeiras que se iniciem, mas trazendo pra cada uma delas uma melhoria na qualidade de vida.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Os profissionais da educação das séries iniciais das escolas pública de ensino, podem utilizar elementos lúdicos para o contexto do planejamento escolar, como sendo uma proposta de ensino e aprendizagem, aproximando o aluno com o cotidiano obtendo maior experiência mediante a convivência.

Ao analisarmos no contexto escolar, onde o cotidiano dos professores é natural que as crianças adotem os brinquedos a partir dos primeiros anos de vida, onde no cotidiano a criança está mais interessada em conhecer, podendo utilizar a curiosidade como uma técnica para o saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com