TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palato mole e palato duro

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

PALATO

  É a estrutura com cava que separa a cavidade oral da cavidade nasal e também da parte nasal da faringe

  Existe uma porção óssea e outra que é muscular, por isso podemos dividir em duas partes: porção anterior óssea, aqui é o palato duro é a posterior muscular que é o palato mole.

PALATO DURO

  É formado pelos processos palatinos das maxilas e pelas lâminas horizontais dos ossos palatino.

  Palato duro é delimitado anteriormente e lateralmente pela arcada dentária superior, tanto que a mucosa da gengiva é continua com a do palato duro, ele e delimitado pelo palato mole, no palato duro alguns forames se abrem na fase oral, o primeiro é a fossa incisiva da maxila que é posterior aos dentes incisivos centrais por onde passam os nervos nasopalatino. Bilateralmente temos os forames palatinos maiores que ficam na margem lateral do palato por onde passam os vasos e nervos palatinos maiores, também, temos bilateralmente os forames palatinos menores que se situam posteriormente aos forames maiores por onde passam os vasos palatino menores para o palatino mole e estruturas próximas.

  Outro elemento presente no palato duro é a rafe do palato que pode ser sentida passando a língua no palato.

  Rafe palatina é uma crista estreita que corre posteriormente na linha mediana e inclusive com a língua tem como sentir onde o palato duro termina e inicia o palato mole.

PALATO MOLE

  Ele fica suspenso posteriormente a partir da margem posterior do palato duro entre a parte oral e nasal da faringe e tem o final o processo cômico mediano denominado de úvula.

  Palato mole é uma prega expensa da mucosa que envolve além de tecido muscular aponeurose fina fibrosa composta pelos tendões expandidos dos músculos tensores do véu palatino, vasos, nervos e glândulas salivais mucosa menores.

  Músculos do palatino mole temos: Levantador do véu palatino; Tensor do véu palatino; Músculo da Úvula; Palatoglosso – que forma o arco palatoglosso; Palatofaríngeo – que forma o arco palatofaríngeo, estes arcos delimitam lateralmente o que chamamos de ISTMO DAS FAUCES.

ISTMO DAS FAUCES

  Um pequeno espaço entre a cavidade oral e a parte oral da faringe, sendo que FAUCES em latim significa garganta, por isso, quando há um processo inflamatório nas tonsilas palatinas, referimos como inflamação na garganta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com