TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do enfermeiro na gestão hospitalar

Por:   •  26/10/2016  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  3.576 Visualizações

Página 1 de 4

O Papel do Enfermeiro na Gestão Hospitalar

Natália Cintia Cambuí de Souza Gomes ¹

[pic 1]

Resumo

A função gerencial é um instrumento que permite organizar, política e tecnicamente, o processo de trabalho, com o objetivo de torna-lo mais qualificado e produtivo. Neste contexto, o enfermeiro torna-se um elo de comunicação que objetiva o gerenciamento adequado, conectado ás expectativas dos dirigentes da instituição com as dos trabalhadores da linha operacional. Cabe ás instituições de saúde incentivar e desenvolver o perfil gerencial do enfermeiro, para obter como vantagem, uma prática gerencial sustentada cientificamente, um profissional mais seguro no desempenho de suas atividades, o que colabora para a garantia da qualidade da assistência prestada como também contribui na satisfação e na construção do trabalho em equipe.

Palavras-chave: Gestão em enfermagem, gestão de pessoal, competência, qualidade na assistência.

Abstract


The management function is a tool to organize politically and technically, the work process, in order to make it more qualified and productive. In this context, the nurse becomes a communication link that objective proper management, connected to the expectations of the institution leaders with the workers of the operating line. It ace health institutions encourage and develop the nursing management profile, to get the advantage, sustained management practice scientifically, a safer professional in carrying out their activities, which contributes to the guarantee of care quality but also contributes in satisfaction and building teamwork.

Keywords: Management in nursing, personnel management, competence, quality of care.

¹ Graduanda do curso Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. E-mail: nathy_cambui@hotmail.com.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de informar ao leitor sobre o papel do enfermeiro na gestão hospitalar, assim como mostrar um pouco das dificuldades encontradas e atividades a serem envolvidas para desenvolver da melhor forma o seu papel dentro da instituição onde trabalha. Ao profissional enfermeiro, o conhecimento sobre gestão é fundamental para que possa desempenhar suas atividades. É dele a responsabilidade da administração da assistência em todas as áreas de prestação de serviços desenvolvidas no hospital. É ele quem planeja, organiza, direciona cobra resultados e avalia os processos de trabalho que envolve a assistência ao cliente/paciente, sempre focado na qualidade e satisfação dos serviços a eles oferecidos.

Cabe salientar a necessidade que os próprios enfermeiros precisam, de forma contínua buscar conhecimentos para sustentar cientificamente a atuação gerencial no seu processo de trabalho. É pelo conhecimento que o profissional desenvolve competências que o torna mais seguro em suas decisões e na condução do processo de trabalho.

O Papel do Enfermeiro na Gestão Hospitalar

É comum afirmar que os enfermeiros “vivem o hospital porque estão lá dentro 24 horas por dia”, pelo que é fácil deduzir que terão de ter uma orientação que garanta a continuidade e assegure a qualidade e quantidade dos recursos necessários aos usuários a quem se dirigem. O Enfermeiro gestor na sua prática clínica de contexto hospitalar, cuidados de saúde primária ou cuidados continuados e integrados, avalia as necessidades dos usuários e organiza as respostas necessárias de acordo com os princípios científicos da Gestão e da Enfermagem. Este Enfermeiro enquanto líder na unidade/serviço é responsável pela gestão dos recursos humanos (Enfermeiros e Auxiliares) que lhe são atribuídos, bem como assume a gestão dos recursos materiais e equipamentos que são disponibilizados para os cuidados/tratamentos dos usuários. Garante a excelência da prática de cuidados de enfermagem, de condições do exercício com respostas competentes e eficazes às necessidades complexas de todos os contextos em que os usuários se encontram e na qual exercem. Este enfermeiro tem de dominar competências da área da Gestão que vão desde a gestão de stocks/farmácia até à gestão de conflitos e dos recursos humanos (tantas vezes insuficientes) para as necessidades identificadas. Porque sobre ele recai essa responsabilidade, a de assumir a segurança do doente como o seu objetivo fundamental, num compromisso com o cidadão respeitando-o como pessoa, como cidadão. Por tudo isto os Enfermeiros Gestores têm vindo a desenvolver competências na área da Gestão em Enfermagem e em Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com