TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parada Cardio Respiratoria

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 13

Estudo de caso

Introdução

Apresentaremos o estudo de caso de uma paciente admitida na unidade de urgência de cuidados coronarianos,  com o quadro de dor intensa ao realizar esforços. E faremos uma correlação dos medicamentos e suas finalidades no caso apresentado e sem seguida aplicaremos a SAE (sistematização de assistência de enfermagem.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo validar as intervenções de enfermagem : (coletar, organizar e planejar a avaliação  do cuidado prestado ao paciente).

Anamenese

A- identificação e queixa principal

Senhora Jones,feminino,62 anos,branca,casada,chegou a unidade de urgência relatando que enquanto descarregava as compras sentiu náuseas , opressão no tórax esquerdo e intensa dor mandibular.

B- histórico familiar

Segundo relato da paciente sua irmã foi submetido a retirada de uma veia na perna que teve como conseqüência uma dor intensa e apresentou fibrose.

C- antecedentes

Hospitalização para três partos, não refere alergia a medicamentos e/ou alimentos.

D- história da doença atual

Paciente admitida a unidade de urgência relata ter sentido náuseas, pressão no tórax esquerdo e intensa dor mandibular enquanto fazia esforço ao descarregar as compras. A paciente apresentava-se vigilante, orientada e colaborativa, mais relata mal-estar moderado. Pele fria e sudorética, palidez cutânea ,pressão arterial (PA) 92x40 mmhg, freqüência cardíaca (FC):105 bpm, irregular, freqüência respiratória (FR):26 inc/min, temperatura (t):36°c, altura 1,65m e peso 60kg. Paciente classifica  a dor que sente em 8 em uma escala de 1 a 10.

Após ter sido atendida na unidade de urgência a senhora Jones foi internada na unidade de cuidados coronarianos, paciente refere alívio de náuseas após uso de inapsina. Na unidade de cuidados coronarianos os sinais  vitais são: PA :98x44mm/hg , FC:100 bpm , FR: 26inc/min, t:36°c , com achados para bloqueio atrioventricular (AV) do primeiro grau, sem extra-sístoles.

Durante a internação a senhora Jones relata que a dor voltou e que era de 4 na escala de 1 a 10, o profissional enfermeiro administrou sulfato de morfina 2mg por iv e nitroglicerina (NTG) 25mg, segundo prescrição médica, com alívio completo da dor.

Paciente foi submetida a dieta zero para realização de cateterismo cardíaco, foi administrado  50mg de bernadril, VO, pré-cateter, foi encaminhada ao laboratório de cateterismo sem dor. Ao retornar do laboratório foi mantida no leito em repouso. O relatório do laboratório de cateterismo descreveu uma oclusão de 90% da artéria coronária direita (ACD) proximal. A cirurgia foi apresentada como opção para  minimizar o quadro de oclusão.

Durante a higiene matinal, paciente referiu uma falta de energia que a fadigava , ela descreveu para a equipe de enfermagem  como "sentindo-se quebrada" , o cardiologista sugeriu anastomose cirúrgica da ACD proximal para a melhora da fadiga e diminuição do potencial para insuficiência cardíaca.

A paciente pareceu preocupada quanto a anastomose cirúrgica e relata que sua irmã foi submetida a este mesmo procedimento e sofreu uma dor intensa e apresentou  fibrose, porém, a paciente concordou submeter-se a enxerto de mamária interna , sugerido pelo médico.

Patologia

As doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte no Brasil, responsáveis por quase 32% de todos os óbitos. Além disso, são a terceira maior causa de internações no país. Entre elas, o infarto agudo do miocárdio ainda é uma das maiores causas de morbidade e mortalidade. Apesar dos avanços terapêuticos das últimas décadas, o infarto ainda apresenta expressivas taxas de mortalidade e grande parte dos pacientes não recebe o tratamento adequado. O advento das unidades coronarianas e a introdução do tratamento de reperfusão com fibrinolíticos ou angioplastia primária foram fundamentais para reduzir a mortalidade e as complicações relacionadas à doença. Efeitos benéficos importantes do tratamento atual incluem redução da disfunção ventricular e melhor controle das arritmias. A necessidade de reperfusão precoce é crucial para o bom prognóstico do infarto do miocárdio. O objetivo dessa revisão é enfatizar conceitos atuais básicos em relação à fisiopatologia, diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais

 exame físico

Paciente consciente,orientado no tempo e espaço, queixando intensa dor mandibular e torácica, náuseas , palidez cutânea, pele fria e sudorética, taquicárdica, hipotensa e dispnéica. Peso corporal 60kg ,altura 1,65m ,

 SSVV: PA:92x40mmhg , FC:105 bpm , FR:26 inc/min, t:36°c.

Cabeça: achados neurológicos normais.

AC: s1 e s2 sem atritos nem sopros ,arritmias.

AP: crepitações bilaterais em bases com padrão respiratórios irregular e taquipnéia.

MMSS: pulsos periféricos presentes, mas filiforme,sem edemas, acianóticos e sem baqueteamento.

ABD: indolor a palpação,ruídos hidroaéreos preservados

Mmii: sem edemas

1° diagnóstico de enfermagem

Mobilidade física prejudicada caracterizado por capacidade limitada para desempenhar as habilidades motoras grossas , amplitude limitada de movimentos e dispnéia ao esforço evidenciado por resistência cardiovascular diminuída.

Prescrição de enfermagem

1 nível de consciência observar                                4x4 (25/03) 22

                                                                                  (26/03) 02 06  

 2  banho no leito realizar                                        1x manhã (25/03) 20

                                                                                    (26/03) 08

3 esquema de insulina registrar  e avisar                 4x4 (25/03)   22

                                                                                 (26/03)  02 06

4 -Monitorização cardíaca adulto realizar               2x2 (25/03) 20 22

                                                                                  (26/03) 00 02 04

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com