TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Predominantemente relacionados à sonda nasogástrica (SNG) ,quedas e administração de medicamento

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

Predominantemente relacionados à sonda nasogástrica (SNG) ,quedas e administração de medicamentos

 INTRODUÇÃO

O foco da qualidade de serviço em empresas, especialmente em hospitais, buscando oferecer serviços com qualidade total, livre de riscos e danos, gerando ao cliente / paciente (1) satisfação e segurança. Em relação a este ponto de vista, os erros durante o cuidado em hospitais, são contrários a este princípio e pode causar danos não só para o cliente / paciente, mas também os prestadores de serviços (2).

A fim de reduzir as falhas no atendimento foi estabelecida uma meta programática para garantir a qualidade nas instituições que garantem ao usuário um alto grau de excelência através da medição e avaliação de componentes estruturais, gols, os processos e resultados apresentados pelos usuários, seguido por medidas para melhorar o serviço (3) alterações.

Para o Ministério da Saúde (MS), a qualidade dos serviços é um elemento que diferencia o processo de atendimento, em termos de expectativas dos clientes. Com esta perspectiva, que foi publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as normas mínimas de cuidados de enfermagem na prevenção, promoção e recuperação da saúde, com o objetivo de orientar a qualidade e o controle atividades de saúde (4).

Além disso, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços que apareceu Hospital Programa de Acreditação, que consistem em um sistema de avaliação externa, que verifica a acordo em relação a estrutura de saúde e processos adotados em relação a um conjunto de padrões previamente estabelecidos . No Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) tem o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, instrumento que fornece orientação para as instituições para definir padrões de cuidados de qualidade (5).

Neste contexto, a avaliação dos serviços, incluindo os cuidados de enfermagem, têm estes indicadores, que constituem importantes instrumentos de gestão, sem a qual é impossível avaliar objetivamente a qualidade (6). Vários indicadores utilizados nos hospitais; definidos como representações quantitativas ou qualitativas, as taxas de mortalidade mais conhecidos, duração da estadia, taxa de reintegração imediata, as taxas de infecção hospitalar, complicações cirúrgicas e percentual de cesáreas (7). Relevâncias Apesar destes dados, os requisitos de programas de acreditação hospitalar, outros indicadores estão a ser introduzidos como guias para monitorar e avaliar a qualidade, incluindo taxas de situações adversas.

Eventos adversos (EA) são situações indesejáveis, portanto, evitáveis, causando danos, comprometendo a segurança do paciente está sob os cuidados dos profissionais de saúde (8).

Nos hospitais, a participação de enfermagem em falhas durante cuidados, pode ser encontrado em diversas situações, tais como: erros de medicação, quedas de pacientes, saídas acidentais do invólucro, queimaduras durante o procedimento, hemorragia cateter desconexão e drenos, para nomear apenas alguns (9).

Vários estudos realizados em diferentes serviços exploraram este fenômeno através de suas características e pelas consequências que estes trazem para os pacientes (10-12). Para serviços críticos, os autores investigaram essas situações e as suas consequências, destacando entre os seus resultados: a SA com tubos, drenos e cateteres (13), erros de medicação (11), quedas de pacientes (10), saídas acidentais entubaciones (14), úlceras de decúbito (14) e infecções hospitalares (12). Além disso, a conduta adotada pelos enfermeiros nos serviços de emergência, tais situações sendo investigado posteriormente (15).

Por estas razões, verifica-se que, apesar do interesse crescente na exploração de tais eventos ainda há falta de evidências sobre a utilização destes indicadores em diferentes serviços hospitalares, razão pela qual se propõe a realização deste estudo, com os objetivos de:

- Determinar as situações adversas que ocorreram com pacientes adultos durante a internação em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva e de internação hospitalar em relação à natureza, tipo, dia em que aconteceu e o paciente trabalhador quando esta situação ocorrer.

- Verifique as intervenções realizadas pelos enfermeiros imediatamente após o acidente.

- Calcular as taxas para os casos que ocorreram durante internações em vários serviços.

 

MÉTODO

Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo e de corte transversal.

Os dados foram coletados nas fichas de notificação para SA em unidades de terapia intensiva (UTI), Semi-Intensiva (USI) e serviços hospitalares (SH) em um hospital terciário, privado, na cidade de São Paulo com 250 camas, credenciado no nível 2 pela ONA, que usou um sistema de comunicação informatizado de SA.

O acompanhamento destes eventos ocorre através de uma política sem qualquer penalização, com orientação e incentivo para os profissionais de registo voluntário de falhas, visando a segurança de pacientes hospitalizados.

A fim de monitorar sistematicamente tais situações, além do registo voluntário diariamente às 17 hrs, enfermeiros Comissão de Qualidade Hospitalar recolher todas as informações necessárias cálculo das taxas, tais como: quantidade de pacientes entubados por dia, quantidade de pacientes com cateter venoso, sondas, tubos endotraqueais, etc.

A amostra consistiu de todos os pacientes internados nos serviços estudados, com idade igual ou superior a 18 anos, foram submetidos a tratamento clínico e / ou cirúrgico, admitiu março-junho de 2006, que sofreu algum tipo de SA relacionados com a gestão drogas, quedas, cuidados com tubo endotraqueal ou tubos de traqueostomia e cateter venoso central.

Coleta de Dados

Para este estudo foram adotadas as definições a seguir:

Situação adversa foi definida como indesejável e evitável, pode causar danos à segurança do paciente, que está sob os cuidados do profissional de saúde (16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com