TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção de Lesão em Idoso

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

       

PREVENÇÃO DE LESÃO EM IDOSO RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA REALIZADA NA OPERAÇÃO ITACAIUNAS/ÁGUA AZUL DO NORTE NO ESTADO DO PARÁ – PROJETO RONDON 2015

Resumo

O propósito deste trabalho é discutir as vivências dos estudantes na Prevenção a Lesão em Idosos, sendo ocorrido na operação Nacional do Projeto Rondon na cidade de Água Azul do Norte no estado do Pará em 2015/2. Método: As principais atividades desenvolvidas foram orientação ao manejo de objetos, palestras sobre a posição dos moveis em casa e aperfeiçoamento nas rampa com barra de proteção. Resultados: As palestras e orientações foi realizada de forma dinâmica e qualitativa devido ao curto tempo disponível. Os principais temas abordados foram: envelhecimento fisiológico, psicológico e social, fator de risco, limitação, prevenção e afins. Conclusão: o relato proporcionou uma análise das possibilidades de atuação dos estudantes na vida social, visando uma melhor atuação profissional, em destaque o crescimento do ser cidadão, do olhar humanizado, ainda em tempo nota-se um alto aproveitamento por parte do público, por meio de participação nas dinâmicas em grupo e duvidas secionadas.

Palavras-chave: Lesão em idoso, Prevenção, Envelhecimento.

Abstract

INJURY PREVENTION IN ELDERLY REPORT EXTENSION EXPERIENCE HELD IN OPERATION ITACAIÚNAS /ÁGUA AZUL DO NORTE IN PARÁ STATE - RONDON PROJECT 2015

Keywords: Injury in elderly, Prevention, Aging.

TÍTULO EM ESPANHOL

Resumen

PREVENCIÓN DE LESIONES EN MAYOR EXPERIENCIA extensión INFORME REALIZADO EN FUNCIONAMIENTO Itacaiúnas / AGUA AZUL DEL NORTE EN ESTADO PARA - RONDON PROYECTO 2015

Palavras clave: Lesión en la ancianos, Prevención, Envelhecimeto.


INTRODUÇÃO

Durante a fase de envelhecimento, fatores biológicos, doenças e causas externas podem influenciar a forma em que ela se dá. A queda é uma delas e, segundo a Classificação Internacional de Doenças é uma causa externa. O tema é muito valorizado pela gerontologia e uma fonte de preocupação aos pesquisadores dessa área, principalmente quando pessoas denominam esse evento como sendo normal e próprio do processo de envelhecimento. (CID10-ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.)

Sendo ainda que a queda é um evento frequente e limitante, como já dito, sendo considerado um marcador de fragilidade, lesão é até mesmo morte, em outras palavras é um declínio na saúde de idosos, Sendo que o risco de cair aumenta significativamente com o aumento da idade, colocando assim a área geriátrica com um fator de risco a saúde pública, devido ao aumento de idosos na população e à sua maior longevidade, competindo por recursos já escassos e aumentando a demanda por cuidados de longa duração. (PERRACINI MR, RAMOS LR)

Diversas teorias e fatores são levantas a respeito da quedas, podendo citar a teorias de estocásticas que postulam a deterioração associada a idade avançada, devido ao acumulo de danos moleculares que ocorrem ao acasos, tais macromoléculas defeituosas poderiam se acumular através de diferentes mecanismos: falha em reparar danos ou erros causados aleatoriamente na síntese de macromoléculas.

Em ambos os casos, haveria perda de função e de informação vitais a célula. A quantidade dessas macromoléculas incorretas alcançaria um nível em que algumas ou todas as células de um ser vivo estariam tão deficientes, metabolicamente, que levaria a morte. Embora essa teoria “explique” os declínios fisiológicos observados com a idade, há 2 contra pontos que devem ser levados em consideração ao tentar compreender como os danos aleatórios originam mudanças sistêmicas. 1) Estabelecer quais células tecidos ou organismos possuiriam tais tipos de danos 2) Espécies de vida longa são mais sensíveis a certos tipos de danos que espécies de vida curta. Ou ainda a teoria de das proteínas alteradas, Essa teoria estabelece que mudanças ocorrem em moléculas proteicas após a tradução, é que são dependentes do tempo, provocariam alterações conformacionais e mudaria a atividade enzimática. 30 a 50% do total de proteínas de um idoso podem ser compostas de enzimas oxidadas.

Neste caso, modificações oxidativas seriam um conceito unificador que permitiria compreender as alterações proteicas durante o envelhecimento. Outro fator a ser levado em consideração é o processamento de proteínas, que fica mais lenta com idade, devido a alterações no citoplasma.  (BIREME, ACESSADO EM 13/08/2015)

Dentre diversos fatores de risco e múltiplas causas interagem como agentes determinantes e predisponentes, tanto para quedas acidentais quanto para quedas recorrentes, impondo aos profissionais de saúde a identificar e orientar aos cuidados a ser tomado. (RUBENSTEIN LZ, POWERS C)

MATERIAIS E MÉTODOS

Esse projeto foi realizado pelo Governo Federal junto ao Ministério da Defesa, tendo em vista a promover ao acadêmico um crescimento profissional e ao mesmo tempo humanizado, sendo que as abordagem foram realizadas em cidades no estremo norte do País, onde a mesma possui poucos recursos para capacitação e tão pouco profissionais graduados. Sendo assim por meio de orientação e palestra dinamizadas, com abordagem em matérias do cotidiano tais como; guarda roupa, vassoura, panos, vasos de flores, degraus, rampa sem apoio e objetos menores, no qual promovia risco a queda. O público alvo em destaque foi a terceira idade vulgo melhor idade, no qual foram notado alto interesse pelo assunto, visto que o número de acidente doméstico ocorrido na cidade é de forma exacerbada, no qual foi relato pelo mesmos presente pouca orientação sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (638.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com