TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador: ambiência na atenção básica

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DOCENTE: SANDRA SORAGE

CÍNTIA CRISTINA

ELIZABETH DE OLIVEIRA

KALINE DIAS

KAROLINE MEDEIROS

RAFAELLA LINS

PROJETO INTEGRADOR: a ambiência na atenção básica

JOÃO PESSOA – PB

2016

[pic 3]

CÍNTIA CRISTINA

ELIZABETH DE OLIVEIRA

KALINE DIAS

KAROLINE MEDEIROS

RAFAELLA LINS

PROJETO INTEGRADOR: a ambiência na atenção básica

Diário de campo apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa, como requisito parcial para obtenção da nota do 3º estágio das unidades curriculares do 1º período.

JOÃO PESSOA – PB

2016

CÍNTIA CRISTINA[pic 4]

ELIZABETH DE OLIVEIRA

KALINE DIAS

KAROLINE MEDEIROS

RAFAELLA LINS

PROJETO INTEGRADOR: a ambiência na atenção básica

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa, em cumprimento de nota parcial do 3º estágio das unidades curriculares do 1º período.

APROVADO EM______/___________/2016

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________________

Professora Sandra Marinho de Azevedo Sorage

(Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ)

__________________________________________________________

Professora Josane Cristina Batista Santos

(Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ)

___________________________________________________________

Professor integrador

(Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ)

[pic 5]

Dedico este trabalho primeiramente a Deus e a todos aqueles que contribuíram para a sua realização.

AGRADECIMENTOS[pic 6]

Em primeiro lugar a Deus, nosso grande condutor, por toda sabedoria, força e conforto oferecidos através da Sua palavra, por estar sempre nos guiando pelos caminhos certos e nas decisões do nosso dia a dia e em nossa vida acadêmica;

Aos nossos pais e familiares mais próximos, por todo o esforço em nosso favor;

Aos nossos verdadeiros amigos, por toda a ajuda nos momentos de aflição e agonia, principalmente aqueles de entrega de trabalhos;

A Professora Dra. Sandra Sorage, por sempre estar nos apoiando.

[pic 7]

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimentos segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestigio e suas tradições.”

Florence Nightingale

[pic 8]

SUMÁRIO

RESUMO

08

1

Introdução

08

1.1

Diário de Campo

09

1.2

Interdisciplinaridade

10

2

Método do Arco da Problematização

11

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

15

4

REFERÊNCIAS

16

RESUMO

Ambiência na saúde refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Este trabalho tem por finalidade analisar a ambiência na Unidade de Saúde da Família Bessa, localizada no bairro do Bessa, na cidade de João Pessoa/PB, destacando suas problemáticas e propondo soluções para a realidade. O estudo foi elaborado a partir de pesquisas realizadas em artigos, do desenvolvimento do arco de Maguerez, partindo de uma observação das necessidades reais para uma discussão e chegando a criação da solução do problema naquela realidade encontrada, e através das orientações passadas na própria USF pela apoiadora responsável pelo local. Com isso, pode-se observar a importância de um projeto bem elaborado da Unidade, pois os resultados irão interferir positiva ou negativamente não somente pelo local de atendimento, mas também no modo como os usuários serão atendidos pelos profissionais da saúde como também na vida social deste indivíduo.

  1. INTRODUÇÃO

A ambiência é um conceito que se refere não só ao espaço físico, mas também ao social, formado pelas relações interpessoais e profissionais com o intuito de proporcionar assistência acolhedora, resolutiva e humana. Possui três eixos que não devem ser analisados de forma isolada: a confortabilidade a subjetividade e o processo de trabalho.

O primeiro eixo refere-se a confortabilidade, que valoriza elementos do ambiente que interagem com as pessoas como a morfologia (forma, dimensões e volumes), a luz, o cheiro, o som, a percepção do espaço e as cores, atuando como modificadores e qualificadores do espaço. Além disso, estimulam percepção ambiental e, quando utilizados com equilíbrio e harmonia, criam ambiências acolhedoras e propícias às contribuições significativas no processo de produção de saúde. Tudo isso favorece a privacidade e a individualidade dos usuários do serviço e trabalhadores que utilizam o espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (508.4 Kb)   docx (573.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com