TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto saúde do adulto e do idoso

Por:   •  8/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Graduação em Enfermagem

Claudete Soares da Costa

R.A: 1171103

Projeto: Estudo de Caso Clínico: Hipertensão Arterial

Atividade referente à disciplina de Semiologia e Saúde do Adulto e do Idoso, sob orientação da professora: Glaucia Costa Degan.

Boa Vista/RR

2016

OBJETIVOS

Refletir sobre a atuação do enfermeiro, nos programas de atenção a saúde básica priorizando o planejamento da assistência em enfermagem aos portadores de hipertensão arterial.                                        

INTRODUÇÃO:

Na década de 1980, houve uma reorganização da assistência à saúde, até então voltada apenas para o pronto-atendimento e a demanda espontânea. A priorização de alguns agravos específicos (hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase), pautada no perfil epidemiológico da população, veio articular, ações de caráter individual e coletivo.

    Desse modo, a criação de programas de atenção à saúde colocou em pauta a atuação da assistência em enfermagem na atenção básica de saúde, onde enfermeiro deve levar em consideração os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais relevantes para o processo de transição e consolidação do novo modelo da assistência à saúde, a partir de uma programação e planejamento.

O planejamento envolve o desenvolvimento de estratégias criadas para reforçar reações saudáveis do cliente ou para prevenir, minimizar ou corrigir reações não saudáveis ao cliente, identificadas no diagnostico de enfermagem. (YEAR, TAPTICH & BERNOCCHI-LOSEY, 1993).

Horta (1979) complementa que o plano de cuidados “é a determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido”. O plano de cuidados é a resultante da análise do diagnóstico de enfermagem, examinando-se os problemas de enfermagem, as necessidades humanas básicas afetadas e o grau de dependência do indivíduo, da família e da comunidade. 

Para Figueiredo (2002), o plano de cuidado de enfermagem é um plano de ação elaborado para ajudar a prestar cuidados de qualidade para o paciente.

Dessa forma, os componentes do planejamento de enfermagem consistem em quatro estágios: Diagnostico de enfermagem com o estabelecimento de prioridades, Desenvolvimento de resultados, Estabelecimento de intervenções de enfermagem e Documentação do plano, uma vez que o plano de cuidados torna-se uma parte permanente do prontuário do paciente e é utilizado por todos os membros da equipe.

Portanto, a enfermagem, na construção do seu saber, no que se relaciona com a saúde pública, tem por objeto de trabalho a sociedade e, por via de consequência, a família, cujos processos de simbolização, valores e condutas tem seu significado em relação às proposições de assistência a saúde.

METODOLOGIA

Estudo de Caso baseado em vivencias teórico-práticas.

Instrumento de Coletas: Prontuário do Paciente.

Cenário: Posto Médico de Saúde do Bairro São Bento – Boa Vista/ RR

Sujeito: Jose da Silva.

CONCEITO

          A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença de natureza multifatorial, crônica, não transmissível e surgiu a partir de complexos e aspectos etiológicos, caracterizada pela elevação da pressão sanguínea. Se não controlada, pode causar problemas cardíacos, cerebrais e renais. Em 90% dos casos sua origem é desconhecida. Sabe-se, no entanto, que há uma forte relação familiar. Também é considerado um problema de saúde pública devido a suas taxas de morbidade e mortalidade, impacto na qualidade de vida das pessoas, altos custos hospitalares com internações devido às complicações com a doença etc.

         

FATORES QUE INFLUENCIAM O APARECIMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

  - Consumo de sal de forma excessiva;

  - Consumo de álcool que além de aumentar a pressão arterial, também dificulta seu tratamento;

  - Consumo de fumo, o que aumenta o risco das doenças cardiovasculares, principalmente em pessoas hipertensas;

  - Excesso de peso, o que prejudica da pressão arterial, além de fazer o coração trabalhar mais;

  - Vida com estresse;

  - Falta de atividades físicas, que também contribui para o aumento da pressão;

  - Ser portador de diabetes mellitus.

CLASSIFICAÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

Classificação

PAS (mmHg)

PAD (mmHg)

Ótima

< 12

< 80

Normal

< 130

< 80

Limítrofe

130-139

85-89

HA 1

140-159

90-99

HÁ 2

160-179

100-109

HÁ 3

> 80

> 110

HSI

> 140

< 90

HA: hipertensão arterial; HSI: hipertensão sistólica isolada.

É considerado com hipertensão arterial o individuo que apresente, em duas verificações em momentos diferentes, a pressão de 140 x 90 mmHg.

SINTOMAS, TRATAMENTO

Na maioria das vezes não há sintomas. Eles só aparecem somente quando a pressão já esta muito elevada, e incluem dores no peito, dor de cabeça, tonturas, visão embaçada e sangramento nasal.

O tratamento é realizado através de terapêutica medicamentosa e adoção de medidas higienodietéticas, atividades físicas regulares e planejamento alimentar.

ESTUDO DE CASO:

Considere a seguinte situação: você é a enfermeira de um serviço básico de saúde e um Cliente identificado por Jose da Silva, sexo masculino, de 55 anos, desempregado há (05) cinco meses, pai de (05) cinco crianças em idade escolar, divorciado, mora em casa de aluguel, apresenta dificuldade para respirar devido ao excesso de peso e apresenta uma lesão em perna esquerda. Todos os dias, pela manhã, o homem comparece à unidade de saúde para aferir a pressão arterial e os valores sempre se apresentam em 150/100 mmHg. A equipe técnica reportou a você sobre o caso e que o horário que ele vinha à unidade estava atrapalhando as consultas já agendadas para o dia. Além do mais, a equipe relatou que o usuário não comparecia às consultas agendadas e não seguia os tratamentos orientados pelo médico. A equipe sugeriu um horário específico para aferir a pressão arterial de todos os usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (392.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com