TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Piesc com Idosos

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  2.527 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE UNINGA

                    ERICA DE ARAUJO

                    EVILIN CAROLINE

                    GEOVANA DE JESUS

                   PROJETO PIESC

                   DINÂMICA DE GRUPO

                        MARINGA PR

         2015

Introdução

O Piesc é o projeto de integração ensino, serviço e comunidade onde todos os anos têm como a proposta trabalhar a necessidade de uma determinada comunidade referente a esclarecimentos, orientações e prevenção etc.

O nosso trabalho teve como proposta realizar uma intervenção com grupos de idosos, foi realizado na casa de emaús. O trabalho tem como objetivo levar para a pratica a teoria que estudamos em sala de aula sobre dinâmica de grupo para adquirirmos uma pequena experiência.


Planejamento

 O tema que escolhemos para realizar com os idosos foi à importância de permanecer ativo na terceira idade. Escolhemos esse tema, pois sabemos que muitos idosos por causa das varias transformações nesse período sentem-se que a vida acabou que agora é só esperar a morte, o que não é verdade, essa fase que o individuo tem que aproveitar a vida e saber que agora ele tem uma bagagem de experiência e mais do que nunca tem um saber que os mais novos não têm e que permanecer ativo é importante para uma melhor velhice.

Nós escolhemos a musica é preciso saber viver pra por enquanto os idosos chegavam para o ambiente ficar mais gostoso.

Nossa técnica realizada foi abrindo as janelas onde cada idoso deveria escolher uma frase e termina-la, que estavam em uma folha, algumas frases eram:

Sinto-me maia feliz quando...

Acredito...

Meu ponto forte é...

No grupo eu me sinto...

Meu coração transborda de alegria quando...

A coisa mais importante pra mim é...

Aqueles que realmente me conhecem sabem que eu...

No final da intervenção colocamos um vídeo de dois idosos dançando mostrando que na terceira idade o individuo é capaz de se superar tendo uma boa qualidade de vida.

O tempo de intervenção foi das 14h10min as 16h00min.


Relato

No inicio da intervenção ficamos bem ansiosas e nervosas, depois conversamos com a coordenadora e ficamos um pouco mais tranquilas, a maior dificuldade foi se expressar, falar com calma e tranquilidade, no começo da conversa nós falamos um pouco com pressa e parecia que não ia ter mais assunto, mas os idosos falam bastante então cada conversa saia algo que usamos para seguir adiante, a coordenadora nos ajudou e uma colega do quarto ano que foi para auxiliar ela foi muito importante e aos poucos ficamos a vontade.

Nós jogamos perguntas para eles como, por exemplo, se todos faziam exercícios e o que gostavam de fazer.

Outra foi se além da atividade física se tinham a preocupação de cuidar da saúde e da memória.

E como se sentiam participando do grupo.

E a importância de continuar praticando o que gostam de fazer seja uma dança uma caminhada, ler, escrever, viajar etc.

Nós sentimos que nosso objetivo foi alcançado e que os idosos que realizamos a intervenção eram idosos que tinham uma vida mais instável e que já tinham a noção de como também é importante essa fase, que não é diferente de outras fases então eles aproveitam bastante, porém diferente de muitos idosos que são abandonados, isolados que não tem a oportunidade de sentir-se acolhido por um grupo, esses idosos são muito privilegiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (271.5 Kb)   docx (187.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com