TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o Retorno Obrigatório dos Programas de Bem-Estar de Funcionários

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO[pic 1]

  Fichamento de Estudo de Caso

Jennifer Santos do Nascimento

Trabalho da disciplina Promoção de Saúde no trabalho,

Aracaju – SE

2018

Estudo de Caso :

Promoção de saúde no trabalho

Estudo de Caso

REFERÊNCIA:BERRY. LEONARD. L; MIRABITO. ANN. M.; BAUN. WILLIAN. B. Qual é o retorno obrigatório dos programas de bem-estar de funcionários¿ Cambridge. HARVRD BRUSSINES REVIEW, 2010.

O texto começa falando sobre a diminuição do número de funcionários com patologias dentro de uma empresa. Esse triunfo deve-se aos programas de saúde relacionados ao bem-estar de funcionários. Além de vantagens para os colaboradores – a manutenção da saúde – os programas tonam-se vantajosos também para a chefia da empresa. “ (...) estima que o programa de bem-estar tem economizado cumulativamente para empresa (...)” (pg.1).

Os autores afirmam que te funcionário com saúde diminuem os gastos das companhias. Assim, com ou sem ajuda do governo, incentivas um programa para manutenção ou promoção da saúde é vantajoso. O artigo traz resultados de alguns estudos o programa geral uma visão de satisfação ao colaborador, diminuído também a rotatividade do quadro de funcionários. Após comprovar a importância de programas de bem-estar, foi realizada uma pesquisa ao qual identificou seis pilares basais para um programa como esse.

Os pilares apresentados são: Liderança Multinível; Alinhamento; Escopo, relevância e qualidade; Acessibilidade; Parcerias; Comunicações. No artigo, esses pilares são descritos possibilitando ao leito um entendimento sobre cada. Para chegar a conclusões a pesquisa foi realizada com 10 empresas, as quais o programa tive sucesso. A pesquisa englobou a parte de chefia da empresa, assim como de funcionários. Ao conversar com gestão notou-se múltipla formas de estratégias que tornava o programa bem-estar prazeroso e não uma obrigação. E fizeram do programa uma rotina- adaptações foram feitas para o funcionário ter bem-estar na empresa-, não um programa de uma hora ates vezes na semana. Isso gerou um maior número de aceitação (do programa) entre os funcionários, pois confiavam que a empresa se preocupava com sua saúde, não penas com números.

Para o funcionário estabelecer a saúde, promove-la, e não perde a mesma já é vantajoso. Pois o texto traz pesquisas que apontam, funcionários de risco elevado, tronando-se de risco leve com programas de prevenção. Além disso, os mesmos conseguem obter um ambiente de trabalho prazeroso preservado sua saúde mental, dando-lhes mais energia em enfrentar rotina trabalhista. A nova cultura promove satisfação ao funcionário, tirando o peso das horas de trabalho assim como mantendo seu bem maior: a saúde.

Para empresas que conseguem instalar o programa com eficiência, baseando nos seis pilares, frutos são gerados. Os frutos para empresa estão ligados ao custo que um funcionário doente gera; um funcionário doente gera custos médicos, custos de falta de produtividade. Além disso geral confiança entre empregador e empregado, gerando um laço e orgulho para “vestir a camisa da empresa”. Agora para tudo isso, os gestores precisam entender que um programa como esse requer paciência ao ser implementado. Precisa-se geral uma nova cultura ao destruir a passada.

Gerar saúde aos trabalhadores traz uma consequência econômica para chefia.    

       

Local: Biblioteca virtual da matéria Promoção de Saúde no Trabalho ,Universidade Estásio de Sá.

               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com