TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

Por:   •  17/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

FACULDADE IESM

CURSO DE ENFERMAGEM

CAMILA DOS SANTOS CUNHA

FRANCISCA CECÍLIA FERREIRA DA SILVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

TIMON – MA

2018

CAMILA DOS SANTOS CUNHA

FRANCISCA CECÍLIA FERREIRA DA SILVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

[pic 3]

TIMON – MA

2018

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL

Camila dos Santos Cunha1; Francisca Cecília Ferreira da Silva2; Ralyne Ribeiro3

  1. Acadêmica de Enfermagem, IESM. Brasil. E-mail: camilacunha176@gmail.com
  2. Acadêmica de Enfermagem, IESM. Brasil. E-mail: ceciliasilva.cecy@gmail.com
  3. Professor, IESM. Brasil. E-mail: ralynne33@gmail.com

Resumo: O estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem, a cerca da atuação do enfermeiro na assistência ao Pré-Natal na em uma UBS, no bairro Cidade Nova, Timon-MA.  Método: Trata-se de um relato de experiência com embasamento científico teórico/Prático, relacionado às práticas realizadas pelas acadêmicas de Enfermagem na assistência pré-natal, no Estágio Curricular Supervisionado I, em Unidade Básica de Saúde. Para a coleta de dados foram feitas anotações e análise das atividades realizadas, e das facilidades e dificuldades encontradas, e o conhecimento prévio das gestantes quanto ao cuidado pré-natal.

 

Descritores: Atenção Básica, Gestante, Cuidado Pré-natal

Abstract: The purpose of this study was to report the experience of nursing students about the role of nurses in prenatal care at a UBS in the Cidade Nova neighborhood of Timon-MA. Method: This is an experience report with a theoretical / practical scientific background, related to the practices performed by the Nursing students in prenatal care, in the Supervised Curricular Internship I, in the Basic Health Unit. notes and analysis of the activities performed, and the facilities and difficulties encountered, and the prior knowledge of pregnant women regarding prenatal care.

Descriptores: Basic Attention, Pregnant Woman, Prenatal Care.

1 INTRODUÇÃO

O Campo de Estágio foi uma UBS, do bairro da cidade de Timon-MA. As atividades foram supervisionadas. O estágio ocorreu no período de Setembro á Dezembro de 2018, de terça a sexta-feira no horário das 13:30 às18hs.

A Atenção Básica à Saúde (ABS) é uma estratégia de organização da atenção à saúde, que tem como finalidade atender as necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, assim como atenção a comunidade (FELCHILCHER et al., 2015).

Para o Sistema Único de Saúde (SUS), a ABS, é o nível de atenção a saúde mais importante e deve ser sempre prioritária, pois possibilita uma melhor organização e funcionamento dos serviços de média e alta complexidade. Uma UBS estando bem estruturada, ela reduzirá as filas nos prontos-socorros e hospitais, o consumo abusivo de medicamentos e o uso indiscriminado de equipamentos de alta tecnologia (FELCHILCHER et al., 2015).

O Ministério da Saúde criou em 1996, o Programa de Saúde da Família (PSF), hoje chamado Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo como objetivo principal organizar uma nova prática de atenção à saúde, seguindo o modelo biopsicossocial recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que fosse capaz de promover uma melhora da qualidade de vida do povo brasileiro, (PERREAULT et al.,  2016).

A ESF atua como um caminho para reorientação do modelo assistencial, e adequada formada por meio da implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A enfermagem na ESF, em como função colaborar para a reorientação do modelo assistencial, atuando como educador em saúde, e realizando boas práticas em saúde (BARDAQUIM et al., 2017).

A OMS respalda a construção de postos de saúde dentro das comunidades e a contratação da equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. A falta de outros profissionais de saúde integrando a equipe representa um grande problema, especialmente no que envolve a recuperação nas doenças crônicas e degenerativas (PERREAULT et al., 2016).

O enfermeiro da ESF é responsável pela a assistência ao paciente, como também na gerência da instituição, na supervisão, no treinamento da equipe e também na designação dos funcionários (BARDAQUIM et al., 2017).

Compete ao enfermeiro da ESF, prestar toda a assistência necessária a atenção à saúde dos pacientes e famílias cadastradas; a consulta de enfermagem, os procedimentos, as atividades em grupo, a solicitação de exames complementares, a prescrição de medicações e o encaminhamento quando necessário, dos usuários aos outros serviços; a realização de atividades programas e de atenção à demanda espontânea; o planejamento, o gerenciamento e a avaliação das ações desenvolvidas pelos ACS; a contribuição, participação e realização de diversas atividades de educação permanente dos membros da equipe; a participação do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS (BARDAQUIM et al., 2017). Tendo em vista que um dos programas de maior relevância na UBS, foi assistência pré-natal, iremos enfatizar neste relato de experiência a vivência das acadêmicas na assistência às gestantes.

A gestação é um processo fisiológico para a reprodução humana, sendo uma experiência importante para a mulher, no entanto é um momento de diversas transformações psicológicas, físicas, fisiológicas, socioculturais e econômicas que necessita de cuidados adequados para a proteção, promoção da saúde e da qualidade de vida da gestante (ARAÚJO et al., 2017). Nesse sentido o pré-natal é de fundamental importância, pois tem como objetivo o monitoramento e acompanhamento da gestação para identificação e intervenção de riscos a saúde materna e fetal (ARAÚJO et al., 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (436.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com