TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  2/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE QUIXERAMOBIM – UNIQ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

VIVIAN CUNHA BEZERRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO

 

 

 

 

 

 

 

QUIXERAMOBIM – CE

2021

 

 

 

 

VIVIAN CUNHA BEZERRA

 

 

 

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO

 

 

 

 

Relatório apresentado à disciplina Estagio supervisionado do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Quixeramobim – UNIQ, como requisito parcial para a conclusão da disciplina.

 

Professora: Eduarda Santos e Silva  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUIXERAMOBIM – CE

2021

  1. INTRODUÇÃO

 

A formação do profissional enfermeiro não pode se dá apenas pela teoria, é preciso que o discente conheça seu espaço de atuação e é o estágio supervisionado que se encontra a oportunidade de o aluno expandir conhecimentos, associando a teoria à prática.  A graduação em Enfermagem estabelece em seu plano de curso disciplinas gerais das áreas biológicas e humanas, e específicas da área da saúde, além de ser obrigatória a inclusão na grade curricular do Estágio Supervisionado, nos dois últimos semestres do curso (Resolução CNE/CES nº3 de 7 de novembro de 2001).

A Atenção Básica   um importante contato dos usuários com o sistema de saúde, respeitando os princípios da universalidade, acessibilidade, vínculo, integralidade, responsabilização, humanização, equidade e da participação social. A Atenção Básica é principal porta de entrada para o SUS, ela tem por objetivo a promoção e proteção da saúde no âmbito individual e coletivo (BRASIL, 2011).

Neste presente trabalho consta-se um relatório das vivências durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II, de serviços da rede básica de saúde, do curso de enfermagem   da   Faculdade de Quixeramobim – UNIQ, realizado na Unidade Básica de Saúde Rosália Mota Almeida, situada no bairro Salviano Carlos na cidade de Quixeramobim, no intervalo de 19 de julho à 28 de setembro de 2021, com carga horária total de 150 horas. Que teve como objetivo reconhecer a atuação do profissional de Enfermagem na atenção primária. Este teve a supervisão de campo da professora, coordenadora acadêmica e enfermeira, Eduarda Santos e Silva.  A Unidade funciona de segunda-feira a quinta-feira de 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h; e sexta-feira das 07:00h às 13:00h. Este relatório aborda a caracterização do campo de estágio, atividades realizadas pela acadêmica e suas percepções.  

A instituição abrange as ADS 16 e 27, sendo a mesma dividida em 02 (duas) salas de atendimento de enfermagem, 02 (duas) salas para atendimento médico, 01 (uma) sala de atendimento odontológica, 01 (uma) sala de triagem, 01 (uma) sala de palestras e reuniões, copa, recepção, 01 (uma) sala de procedimentos, 01 (uma) sala de farmácia, 01 (uma) sala de imunização (01) sala de nebulização, sanitários para os pacientes, 01 (uma) pequena sala para esterilização dos equipamentos com 01 (uma) autoclave.  

Na determinada unidade foi possível realizar atividades que competem ao cargo dos enfermeiros, desde a solicitação de material básico, como também consulta de enfermagem, realização da coleta do teste do pezinho, exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), orientação aos pacientes e à comunidade na tentativa de sensibilizar a mesma uma vez que é nosso principal foco, além de encaminhamento interno e externo, prescrição de medicamentos que são de competência da classe e orientação de como utilizá-los. Especificamente na Enfermagem, a prática do Estágio Supervisionado deve vislumbrar a formação técnico-científica do aluno, formando nele uma visão crítica dos modelos de assistência à saúde, da comunidade em que está inserido e das atividades práticas comumente desenvolvidas (SILVA; SILVA; RAVALIA, 2009).

 

O estágio curricular é compreendido como um processo de experiência prática, que aproxima o acadêmico da realidade de sua área de formação e o ajuda a compreender diversas teorias que conduzem ao exercício da sua profissão. É um elemento curricular essencial para o desenvolvimento dos alunos de graduação, sendo também, um lugar de aproximação verdadeira entre a universidade e a sociedade, permitindo uma integração à realidade social e assim também no processo de desenvolvimento do meio como um todo, além de ter a possibilidade de verificar na prática toda a teoria adquirida nos bancos escolares. Assim, os estágios são importantes porque objetiva a efetivação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades através da supervisão de professores atuantes, sendo a relação direta da teoria com a prática cotidiana (FÁVERO, 1992).

 

 

 

 

  1. DESCRIÇÃO E A ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 

 Segue a programação semanal para realização das Consultas e Atendimentos em Enfermagem, havendo exceções em alguns casos:

 

Segunda- feira

Terçafeira

Quartafeira

Quinta-feira

Sexta-feira

M – PRÉ-NATAL

T – PRÉ-NATAL

M – HAS/DM

T – RODA DE

NÚCLEO  

M - PRÉ NATAL

T - PRÉ-NATAL

M – PUERICULTURA

T – PCCU

        M/T         –         VISITA

DOMICILIAR/DEMANDA

LIVRE  

 

Durante a primeira semana de 19 a 23 de Julho foi realizada a apresentação da estrutura física da UBS Rosália Mota Almeida e dos profissionais da Unidade que ali trabalham e foi observado as atividades realizadas no serviço, funcionando como um rodizio, de tal forma que na segunda-feira observei a sala de imunização; na terçafeira observei no consultório de enfermagem; na quarta-feira observei na triagem, na quinta-feira observei na farmácia e na sexta-feira observei novamente no consultório de enfermagem. Dessa forma, sendo possível absorver toda a rotina e o fluxo da Unidade, e compreender melhor a relação entre equipe, usuário e serviço. A compreensão e reconhecimento dessas atividades são essenciais para o enfermeiro, visto que o mesmo gerencia e supervisiona toda a equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com