TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva I - A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Juliana Bernadina da Silva

RGM: 19670991

Atividade Reflexiva 1: A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado

O estágio tem a capacidade de proporcionar ao futuro educador, a prática de tudo o que foi visto na teoria durante o curso. Além de todas as expectativas e curiosidades, há também o medo de não conseguir reproduzir todo o aprendizado que foi adquirido ao longo dos estudos. A verdade é que a prática traz uma expansão dos conhecimentos e ao mesmo tempo um novo aprendizado, visto que cada situação é única e exige que olhemos de formas diferentes.

Inicialmente percebemos a estrutura da escola: quantas salas existem, os recursos que estão disponíveis para que seja desenvolvido um trabalho com resultados eficientes. Depois, observamos a rotina da escola: os horários, os professores, auxiliares e até mesmo o diretor(a). Para que assim se possa identificar a proposta da escola, e tornar possível a interação para colaborar com eficácia. Posteriormente vem a prática propriamente dita, ambientes como berçário por exemplo há necessidade de supervisão constante, pois eles ainda são muito pequenos e dependentes. Temos que sempre ficar atentos a qualquer travessura inocente que podem ferir o amiguinho.

Podemos ainda, destacar a importância do cuidado do bem-estar da criança: alimentar, dar banho, trocar e transformar o ambiente em lugar acolhedor, onde a mesma se sinta segura. Se faz necessário que tudo a nossa volta se torne algo a ser utilizado como instrumento de ensino, inclusive a vida que tivemos e temos enquanto alunos. Perceber o que foi e o que não foi bom para o nosso crescimento e aplicar como ferramenta de elaboração fazendo assim com que o aluno encontre seu caminho para o aprendizado.

Por fim, devemos ressaltar a importância de feedback constante para podermos entender onde podemos melhorar. Estamos apenas no começo da jornada e temos muito a aprender ainda, seja com situações cotidianas, conteúdos e até mesmo os profissionais que já tem uma longa trajetória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com