TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  4/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.193 Palavras (25 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA em matemática

 

  1. COORDENADORIA GERAL DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

MEIRE BRITO FERREIRA GOMES

[pic 3]

Recife

2019

meire brito ferreira gomes

relatório FINAL DE ATIVIDADES de estágio CURRICULAR SUPERVISIONADO ii

Relatório Final de Atividades de Estágio Supervisionado apresentado a Universidade Pitágoras - UNOPAR, como exigência para conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática sob supervisão e orientação dos Professores  Supervisores Acadêmicos: Daiany Cristiny Ramos, em conjunto com os supervisores de campo em matemática professora Saline Laranjeira Lins e Ismael de Souza Maciel.

Recife

2019


- Sumário

  1. SUMÁRIO

COORDENADORIA GERAL DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS        0

SUMÁRIO        2

1 INTRODUÇÃO        3

2. ESTUDO DE ARTIGO        4

2.1 Aspectos Pedagógicos        5

2.2 Campo de estágio        6

2.3 Análise pedagógica        7

3        ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO MÉDIO        8

4        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO        9

5        ESTUDO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        10

6        OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA        11

7        ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA        13

8        APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO SUPERVISOR DE CAMPO        19

9        REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA)        20

10   REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO        21

11   ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES        21

12   CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

13   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

14   ANEXOS        24


1 INTRODUÇÃO

        O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade à distância, da Universidade Pitágoras-UNOPAR para cumprimento do Estágio Curricular Obrigatório II no ensino médio, ministradas pela professora Saline Laranjeiras Lins. O estágio foi realizado na Escola Professor Leal de Barros na rua Antônio Borges Uchôa s/n no Bairro do Engenho do Meio em Recife PE, no período de 12 de agosto a nas turmas do primeiro, segundo e terceiro ano.

        O estágio constitui-se no fortalecimento das práticas pedagógicas, como um instrumento de conhecimento integrando a teoria com a prática, interagindo com o aluno no contexto profissional e social.

Os dados coletados durante o estágio vai seguir a seguinte estrutura: a apresentação, onde se encontra uma ordem explícita do deste relatório; corpo do relatório, contendo assuntos relacionados as informações da escola; estudo do tema em questão; análise das aulas junto à professora regente; projeto de ensino e os planos de aula; conclusão e anexos contendo as atividades realizadas.

Durante o estágio foram observados todos os comportamentos onde os alunos como instrumentos do planejamento de aula tiveram a experiência de ter uma professora estagiária pondo em prática o ensino da matemática, interpretando os conteúdos do tema assim combinado com a supervisora de campo Saline Laranjeiras.

A formação do corpo docente irá formar no futuro uma prática do saber, tendo em vista um olhar para a realidade onde o aluno será capaz de agir para solucionar seus próprios problemas. As experiências vividas proporcionados pela natureza do estágio em sala de aula irá fortalecer a construção do conhecimento na prática docente, colocando os conhecimentos em situação prática e as técnicas necessárias para uma melhor qualidade ao ensino.

        


2. ESTUDO DE ARTIGO

        Minha primeira experiência começa no ensino fundamental I pois já fui aluna da escola e após muitos anos resolvi estudar o ensino Médio pois só havia cursado o magistério. A partir de então comecei a dar aulas de matemática onde professores tem me assistido com atenção quanto ao meu desempenho durante o período em que fui aluna da mesma, reforçando os conteúdos aos alunos das classes por onde passei sendo eles do segundo e terceiro ano do ensino médio, logo fiquei conhecendo de perto professores e diretores que haviam trabalhado e que trabalham na escola.

        Tornando uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática resolvi fazer o estágio na mesma escola de onde todos me conheciam. O local do estágio supervisionado é a Escola Professor Leal de Barros está localizada na Rua Antônio Borges Uchôa s/n no Bairro do Engenho do Meio Recife – PE CEP 50730-230.

        A Escola Professor Leal de Barros é da rede pública de ensino mantida pelo governo estadual há mais de 50 anos, denominada Escola Professor Leal de Barros. Funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, oferecendo a comunidade o ensino fundamental I e II, o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, tem 853 (oitocentos e cinquenta e três alunos), divididos assim: No Ensino fundamental I 20 alunos, ensino fundamental II 242 alunos, e Ensino Médio 591 alunos. A escola está localizada em uma região com infraestrutura, próximo de escolas, comércios, ruas pavimentadas, saneamento básico e acesso rápido ao centro da cidade e atende a diversos bairros da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (754.4 Kb)   docx (581.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com