TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  27/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DANIEL DE LA TOUCHE

Curso: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Campus: PARNARAMA - MA

Disciplina: CLINICA MÉDICA

Professora: LAYARA MOURA

ANTONIO JOSÉ VIEIRA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Parnarama / MA

2019

ANTONIO JOSÉ VIEIRA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Estagio Supervisionado, realizada no Hospital São Domingos. Relatório de Estágio Supervisionado II apresentado ao curso Técnico em Enfermagem, Instituto Daniel de La Touche. Sob Orientação da professora Layara Moura.

Parnarama / MA

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 METODOLOGIA        4

3 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3.1 Área de atuação e caracterização do campo de estágio        5

3.2 Estrutura do campo        5

3.3 Importância do campo para a comunidade        5

4 PROCEDIMENTOS        6

4.1 Estágio        6

4.2 Conhecimento e adaptação do campo de estágio        6

4.3 Atividades desenvolvidas no campo de estágio        7

5 CONCLUSÃO        7

APÊNDICE        9

        

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório busca relatar a forma em que se desenvolveu o Estágio Supervisionado II, referente à disciplina Clinica Médica, no Hospital São Domingos.

É sempre importante ressaltar a relevância do Estágio Supervisionado dentro da formação acadêmica do futuro profissional, pois é a oportunidade em que o mesmo tem de complementar a teoria aprendida em sala de aula.

Considerando o pensar da Organização Mundial de Saúde (OMS), a mesma diz que a saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não uma mera ausência de moléstia ou enfermidade. Desta forma, torna-se visível as grandes transformações ocorridas na área da enfermagem mostrando assim sua importância e destaque dentro do processo saúde-doença, objetivando a progressão do paciente na busca do seu melhoramento.

Estruturalmente o Hospital, deve seguir normas padronizadas que são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tendo que possuir, por exemplo: Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Sala de pré-parto, entre outros pontos de suma importância no atendimento de pacientes.

Portanto, o presente trabalho passa a tornar-se indispensável na formação acadêmica e até mesmo na rotina dos profissionais de saúde, pois através deste os mesmos poderão aprimorar os seus conhecimentos, utilizando-os como fonte de pesquisa e avaliação.

2 METODOLOGIA

A metodologia utilizada é um relato de experiência de acordo com as atividades teórico-práticas que foram desenvolvidas no decorrer da realização do Estágio Supervisionado do curso Técnico de Enfermagem, do Instituto Daniel de La Toucher.

            O local em que ocorrer a experiência foi o Hospital São Domingos – HSD, que encontra-se localizada na Avenida Vitorino Freire, bairro Agrovema na cidade de Parnarama – MA. Essa unidade faz o atendimento de todos os bairros e povoados região da cidade, atendendo também pacientes até de cidades vizinhas.

3 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

3.1 Área de atuação e caracterização do campo de estágio

O Hospital São Domingos – HSD, localizado na Avenida Vitorino Freire, S/N, na cidade de Parnarama-MA, é um hospital de médio porte, que presta assistência de forma gratuita em atendimentos a pacientes que venham ter ou não risco de vida, podendo ter ou não internação.

O hospital possui 24 dependências em funcionamento ativo (e algumas outras inativas), distribuídos em algumas especialidades clinica médica, como: leitos para internação de pacientes, sala de pré-parto, Centro Cirúrgico, entre outros. Seu prédio possui andar único, encontra-se em uma boa localização que facilita a acessibilidade da comunidade em geral.

3.2 Estrutura do campo

O Hospital São Domingos – HSD, possui em seu prédio os seguintes setores:

  • 01 Recepção;
  • 02 salas de Atendimento ao publico;
  • 10 Enfermarias em atividade;
  • 01 Farmácia;
  • 04 Sala de repouso;
  • 01 Sala de Vacinação;
  • 01 espulgo;
  • 01 Centro de Esterilização;
  • 01 Centro Cirúrgico (não estando em funcionamento);
  • 01 Sala de Medicação;
  • 01 Sala de Procedimentos;
  • Entrou outras salas em desuso no momento.

3.3 Importância do campo para a comunidade

O Hospital São Domingos – HSD, ao refere-se a sua importância junto a comunidade, o mesmo é de grande valia, tendo em vista que o mesmo busca realizar os atendimento atendendo a necessidade do paciente, onde se o mesmo necessitar de atendimento mais especifica é transferido imediatamente para um Hospital de maior porte que seja mais próximo a cidade, na grande maioria das vezes para a cidade de Timon – MA ou Teresina – PI, e desta forma estará sanando dificuldades buscando meios para solucioná-las e também reduzi-las.

O Hospital, possui na sua composição profissionais com capacidade, em plenas condições de realizar intervenções pacientes, para poder prevenir e recuperar, ou seja, reabilitando este pacientes. O hospital tem o intuito de sempre realizar seus trabalhos de forma séria, para poder servir da melhor maneira possível toda a população que necessita.

4 PROCEDIMENTOS

4.1 Estágio

O Estágio Supervisionado, na área de enfermagem em clinica médica, teve-se como Supervisora a Professora/Enfermeira Layara Moura, que nos auxiliou, nos distribuindo de forma em que todos os alunos pudessem ter a oportunidade de estar realizando os procedimentos. O mesmo teve seu inicio no dia 01/02/2019, e termino no dia 28/02/2019, concluindo assim a carga horária exigida pelo curso e pela disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (233.8 Kb)   docx (149.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com