TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIOCURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.851 Palavras (16 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 16

COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER

GEILDA APARECIDA SILVA FERREIRA SOUZA

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

RELATÓRIO DE ESTÁGIOCURRICULAR SUPERVISIONADO

IPATINGA, 28 DE JANEIRO DE 2016

COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER

GEILDA APARECIDA SILVA FERREIRA SOUZA

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

RELATÓRIO DE ESTÁGIOCURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório apresentado à supervisora Camila Naiara Monteiro Comini com o objetivo de concluir o estágio no Curso Técnico em Enfermagem.

IPATINGA, 28 DE JANEIRO DE 2016

DEDICATÓRIA

À minha mãe Maria Odete, personagem principal de minha existência, pelo amor, pelo zelo, pelo carinho, sensibilidade, correções e acalento dispensados a mim no decorrer de minha vida...

Mulher virtuosa, garbosa, maravilhosa...Seis filhos, seis vida foram em suas mãos deixadas... devido ao fato do meu pai ter sofrido homicídio quando eu tinha ainda 03 anos de idade.

Ela é a minha fonte de inspiração, pois com muita garra batalhou arduamente na varrição de rua pela PMCF (Prefeitura Municipal de Coronel fabriciano), também por anos trabalhou como lavradora na mata da CAF (Consultoria Agro Florestal), além de ter trabalhado em casa de família, como cozinheira em restaurante, no lixão, e quando não tinha trabalho tinha de pedir esmolas para que não nos faltasse alimento.

E tudo isto por seus seis filhos, cujos ela criava sozinha desfrutando de recursos mínimos. Ela é uma mulher excepcional, conseguiu fazer curso de enfermagem prática, pois entre as suas grandes virtudes está o amar e cuidar das pessoas.

Com a graça de Deus, após muitos anos de dedicação e já atuante na área da saúde ela conseguiu mais um grande marco em sua vida, que foi terminar o 2º grau(se formou junto a mim em 1999) e logo em seguida foi agraciada pela PMCF ganhando uma bolsa de estudos e se tornou uma Técnica em Enfermagem.A ela que muitas vezes abriu mão de seus sonhos para que eu pudesse realizar os meus...

Também dedico essa conquista com gratidão ao meu esposo Leonardo, minhas filhas Anna Beatriz e Jasminne Victória e também aos meus sogros Maria de Lourdes e Arnaldo. Cada um ao seu modo muito colaborou para que eu chegasse até aqui.“Só Deus sabe”...

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela graça da vida, da sabedoria e por tudo o que me foi concedido no decorrer dessa etapa.

 A minha supervisora Camila Naiara Monteiro Comini, pelas palavras de incentivo, compreensão, dedicação, determinação, paciência e fé.

Agradeço à direção e equipe de saúde do Hospital Márcio Cunha pela receptividade e colaboração, bem como aos clientes pela confiança e oportunidade.

RESUMO

Através deste relatório faz-se possível entender como funciona a atividade laboral do técnico de enfermagem. Ele é o agente executor das prescrições médicas e de enfermagem além de ser responsável  pela garantia de uma assistência individualizada ao paciente.
Em Ações Assistenciais o Técnico de Enfermagem  deve
Realizar higiene do paciente (enfermaria); Fiscalizar a higiene do paciente pré-hemodiálise;  Instalação do paciente nas máquinas de diálise; Monitorização da terapia. 
Atuar nas intercorrências que possam surgir durante a terapia; Administrar medicamentos prescritos;  atuar sistêmica de maneira integral ao paciente.

auxiliar na elaboração de escala de tarefas; auxiliar no controle e no uso racional de roupas, materiais utilizados pela enfermagem e pela equipe multiprofissional de cuidado ao paciente renal; auxiliar na conservação e no controle do patrimônio da unidade.
Seguir as normas de biossegurança; Executar ações de assistência de enfermagem ao paciente, com exceção àquelas privativas do enfermeiro.

É importante também que estes profissionais tenham sensibilidade para entender o estado emocional dos pacientes e sejam agentes de mudança na unidade, oferecendo conforto e atenção ao paciente que, por vezes, mostram-se cansados da rotina que o cotidiano crônico de saúde exige.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        7

2        OBJETIVOS        9

2.1        Objetivo Geral        9

2.2        Objetivos Específicos        9

3        HISTÓRICO DA EMPRESA        10

4        DESENVOLVIMENTO        11

5        CONCLUSÃO        18

BIBLIOGRAFIA        20

FOLHA DE ASSINATURAS        21


  1. INTRODUÇÃO

A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! (Florence Nightingale).

Henderson (1966) descreve a função da enfermagem como: "ajudar o indivíduo, saudável ou doente, na execução das atividades que contribuem para conservar a sua saúde ou a sua recuperação, de tal maneira, devendo desempenhar esta função no sentido de tornar o indivíduo o mais independente possível, ou seja, a alcançar a sua anterior independência". Segundo essa perspectiva, o técnico em enfermagem deve ajudar o paciente na satisfação das suas necessidades, apelando para o auto-cuidado e, em caso algum, substituir a pessoa nas atividades que ela possa realizar pessoalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com