TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: ”ÉTICA E GERÊNCIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM”

Por:   •  19/3/2020  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO:” ÉTICA E GERÊNCIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM”

DA SILVA MAZUR, Cíntia; LABRONICI, Liliana; WOLFF, Lillian Daisy Gonçalves. Ética e gerência no cuidado de enfermagem. Cogitare Enfermagem, v. 12, n. 3, 2007.

O presente artigo vem trazendo uma reflexão teórica a respeito da postura ética que o profissional enfermeiro deve adotar no gerenciamento da equipe de enfermagem,frente aos cuiodados de enfermagem prestados nas instituicoes de saude.visto que suas decioses ao ser tomadas devem ser pautadas na ética,diante dos valores socias,pessoais e culturais construidos ao longo da trajetoria de vida de cada individuo.

O processo de trabalho dos profissionais de enfermagem tem como finalidade a acao terapeutica de saude,que objetiva por meio de medidas que possibilita a preservacao da saude,a prevencao ou a cura de doencas.e a pratica da conduta ética revela o grau de conhecimento de cada profissional.

Frente as inoivacoes tecnologicas,capitalistas e cientifica surgiu a necessidade da adocao de um conjunto de novas demandas e necessidades sociais que passou a exigir novos mecanismos de producao em saude cada vez mais especializados e individualizados.nesse sentido o artigo ressalta a importancia da reavaliacao permanente de suas condutas,bem como atualização a cerca do conhecimento técnico-cientificos e de questoes politicas e socias emergentes que dacam por influenciar as praticas em saude.

Diante destas transformaçoes,a enfermagem por se tratar de uma profissão da area da saude,não fica estatica diante desse processo evolutivo,e por se tratar de uma ciencia humana,que envolve o cuidado de pessoas e de experiencias num campo fundamentado na pratica do cuidado, os profissionais lidam a todo tempo com questoes que envolvem situacoes pessoais,individuais de cada um.

O exercicio da enfermagem no brasil é tecnicamente dividido em tres categorias:enfermeiro,técnico e auxiliar de enfermagem e cada um exerce suas atividades de acordo as normas estabelecidas em lei,porem somente o enfermeiro compete o planejamento,organização e a coordenacao,execução e avaliação dos serviços de assistencia de enfermagem,sendo o principal responsavel pelo gerenciamento do cuidado.diante desses valores pessoais e da profissao ,a tomada de decisao do enfermeiro exige uma reflexao e avaliacao constante no desenvolvimento da sua pratica profissional,tanto gerencial bem como gerencial.

Em seu desenvolvimewnto o autor frisa a importância do enfermeiro exercer suas funções gerenciais fundamentadas de acordo a sua formação e competência,sempre pautada na conduta moral e ética,visto que o mesmo necessita deste mecanismo ao tom ar decisopes frente a múltiplos cenários em seu cotidiano,muitas vezes tendo que lidar com questões relacionadas a vida e morte.portanto a ética segundo os autores,deve ser compreendida como uma ciência que na qual o homem deve pautar-se para a tomada de decisões.

Outro aspecto importante encontrado no artigo refere-se ao fato de que o enfermeiro deve desempenhar suas atiuvidades gerenciais sempre respeitando a dignidade e os direitos das pessoas,não pautando suas decisões com respeito a valores como justiça,honestiudade,veracidade,sigilo e beneficência,mas também os valores da profissão,visto que a ética e o trabalho gerencial do enfermeiro são questões constantes e que envolvem dilemas e situações conflituosas,envolvendo diversos atores.

Visto que o processo de trabalho do enfermeiro gerente visa a organização imediata afim de prover condições para a realização do processo de cuidar individual e coletivo,o mesmo deve fazer o uso de instrumentos gerenciais como planejamento,dimensionamento de pessoal,recrutamento e seleção,educação continuada,liderança,supervisão e avaliação de desempenho,afim de que a sua equipe possa prestar cuidados com qualidade e eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com