TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do artigo "Bioética e nutrição em cuidados paliativos oncológicos em adultos."

Por:   •  18/8/2017  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  3.054 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA - AVALIAÇÃO 1 DE BIOÉTICA

BARBOSA, L. A., BENARROZ, M. O., FAILLACE, G. B. D. Bioética e nutrição em cuidados paliativos oncológicos em adultos. Rio de Janeiro: Caderno de Saúde Pública, 2009.

Este trabalho oferece uma importante contribuição acerca do tema de cuidados paliativos em pacientes oncológicos, analisando principalmente a nutrição como fator-chave no acompanhamento desses pacientes.

Os autores introduzem o texto fazendo um apanhado geral sobre as doenças crônicas e em especial o câncer, logo após fazem uma breve explicação sobre cuidados paliativos, que podem ser definidos como cuidados ou medidas tomadas com pacientes em estágio terminal (que não tem possibilidade de cura), no caso os pacientes oncológicos.

Em seguida descrevem a ciência da Nutrição como imprescindível no tratamento pois ela busca além da prevenção de doenças, a promoção da saúde. Os cuidados paliativos caminham juntamente com a bioética, pois eles pautam principalmente a humanização do tratamento desses pacientes, onde não irão nem prolongar a vida nem adiar a morte, apenas levar qualidade de vida aos pacientes até o fim da vida. Porem, se tratando de nutrição, há uma dualidade muito grande nesses casos, pois a maioria dos pacientes perdem o apetite ou sentem náuseas e dores e não conseguem se alimentar. E nesse momento surge a grande questão bioética, como aplicar os principios da bioética principialista (beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça) com esses pacientes terminais.

Outro ponto que torna a alimentação e a nutrição tão importantes é que o alimento possui um valor simbólico, cultural, espiritual e até mesmo religioso, tendo apenas não só a função de nutrir, mas sim de levar memórias e felicidade as pessoas. Então, quando o paciente sentir vontade de comer algum alimento "proibido", o profissional nutricionista deve levar em consideração que o mesmo tem pouco tempo de vida, e seria humano permitir que o mesmo tivesse esse momento de prazer.

Por outro lado, a presença de sintomas como sensação de boca seca e alteração no paladar são bastante comuns nos pacientes que realizam quimio e radioterapia, e também é freqüente em pacientes com desnutrição. Esses problemas limitam a escolha e o consumo de alimentos, causando grande efeito no estado nutricional e consequentemente na gravidade do quadro. A ausência de artigos científicos sobre alimentação para pacientes com câncer avançado prejudica muito a compreensão e dificulta o trabalho dos profissionais em acompanhar a dieta desses pacientes.

Por fim, a grande questão do texto é: até que ponto é bioético deixar o paciente que não sente fome ou sente náuseas e não quer comer, sem comer? Essa decisão deve ser do profissional ou do paciente? Pois se ele ficar sem se alimentar, pode antecipar sua morte pois não está ingerindo a quantidade de energia e nutrientes necessárias para sua sobrevivência, mas ao mesmo tempo se for obrigado a se alimentar vai estar tendo sua qualidade de vida afetada, pois causará mau estar e momentos desagradáveis. Essas situações podem ser sanadas com suplementos ou medicamentos, fornecendo ao paciente os nutrientes, vitaminas e eletrólitos essencias sem que haja tanto desconforto ao se alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com