TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiência De Acadêmicos De Enfermagem Frente Ao Estágio Em Unidade De Terapia Intensiva

Por:   •  8/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.000 Palavras (12 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 12

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE AO ESTÁGIO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Marcos Rodrigues Rodrigues Santos1 Shirley Dósea dos Santos Naziazeno2

Enfermagem[pic 1][pic 2]

ISSN IMPRESSO 1980-1785

ISSN ELETRÔNICO 2316-3143

RESUMO

Uns dos campos de conhecimentos que mais exige no estágio curricular é a Uni- dade de Terapia Intensiva, que tem como objetivo preparar o aluno para prestar assistência de Enfermagem a pacientes críticos que apresentam disfunções orgâ- nicas como também aqueles que estão no período perioperatório. O objetivo ge- ral deste estudo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enferma- gem durante o primeiro dia de estágio em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de grande porte no município de Aracaju. Trata-se de uma pesquisa descritiva, baseada em relatos de experiências de oito acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade privada. Por meio do instrumento de coleta de dados aplicado puderam-se detectar sentimentos, frustações, bem como a rela- ção interpessoal da equipe de estágio com a do setor, a abordagem utilizada pelo professor, satisfação quanto à graduação e o estágio e a articulação entre a teoria e a prática. Pode-se verificar que ainda há barreiras que precisam ser quebradas na universidade, de modo que permitam um melhor conhecimento e aprimora- mento de informações. Vale salientar a importância de surgimentos de projetos que facilitem a vivência dos alunos nos estágios curriculares.

PALAVRAS-CHAVE

Unidades de Terapia Intensiva. Estágio Clínico. Estudantes de Enfermagem.

Ciências Biológicas e de Saúde Unit | Aracaju | v. 4 | n. 2 | p. 91-100 | Out. 2017 | periodicos.set.edu.br

ABSTRACT

One of the knowledge that more requires in the curricular internship is inten- sive therapy unit which has as objective prepares students to help the nursery assistance with critical patients who gift organics dysfunction as also those perioperative period. The general objective of this study is show the experi- ence lived by nursing academics during the first day of internship in intensive therapy unit for a big hospital in the Aracaju city. This project is a descrip- tive search based in experience stories by eight academics in nursing course of private university. Through of data collect instrument can detects feelings, frustrations, interpersonal relationships, the approach used by professor, satis- faction in the graduation and the internship besides articulation between the theory and the practice. It was possible check that there are barriers that need been broken in university so that need knowledge and improvement of notes. It point out the attention of project appearance that facilitates the students experience in curricular stage.

KEYWORDS

Intensive Care Units. Students. Nursing. Clinical Clerkship.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório é de extrema importância, tendo em vista que promove uma correlação entre a teoria ministrada em sala de aula com a prática clínica exercida no campo de estágio, proporcionando uma maior e me- lhor promoção na consolidação dos conhecimentos obtidos (SCHERER, 2006).

A academia fornece aos alunos estágios em diversos campos, como também princípios e diretrizes básicas a serem seguidos, cabendo ao aluno buscar mais conhecimento e aprimorar principalmente as técnicas, de acor- do com os anseios e objetivos a serem alcançados, estimulando o pensa- mento crítico (SCHERER, 2006).

Um dos campos de conhecimentos que mais preconizam sua existência no está- gio curricular é a Unidade de Terapia Intensiva, que tem como objetivo preparar o aluno para prestar assistência de Enfermagem a pacientes críticos que apresentam disfunções orgânicas como também aqueles que estão no período perioperatório (CASATE, 2006). O objetivo geral deste estudo é relatar a experiência vivenciada por aca- dêmicos de enfermagem durante o primeiro dia de estágio em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de grande porte no município de Aracaju. E os objetivos específicos são: observar se há articulação entre a teoria e a prá- tica durante a vivência de estágio; observar se houve incentivo ao equilíbrio emocional, crítico e reflexivo; verificar se há integração da equipe de estagio com a multidisciplinar; identificar a atuação entre o professor e alunos durante

as técnicas e procedimentos realizados e detectar se houve satisfações e/ou insatisfações durante os estágios por parte dos alunos.

O fornecimento de um tratamento mais adequado e humanístico ao pa- ciente, o aparecimento das primeiras emoções sejam elas positivas ou nega- tivas, o método de ensino utilizado pelo professor para o alcance do apren- dizado e articulação da teoria com a prática, foram os principais itens que motivaram a elaboração deste estudo.

Há, possivelmente, uma falha na falta de conhecimento por parte dos professores sobre o que se passa pelo aluno e por muita das vezes pode trazer consequências negativas, tanto para o aluno em nível de conhecimento (DIAS, 2014; SCHERER, 2006) como também para o professor durante o processo de avaliação do estagio e passagem de processo de aprendizagem.

Ademais, a importância do trabalho humanístico como também a pro- moção da inclusão do conhecimento aprendido na teoria ser incorporado na prática, os sentimentos mais prevalentes durante os procedimentos de Enfer- magem são quesitos importantes e que são abordados no decorrer do trabalho. Perante isto, a importância do projeto é promover maiores informações, por parte dos alunos, para a comunidade acadêmica, a fim de que possa intervir e auxiliar os estagiários durante sua vivência em um setor de assistência a pa- cientes críticos.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa descritiva, baseada em um relato de experiência de oito acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade privada do município de Aracaju, Sergipe. Busca compreender os diferentes aspectos e/ou situações que o estagiário presencia durante o seu primeiro dia de estágio de assistência de enferma- gem em uma Unidade de Terapia Intensiva. Por se tratar de um relato de experiência não precisou de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Foram utilizados artigos encontrados na literatura que estivessem indexados as bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo) para a confecção do instrumento de coleta de dados, que se trata de um questionário semiestruturado, contendo 18 perguntas fechadas. Posteriormente os dados obtidos foram submetidos à análise e construção de gráficos por meio do programa Microsoft Excel, objetivando uma melhor dinamicidade na verificação dos resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (257.1 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com