TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO – FARMACOCINÉTICA e FARMACODINÂMICA

1. COMPARE E EXEPLIQUE AS SEGUINTES VIAS DE ADMINISTRAÇÃO, QUANTO A BIODISPONIBILIDADE – ORAL, SUBLINGUAL, RETAL, ENDOVENOSA.Conteitue o termo biodisponibilidade.

2. Um paciente apresentava uma rinite sazonal leve, mas que precisava ser medicada com um corticóide. Qual a via de administração mais racional para este caso – pulmonar ou oral. Cite vantagens e desvantagens desta duas vias.

3. UM PACIENTE PRECISA TOMAR UM ANTIEMETICO, QUAL(IS) VIAS(S) INDICADAS PARA ESTA SITUACAO, EXPLIQUE.

4. UM PACIENTE TOMAVA FENOBARBITAL PARA EPILEPSIA, ENTRETANDO APÓS VÁRIOS ANOS VOLTOU A APRESENTAR NOVAMENTE CONVULSÕES, QUE PROCESSO FARMACOCINÉTICO PROVAVELMENTE OCORREU? EXPLIQUE.

5. Conceitue os seguintes termos em farmacologia: agonista, antagonista, afinidade, eficácia, potência e ativação constitutiva em farmacologia. Diferencie a afinidade, a ativação constitutiva e a eficácia para os fármacos: agonistas totais, agonistas parciais, agonistas inversos e antagonistas.

6. A meia-vida de um medicamento é de 8hs. Após quanto tempo 75% deste medicamento será eliminado do organismo? Conceitue meia-vida.

7. Um paciente apresentava intensa febre e o médico passou paracetamol, entretanto ele apresentou dor no estômago, uma reação adversa (RAM) ao medicamento. Conceitue reação adversa, explicando qual o tipo de reação adversa para este caso clínico.

8. Cite e Explique o tipo de antagonismo que acontece entre os dois fármacos no caso clínico a seguir: O médico passou aspirina diariamente para um paciente que teve infarto. Entretanto, ele apresentou gastrite e passou a tomar omeprazol.

9. Um paciente que apresentava insônia tomava todos os dias 1 mg de Rivotril como hipnótico. Após seis meses, o medicamento passou a não fazer efeito, e o paciente teve que aumentar a dose para ter o mesmo efeito. Que processo aconteceu? Explique.

10. O anti-histamínico é administrado a um paciente que se encontra com rinite alérgica, pois diminui a alergia provocada pela histamina apesar de não ser capaz de gerar efeito farmacológico. Explique se este medicamento é um agonista ou antagonista.

11. Observe a figura abaixo, e discuta o ordem de eficácia e potencia dos fármacos A, B,C:

12.EXPLIQUE O TIPO DE INTERAÇÃO (SINERGISMO OU ANTAGONISMO) ENTRE ACETILCOLINA E FISOSTIGMINA, E ENTRE DOIS ANTIHIPERTENSIVO – FUROSEMIDA E ATENOLOL.

13. Para cada receptor abaixo, cite o tipo de receptor e EXPLIQUE seu MECANISMOS DE AÇÃO:

a) RECEPTOR GABAA

b) receptor muscarínico da acetilcolina

c) receptor de insulina

d) receptor de glicocorticoides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com