TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Trabalho da Disciplina Bioética e Ética em Auditoria

Por:   •  3/8/2020  •  Bibliografia  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM AUDITORIA DA GESTÃO HOSPITALAR

Resenha Crítica de Caso

Beatriz Conceição dos Santos Freire Venancio

Trabalho da disciplina Bioética e ética em auditoria

                                                                     Tutor: Prof. Fatima Cristina Cunha Penso

Rio de Janeiro

2020


CHILDREN’S AND CLINICS

Referências: EMY EDMONDSON ; MICHAEL A. ROBERTO ; ANITA TUCKER.

   O artigo científico trata de um caso relacionado a erro médico ocorrido em Mineápolis – st Paul no children’s hospital and clinics porém no contexto, de uma forma geral,  é possível reconhecer que tal fato vai muito além do “erro” mas sim uma  reflexão a ser percebida e nada diferente do que muitos profissionais da saúde já foram capazes de presenciar em um ambiente hospitalar. O erro médico é um defeito na prestação do serviço de saúde que venha a causar dano no paciente, porém tal erro pode decorrer da atuação de outros profissionais ou até mesmo da administração do hospital.

     O texto se baseia inicialmente em um fato real mas durante o desenvolvimento da leitura nos remete a outras questões, uma delas relacionadas a número da taxa de óbitos causados por erros médicos se aproximar do número de óbitos causado por crimes. Intencionalmente o autor discute a respeito de segurança do paciente, criando uma ligação fundamental entre o fato ocorrido, os erros médicos e a segurança do paciente. Envolvendo ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, a segurança do paciente, conta com seis metas visando diminuir danos ao cliente. A meta um prevê a identificação correta dos pacientes, a  meta dois uma comunicação efetiva, a meta três melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância, a meta quatro uma cirurgia segura, a meta cinco redução dos riscos de infecções associadas aos cuidados em saúde e  a meta seis prevenção de danos decorrentes de quedas.

        O êxito das medidas de segurança do paciente é uma boa instrução a equipo de saúde, por meio de palestras, reuniões, conversas claras e sem julgamento. É preciso discursar um pouco mais sobre as medidas de segurança do paciente e os danos a uma assistência mal prestada, visando melhorar a qualidade do atendimento. Os profissionais da saúde devem ser capazes de confiar na instituição para tratar tais falhas, buscando aprendizagem e responsabilidade ao invés de culpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com