TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Artigo Fundamentos Éticos e Morais na Prática de Enfermagem

Por:   •  4/2/2021  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica do artigo Fundamentos éticos e morais na prática de enfermagem.

O artigo analisado para seguinte resenha foi aceito para publicação em outubro de 2010 pela Enfermagem em Foco, revista oficial do conselho federal de enfermagem. O mesmo possui o total de 5 folhas, onde contém resumo, descritores, introdução, fundamentação teórica e considerações finais. Seu objetivo é abordar o código de ética e moral na enfermagem.

Esta foi uma obra foi elaborada por 3 profissionais: Genival Fernandes de Freitas, Professor-doutor do departamento de orientação profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Eeusp. Maria de Fátima Prado Fernandes, Professora titular do departamento de orientação profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Eeusp. Taka Oguisso, Professora-doutora do departamento de orientação profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Eeusp.

A leitura do texto em sua introdução mostra que o interesse dos autores é fazer entender com clareza oque é a ética e oque é moral dentro da enfermagem e, como no sentido prático as duas se assemelham. Diz-se que “uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e hábitos ‘consagrados’ social ou culturalmente”. Já ética é uma reflexão sobre a moral, é um dos instrumentos de que o homem lança mão para garantir a convivência social. Ambas tem responsabilidades que irão guiar a conduta dos seres.

Dentro do texto há várias concepções do que é ética e moral, assim o quinto parágrafo da introdução trás a definição do que é antiético: é uma situação em que o profissional constrange o paciente, quando sente-se tão superior que coloca o paciente em perigo. Desta forma, o enfermeiro deve agir sempre conforme o código de ética do profissional de enfermagem (CEPE), para que não haja nem um tipo de imprudência, por isso o enfermeiro deve sempre ter autonomia, realizando escolhas coerentes tendo em vista os principios éticos e morais da profissão.

Em sua fundamentação téOrica aborda "a ética na perspectiva histórica: diceologia e deontologia", por fim, toda e qualquer profissão regularmentada possui um código de dicelogia e deontologia, na enfermagem não é diferente, pois, possui esse código de ética que normatiza os direitos e deveres das pessoas.

INCOMPLLETO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com