TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Filme Medidas Extremas

Por:   •  29/4/2020  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  2.116 Visualizações

Página 1 de 7

GILROY, Tony. Medidas Extremas (Extreme Measures). EUA: Michael Apted, 1996, Siman Films. Warner Bros.

Medidas Extremas é um filme de suspense baseado no livro de Michael Palmer, produzido pela Siman Films, tendo seu roteiro escrito por Tony Gilory e com direção do cineasta Michael Apted. O filme tem como tema central a pesquisa com seres humanos, gerando dúvidas e polêmicas quanto a questões éticas e morais.

O filme inicia-se com a fuga de dois homens que estavam desnorteados e assustados, aparentando estar sob efeito de drogas, não sabendo dizer se ilícita ou não, onde cada um segue para um lado, pois haviam pessoas perseguindo-os. Em seguida, mostra a forma de atendimento do Dr. Guy Luthan (Hugh Grant) e sua equipe no centro de emergência do hospital Gremmercy, em Nova Iorque, Dr. Luthan é um médico experiente e profissional, com uma enorme capacidade de comunicação com os seus pacientes, uma grande disponibilidade e empatia. Dr. Luthan procura sempre manter uma conversa com os seus doentes, que os acalme, e relatar-lhes os seus procedimentos. Numa determinada ocasião ele tem um policial baleado por um assaltante (também no hospital), ambos a necessitarem de cirurgia e apenas uma sala, pelo que tem de escolher. Opta por mandar o policial à sala, alegando mais tarde o facto deste ter família e de ter sido baleado pelo assaltante, e operar o outro naquele mesmo local. As cenas se intercalam no momento em que um dos fugitivos chega ao hospital em estado crítico de saúde. Dr. Luthan tenta conter as convulsões, e indaga o paciente querendo saber informações pessoais e o que o levou àquele estado. Nesta mesma cena, mostram como outros médicos e enfermeiros agem com seus respectivos pacientes. Posteriormente, a situação foi estabilizada e o paciente finalmente consegue pronunciar seu nome, e pede para que o médico encontre o seu companheiro de fuga. Além disso, esse paciente antes de vir a óbito, sussurra o nome Triphase. O que Dr. Luthan não sabia era que alguns médicos, enfermeiros e funcionários desse mesmo hospital, faziam parte de um grupo secreto em que se praticavam testes experimentais com indigentes sem seus consentimentos, com o intuito de curar pessoas paralíticas.

Intrigado com as informações, o jovem médico resolve buscar respostas. Coisas inusitadas acontecem, como o sumiço do corpo e a ficha do paciente. Apenas uma ficha de muito tempo atrás, quando recebera tratamento, permanece. Ao pesquisar a ficha de outro paciente, Dr. Luthan percebe a semelhança no tratamento que ambos haviam sido submetidos. Por insistir na investigação do caso, Dr. Luthan começou a receber ameaças de outro médico do hospital, e de repente, recebe a noticia de que seu apartamento fora arrombado. A policia foi chamada ao local e encontraram cocaína ao lado de sua cama, sendo ele preso injustamente.

Devido à acusação sobre o envolvimento com drogas, sua licença de trabalho foi comprometida, mas o médico não se sentiu ameaçado a ponto de parar com as buscas e se determinou a encontrar a explicação para aquele mistério. Com ajuda de um mendigo que fora seu paciente no hospital, Luthan descobre que existe um lugar onde pessoas sem-abrigo se refugiavam, mas ele não sabia o real motivo. Chegando lá, o jovem encontra Teddy, o outro fugitivo que apareceu no inicio do filme, inconsciente e em estado similar ao de seu paciente Claude. Numa tentativa de levá-lo ao hospital com a ajuda daquelas pessoas, foram surpreendidos por dois homens que se diziam agentes do FBI, mas que na verdade estavam atrás dele. Houve perseguição e Dr. Luthan foi baleado, indo pedir ajuda na casa de sua amiga de trabalho, Jodie. Ao limpar o ferimento, Dr. Luthan vê um saco com o nome Triphase estampado. Ligando os fatos, ele desconfia que ela tivesse envolvimento com aquele caso, mas antes de compreender a situação foi atingido na cabeça, pelo irmão de sua colega, e desmaiou. Ao acordar, recebe a falsa notícia de estar em um hospital universitário e que estava paralisado do pescoço para baixo, mas não sabia que essa paralisia havia sido induzida pelos médicos através de medicamentos.
Jodie, mobilizada com toda situação, decide ajudar Dr. Luthan contando-lhe toda a verdade sobre a Triphase, que era um local onde se fazia as pesquisas e experimentos em seres humanos, considerados indigentes, pois ninguém daria por falta dessas pessoas e elas contribuiriam para que pudesse salvar vidas e que eles eram considerados heróis. Também descobriu que sua paralisia estava sendo manipulada pelos médicos. Só durante sua fuga, Dr. Luthan realmente compreende o que estava acontecendo e que um dos médicos mais conceituados do meio da neurologia era o articulador principal da Triphase, o Dr. Myrick, que acaba morrendo baleado.

No final do filme, a esposa do Dr. Myrick procura Dr. Luthan para que ele fique com o material de pesquisa que seu marido já havia iniciado, dizendo as seguintes palavras: “O meu marido tentava fazer uma coisa boa, mas foi por maus caminhos. Talvez o senhor possa fazê-lo corretamente”.

O filme mostra os desafios da sociedade, como a relação do homem com a natureza e a tecnologia. Traz questões importantes e que nos levam a reflexão imediata sobre as atitudes em relação à ética e a moral.

No filme a ideia de poder curar uma paralisia torna-se algo controverso, pois não condiz com a moral. Podemos correlacionar este fato com o texto Fundamentos da Ética, onde se diz que a ética nasce da necessidade de fazer o bem, que o homem, baseando-se em suas escolhas, é capaz de produzir algo fundamentado na ética, com isso às pessoas estabelecem ferramentas, como a consciência, a vontade, a prudência e a tolerância, para que existam relações harmoniosas em uma sociedade, desta forma, podemos refletir sobre as ações que temos quando não analisamos certas atitudes que tomamos e vemos grandes consequências afetando, inclusive, uma comunidade. Na verdade o que mais chama atenção é a questão do efeito da moral referente ao método da pesquisa realizada pelo Dr. Myrick, pois moral vem de dentro da sociedade. as normas morais e legais são fundamentadas nas relações humanas, sendo assim, o direito impõe normas com o aval do estado, independente da vontade dos indivíduos, para que a sociedade viva em harmonia. O filme traz uma reflexão sobre a prática da pesquisa com seres humanos, que devemos ponderar o valor das ações em relação ao outro e a si mesmo, passando a respeitar o outro, pois a pessoa que iremos prestar o cuidado não é apenas uma patologia, afinal ela tem historia, vontades, receios e seus valores, e conseguimos ver essa atitude em uma fala importante do Dr. Luthan: “Talvez tenha razão. Aqueles homens lá em cima, talvez as vidas deles importem pouco. Talvez se tornem úteis para o mundo. Talvez sejam heróis. Mas não foi por escolha deles. A escolha foi sua. Não escolheu a sua mulher nem a sua neta. Não pediu voluntários. Escolheu-os. E isso não pode fazer. Porque é médico. E fez um juramento. E não é Deus. Por isso não quero saber que é capaz de fazer aquilo que diz ou se pode curar todas as doenças do planeta. Torturou e assassinou esses homens lá em cima. É pois uma desonra para a profissão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com