TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA MEDIDAS EXTREMAS

Por:   •  28/2/2016  •  Ensaio  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

HOSPITAL OPHYR LOYOLA

CURSO DE POS GRADUAÇÃO MOD RESIDENCIA ENF CL MEDICA

BIOETICA

PROF LAIDES BARROS

LUIZ ASSUNÇÃO

RESENHA: DECISÕES PARA SALVAR UM ENTE QUERIDO

VAUGHAN, T. Decisões Extremas (Extraordinary Measures). EUA: 2010. EUA: Sony Pictures. 106min. Colorido

Extraordinary Measures (br: Decisões Extremas/pt: Medidas Extraordinárias) é um filme de drama estrelado por Brendan Fraser, Harrison Ford e Keri Russell. Retrata pais que formou uma empresa de biotecnologia para desenvolver um medicamento para salvar a vida de seus filhos, que têm uma doença fatal. O filme é baseado na história verdadeira de John e Aileen Crowley, cujos 3 filhos, 2 deles têm a doença de Pompe. O filme foi filmado em St. Paul, Portland e Beaverton, Oregon, e em Vancouver, Washington.O filme Decisões extremas é baseado no livro The Cure: How a Father Raised $100 Million – And Bucked the Medical Establishment – in a Quest to Save His Children.

O longa metragem narra o drama, um casal que tem dois filhos que sofrem de uma doença congênita, chamada doença de Pompe. A doença é causada por uma deficiência de uma certa enzima que faz com que seus músculos cardíacos e respiratórios não se desenvolvam corretamente. Exibir-se a batalha de um pai para encontrar um meio de salvar os seus filhos, desenganado pelos médicos, não perde a esperança.

A película dar início despontando o transporte das duas crianças portadoras da doença de Pompe. O patriarca é um executivo com bom padrão de vida, o que garante uma vida confortável à esposa e seus três filhos - um deles sem a doença -, com recursos que facilitam o cotidiano dos filhos doentes, como cadeiras de roda, carro adaptado e aparelhos médicos que são necessários.

Em virtude da doença não haver cura, mostra se o sofrimento do casal, pois a expectativa de vida dos seus filhos acometidos é de, no máximo, nove anos. Perante desta conjuntura, o pai procura incansavelmente os avanços nas pesquisas sobre a doença e descobre sobre um possível controle para tal, realizada por Robert Stonehill, um pesquisador da Universidade de Nebraska. O Dr. Stonehill deixa claro que pouco, ou quase nenhum investimento é dado para a sua pesquisa enquanto se investe mais em um time de futebol. Ao longo da trama, é possível verificar várias críticas às grandes corporações, o que na realidade, é uma característica predominante dos filmes de Hollywood.

É neste contexto que John toma uma decisão extrema, deixa seu emprego e junta-se ao Dr. Stonehill em busca de investimentos para avançar sua pesquisa. A relação do pai batalhador e o cientista egocêntrico onde o mesmo não aceita as imposições dos patrocinadores da indústria sobre sua pesquisa. É possível nesta passagem do filme fazer uma ponte com o texto de Bogdan e Biklen (1994), através da afirmação de que "... a ética consiste nas normas relativas aos procedimentos considerados corretos e incorretos por determinado grupo." (p.75). Pois investidores da pesquisa, impõem que os protocolos de pesquisa pré-estabelecidas sejam seguidos, é neste momento que o Dr. Stonehill descorda da aplicação “ao pé-da-letra” das regras, o que gera uma ruptura da negociação.  

John permanece na luta arduamente, e decide ir à casa de um dos presumíveis financiadores, a fim de lançar lhe uma proposta. Entretanto esse presumível financiador não demonstra interesse, mas por insistência, se compromete a ler as propostas e, em menos de um minuto, decide se financiar. Fica clara a incoerência dos investidores, que anteriormente primavam pela ética no desenvolvimento dos testes e agora demonstram uma preocupação superior com os lucros. A casa do médico executivo é uma denúncia de seu interesse capitalista acima de tudo.

As pesquisas ganham investimentos verdadeiros, contudo competindo com mais duas pesquisas sobre o tratamento da doença de Pompe. Entretanto, o medicamento selecionado pela empresa para iniciar os testes não é a do Dr. Stonehill, que reconhece o seu medicamento como inacabado, mas afirma com precisão que a sua teoria é a melhor.

No decorrer do filme cremos que tudo está resolvido e poderemos ver o pai esforçado triunfar, surge mais uma dificuldade. A ética não permite que o medicamento seja testado em parentes próximos aos funcionários da companhia, por questões de conflito de interesses. Neste contexto, é possível análoga novamente Bogdan e Biklen (1994), o texto é bastante claro quanto ao vínculo e a interferência do investigador na pesquisa. Os autores afirmam que "Tem de saber definir a sua responsabilidade para com outros seres humanos quando estiver em contato com o sofrimento destes” (p.78). Essa atitude não é tomada por John, que é um dos gestores da empresa responsável pelo desenvolvimento do medicamento.  John entra em desespero e adota uma deliberação extremada, e é flagrado ao tentar furtar o medicamento teste, porém é salvo pelo Dr. Stonehill, oferece-lhe a solução para o seu problema. Ocorre uma reviravolta no enredo do filme, e John é demitido para que a empresa possa realizar os testes nos irmãos que compartilham a mesma doença genética, o que é de extrema riqueza para a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com