TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Medidas Extremas

Trabalho Escolar: Resenha Critica Medidas Extremas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  9.011 Visualizações

Página 1 de 4

MEDIDAS EXTREMAS

“Medidas Extremas” (Extreme Measures), é um filme original dos EUA veiculado em 1996, roteiro de Tony Gilroy e dirigido por Michael Apted, trata-se um suspense que retrata de forma critica questões éticas da pratica da Medicina envolvendo cobaias humanas.

O Dr. Guy Luthan é um jovem médico que considera a ética médica acima de tudo, ele trabalha na emergência do Hospital Gramercy em Nova York, certa noite ele atende um paciente com um quadro misterioso que acabou perdendo por não saber como tratar o caso. Entretanto, antes de morrer o paciente balbucia um nome Teddy Dolson juntamente com a palavra Triphase que deixam o nosso protagonista intrigado.

Luthan fica curioso a respeito das palavras citadas naquela noite, e tudo fica ainda mais estranho quando ele não encontra o corpo no necrotério bem como todos os dados do paciente haviam sido deletados do sistema. Ele busca o relatório da autopsia para tentar solucionar esses mistérios onde consta morte por embolia pulmonar.

As investigações do Dr. Guy começam a preocupar a direção do Hospital que forjam uma situação de porte de droga que culmina na prisão e perda das credenciais do médico mantendo-o afastado de suas investigações. Nada disso atrapalha sua busca pela verdade e Guy descobre uma equipe de médicos empenhada em encontrar a cura para paralíticos usando mendigos como cobaias humanas em um centro de pesquisas denominado Triphase.

Durante sua investigação Luthan é baleado e pede socorro na casa de Judi (enfermeira do hospital), mas, seu irmão dá uma coronhada no médico que acorda em um dos leitos da Triphase. Pouco depois, chega o Chefe do Hospital e neurologista, Dr. Lawrence Myrick, que lhe diz que ele está tetraplégico do pescoço para baixo, pois haviam lhe tirado a 6ª vértebra, mas que se ele quisesse poderia voltar a andar. Luthan pede que o matem logo, já que não agüentaria viver como um tetraplégico. Quando o médico deixa o local, Jodie aparece e, desamarrando-o do leito, lhe diz que ele não tem nada e que o Dr. Myrick, ao invés de ratos, usa pessoas saudáveis como cobaias em suas pesquisas neurológicas. Daí ele recorre aos desabrigados, por saber que ninguém irá reclamar dos seus corpos. Por outro lado, diz que foi obrigada a trabalhar para o 'Triphase' por conta de seu irmão paralítico.

Num dos elevadores, Luthan e Hare se atracam numa luta que continua no térreo onde a arma do agente dispara atingindo mortalmente o Dr. Myrick. Dr. Guy passa a trabalhar no Departamento de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, por conta de uma bolsa de estudos que lhe foi oferecida. Lá, ele recebe a visita da Sra. Ruth Myrick, que lhe presenteia com os dados das pesquisas feitas pelo marido morto, na esperança de que eles sirvam para dar continuidade às mesmas, agora dentro de critérios éticos.

QUESTÕES ÉTICAS

Numa determinada ocasião, Luthan recebe um policial baleado por um ladrão (também no hospital), ambos necessitavam de cirurgia e havia apenas uma sala. O medico decidiu mandar o policial para a sala cirúrgica e operar o outro numa sala improvisada, justificando mais tarde o fato do policial ter família e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com