TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sonhos Tropicais

Por:   •  17/3/2021  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 2

Professora: Andrea da Silva

Aluna: Jéssica Zimmermann

Curso: Enfermagem/ FURB

Data: 02/04/2020

                                            Resumo do filme Sonhos tropicais

     O filme sonhos tropicais reproduz a realidade vivida no ano de 1900 no Rio de Janeiro. O enredo trás questões sobre a saúde pública, em que muitas doenças se espalharam pela região carioca, entre as quais varíola e a febre amarela ganham destaque no filme.

    Oswaldo Cruz é um dos principais personagens do filme, visto que ele é o médico que volta ao Brasil, depois de estudar em Paris. Após sua volta, ele procura os grandes políticos para mostrar suas criações, principalmente suas vacinas. Nessa época o Brasil era um grande produtor de café, porém começou a entrar em crise, pois as epidemias se espalharam pela região, prejudicando as vendas.

    O médico encontra muita resistência da população local, pois elas não acreditavam nas ideias dele. Logo após, o presidente Rodrigues Alves nomeia Oswaldo para assumir a Diretoria da Saúde Pública, deste modo, ele  consegue persuadir  o governador do Rio a iniciar um trabalho de saneamento básico, uma campanha relacionada a higiene e incentivos para matar os ratos. Cada pessoa que capturasse os ratos, receberia 300 reis para levá-lo aos postos de recolhimento. No início tal campanha foi um grande sucesso, e por isso algumas pessoas se aproveitaram do Governo, como o personagem Amaral, que começou a fazer criadouros de ratos para vendê-los e receber mais dinheiro. Desta forma, a medida foi suspensa, mas o combate trouxe bons resultados. Quanto mais ratos mortos, menor o número de mortes pela peste. E é desta maneira que o filme retrata bem como a falta de saneamento básico e o amontoado de pessoas nas favelas contribuíam para a multiplicação das doenças.

   Além da peste, uma epidemia de varíola surgiu no Rio de Janeiro. Apesar de já ter uma lei que torna a vacina algo obrigatório, essa lei nunca funcionou. Portando, o governo enviou ao congresso um projeto criado por Oswaldo Cruz, em que trazia a obrigatoriedade da vacina contra a varíola.  Os grupos políticos contra o atual governo viram nessa lei, uma chance para criar uma revolta que tirasse Rodrigues Alves do poder, criando assim, a liga contra a vacinação. No dia 13 de novembro de 1094, surgi a Revolta da Vacina. O governo com violência, contém a revolta, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com