TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Cap 2 Do Texto : Vygotsky ( Mediação Simbólica)

Artigos Científicos: Resumo Do Cap 2 Do Texto : Vygotsky ( Mediação Simbólica). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  4.176 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo capítulo 2 – A mediação simbólica

Mediação para Vygotsky é quando um elemento intermediário faz intervenção numa relação, esta que passa de direta a mediada. Ele distinguiu dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos.

Em seus estudos Vygotsky interesou-se em estudar os mecanismos psicologicos mais complexos do ser humano, como o ato de imaginar coisas que não existem, planejar, o que seria algo superior a associar e a ter atos reflexos por exemplo.

Vygotsky ve no trabalho o processo básico da formação do homem, pois é pelo trabalho que o homem se desenvolve, cria sua relações sociais. Nesse aspecto Vygotsky foi influenciado por Marx.

O homem, ao longo dos anos tem utilizado os signos em diversas situações, sendo o signo um auxiliar do homem em relação a atenção e memória. A memória mediada por signos é pois, mais poderosa que a memória não mediada. Ex : quando usamos palitos de picolé para contar e representar o que estamos contando. Mas as formas de utilizarmos os signos no dia a dia são inumeras.

Ao longo da evolução do homem, ocorre mudanças, entanto no uso dos signos, as marcas vão se transformar em processos internos de mediação, um mecanismo chamado de: processo de internalização.

Ao longo do processo de desenvolvimento o individuo deixa de necessitar de marcas externas e passa a utilizar os signos internos.

Quando aprendemos o significado de uma palavra, o conceito é internalizado por nós e compartilhado por outros usuários da lingua portuguesa, passa a ser uma representação mental que serve como signo mediador na sua compreensão de mundo.

Para Vygotsky uma das coisas mais importantes de se entender e estudar do ser humano é o processo de relações sociais e culturais, que se da de fora pra dentro, primeiro o ser humano age de acordo com o que vai recebendo do externo e os resultados dessas ações são internalizados logo mais se transformando nas chamadas atividades intrapsicologicas.

Resumo capítulo 4 : Desenvolvimento e Aprendizado

Alana de Almeida Rabbi – Pedagogia 3°P

A aprendizagem é um processo em que o individuo usa do que o ambiente, o meio externo o proporciona, diferente dos valores inatos, que aprendemos por meio natural, já nascemos com isso.

Obouchenie, um termo russo usado por Vygotsky para nomear o processo de ensino-aprendizagem e os seres que o envolve, traduzido para nós como aprendizagem.

É necessário que o ambiente, o meio social e cultural estejam a favor do que o ser humano precisa aprender, pois se não é dado ao sujeito a condição o desenvolvimento fica impedido de acontecer.

O chamado nivel de desenvolvimento real é quando é observado na criança a capacidade de realizar tarefas, do inicio ao fim, sem nenhum tipo de ajuda e a capacidade de realizar essas tarefas com algum tipo de ajuda é chamada de nivel de desenvolvimento potencial, o que se é essencial para que haja a construção da capacidade de fazer sozinho, pois para Vygotsky as relações, a mediação das tarefas, é essencial para o processo de construção do individual.

A partir daí temos a zona de desenvolvimento proximal, que seria o caminho entre o potencial e o real. A zona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com