TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Farmacologia

Por:   •  9/12/2015  •  Ensaio  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DE FARMACOLOGIA

DM: Doença crônica, caracterizada pela condição do estado hiperglicêmico persistente, mantido por longos períodos. A glicose sempre vai existir na corrente sanguínea, em níveis normais, ou seja, estado normoglicêmico, varia entre 65, 69 até 99 mg dl de sangue em um indivíduo em jejum.

Importância de nos mantermos em estado normoglicêmico: Manutenção de neurônios e células sanguíneas.

É normal que após alimentação estejamos hiperglicêmicos, mas após certo período, mais ou menos dentro de duas horas estaremos normoglicêmicos novamente.

Causas do DM: Disfunção do pâncreas que produz uma quantidade insuficiente de insulina ou, não a produz mais, ou por problemas com os receptores de insulina.

A insulina é um hormônio proteico, produzido no pâncreas pelas células betas pancreáticas, tem várias funções no organismo, pois é um dos principais hormônios anabólicos, aumenta a produção de diversas moléculas, controla a produção de proteínas, regula o crescimento de massa muscular, renovação tecidual, garante capitação de glicose para os tecidos insulinodependentes (músculo esquelético e tecido adiposo), para que a glicose não fique circulante na corrente sanguínea.

Existem exames específicos para diagnosticar DM 1 e DM2, porque os tratamentos são diferentes.

DM Tipo 1: Condição autoimune, não tem cura, ausência de células beta pancreáticas, ou, são defeituosas, ausência de produção de insulina, o indivíduo é insulinodependente, geralmente é descoberta na infância ou entre jovens, seus portadores, geralmente são magros. O tratamento é exclusivo pela administração de insulina, hormônio proteico, via parenteral rotineiramente, SC, em situação emergencial pode ser aplicada via EV. Existe na forma inalável, via nasal.

Cuidados de enfermagem na aplicação de insulina:

Deve-se fazer rodízio no local da aplicação, por causa de um efeito adverso, chamado lipodistrofia, que é um crescimento anômalo do tecido adipócito, causando celulite. Retirar a insulina da geladeira antes da aplicação. O tempo de ação das insulinas sintéticas é variável, as insulinas de ação anabolizante, importante para a renovação proteica, tem ação diferente daquela que atua no pico da hiperglicemia, a renovação proteica é diária, por isso as insulinas precisam ser combinadas, a insulina prandial, que atua no pico hiperglicêmico e a insulina basal, que se mantem presente para atividade anabolizante. Os pacientes portadores de DM1 dependem de no mínimo três aplicações diárias de insulina. Em uma única solução podemos ter a insulina de ação rápida e a de ação lenta combinada, em uma única aplicação, as duas ações.

Deve existir critério de aplicação para que se evite hipoglicemia durante a noite, que é o efeito adverso mais importante do uso de insulina. Sinal importante de hipoglicemia: taquicardia, maior risco de hipoglicemia: morte cerebral, o uso da insulina deve ser deve ser controlado de acordo com o teste de glicemia. A insulina é um dos principais hormônios engordativos, pois favorece a fixação de triglicérides no tecido adiposo. O portador de DM1 perde peso rápido, quando não está com a diabetes controlada, pois há liberação do hormônio glucagon, que faz com que o fígado produza glicose através da gliconeogênese, síntese de glicose a partir de compostos não são carboidratos, e sim proteínas do músculo esquelético.

Com o passar do tempo, esse indivíduo, pode desenvolver resistência à insulina, para evitar que isso aconteça se faz uso de Metiformina, que desliga a gliconeogênese hepática. Além de perder peso, massa muscular, outro efeito adverso, é o aumento da produção de uréia, por causa da metabolização de aminoácidos, oriundos da quebra da proteína, levando a um maior comprometimento renal, o estado hiperglicêmico já causa danos renais, isso ficara intensificado, além disso, o portador de DM geralmente é hipertenso, o que também leva a danos renais, então além da glicemia de jejum, hemoglobina glicada, deve se pedir também creatinina para avalição renal.

DM Tipo 2: Está fortemente associada a maus hábitos alimentares e a obesidade, ou seja,à síndrome metabólica, que é o acúmulo de triglicerídeos no tecido adiposo, isso leva a processo inflamatório crônico, que libera compostos que aumentam riscos cardíacos, destruição de células beta pancreática, formação de placa aterosclerótica, ocorre na meia idade e nos idosos obesos, é caracterizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com