TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme "E a Vida Continua"

Por:   •  2/6/2022  •  Resenha  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.895 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO GIZ DIGITAL[pic 1]

Curso de técnico em enfermagem

Alunos: Stênio da Costa Luna Junior

E A VIDA CONTINUA:

Resenha

Mirinzal - MA

2022

Filme: E A VIDA CONTINUA

RESENHA

Um filme feito em 1993 no qual se baseava em fatos reais, sobre uma doença que assombrou a comunidade gay, sendo motivos de especulações que menosprezava e escravizava a comunidade homossexual devido sua pratica libertina para aquela época.

Assim iniciamos o filme no ano 1976, local África Central. Uma equipe da OMS é chamada para continente africano para investigar uma doença desconhecida há época, equipe que fazia parte um jovem médico Dr. Don Francis, o qual fizera uma mera analise visual do local, onde constatou vários corpos dentro de casebres, devido ao mal súbito que ocorrerá naquela região, no intuito conter essa doença até então desconhecida decidiu queimar os corpos mortos para conter a proliferação da doença; O jovem médico adentra em um casebre onde se depara com uma vitima da doença, implorando para não morrer, momento em que esta golfa nas mãos do jovem rapaz que fica atônico com tal situação. Essa sensação de impotência o marcou, um jovem rapaz que até então via os médicos como Deus para cura-los dessa doença o questiona sobre o que estava acontecendo o Jovem médico, após rever sua impotência responde timidamente que não sabe o que estava acontecendo. Depois, descobriu-se que a doença se tratava do Ebola, transmitida por um vírus.

Estamos agora na década de 80. O sistema de vigilância epidemiológica, conhecido nos EUA como CDC, obtém informações que cinco pessoas foram contaminadas e dois óbitos por uma doença rara Pneumocytis carinii, ocasionada por um fungo o qual gerava nos pacientes imunodeficiências, porém, tal fungo surge após outra doença, o que não foi o caso desses pacientes. Ao tomar par do assunto o CDC começou a investigar a vida social, fisiológica e biológica, os dados informaram que o público-alvo era a comunidade homossexual do sexo biológico masculinos de 3 estados americanos(São Francisco, Nova York e Los Angeles). Tal informação se limitou, onde durante a triagem suspeitou-se que poderia ter sido ocasionado pela hepatite b, nesse momento CDC aciona o Don Francis, pois este era especialista em hepatite. O CDC inicia as investigações sobre os pacientes vivos e os mortos, sendo confirmado que realmente os pacientes eram apenas homossexuais do sexo masculino, dados relatavam que a doença era extremamente agressiva e comprometia o sistema imunológico, acrescido de outra patologia sarcoma de Kaposi(doença rara) em um paciente especifico, gerando mais desconforto para CDC.

Com o passar dos meses, as investigações continuam fazendo suas triagem e coleta de dados, em contra partida o numero de pacientes aumentará para 152 pacientes só que agora era 15 estados diferentes do EUA, o índice entre os infectados eram de 40% para mortalidade, porém verificou-se que era extremamente letal aos pacientes devido a sua agressividade.

Dados alertaram que a forma do contágio era através do sêmen durante a relação sexual, o CDC voltou-se para as saunas masculinas que eram usadas para praticas de sexo na época. Nessa mesma jornada iniciou-se a busca pelo paciente zero que apareceu apenas duas vezes no filme, como sendo um piloto de avião, o que explicava a proliferação para outros estados. Verificou-se que a imunodeficiência favorecia a pneumonia e o sarcoma no seu estágio mais agudo/severo

Dado atualizado se verificou os haitianos também faziam parte do público alvo da doença transmitida. O número de casos aumentava cada vez mais chegando ao total de 285 casos e 119 óbitos, saindo de 17 para 19 estados afetados. Nesse caos de informação e impotência, chega a informa que havia recém-nascidos infectados com a doença, no total de onze, além de homens que não gays, mas hemofílicos sendo contaminados pela doença.

CDC acrescentou que doença também era transmitida por sangue, seguindo o rastro do sangue chegaram até os bancos de sangue, os quais faziam exames de algumas doenças e não da hepatite e nem sarcoma. Fora feita uma reunião com os representantes dos bancos de sangue para que os mesmo fizessem triagem de doadores retirando os gays, o que foi negado por ferir os direitos constitucionais dos mesmos, sendo solicitado em seguida o exame de hepatite para aos mesmos, porém iria acarretar 150 milhões de dólares a mais, o que fora sumariamente negado por não haver dados que comprovassem a contaminação dos sangues doados, nessa mesma situação a doença foi batizada de AIDS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com