TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por:   •  12/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL

[pic 2]

KAREN SINGEN DE MELO SOUSA      

3º PERÍODO/MEDICINA

INTERAÇÃO COMUNITÁRIA III

* Atividade de regime especial;

* Resenha:

PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

A expectativa de vida vem aumentando gradativamente, por outro lado as doenças também veio de acordo com o crescimento e qualidade de vida, sendo que para sanar isso deve ter investimentos na área da saúde.

A saúde era afetada de acordo com ambiente social e físico, para melhor ou para pior, dito ainda que a pobreza era a consequências das doenças quais os indivíduos não podiam ser responsabilizados. Melhorias na alimentação, no saneamento, na redução de filhos, foram maneiras eficazes de reduzir a mortalidade.

No Brasil temos, a baixa distribuição de rendas, o analfabetismo, condições precárias de habitação o que acaba afetando na qualidade da vida e saúde. O desenvolvimento da promoção de saúde visa respostas para essas questões. A promoção da saúde representa uma estratégia positiva para enfrentar os problemas de saúde que afetam a população.

Tinha como valor um dos documentos fundadores da promoção de saúde a qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, também uma combinação entre o governo a comunidade, indivíduos, e do sistema de saúde. Foi desenvolvida de forma mais rigorosa nos últimos vinte anos o conceito moderno de promoção da saúde.

A promoção da saúde tinha um conceito que tinha três níveis de prevenção e dentre elas cada um tinha cinco níveis distintos. Inicial era a proteção do homem contra agentes patológicos e barreiras contra agentes do meio ambiente, a educação em saúde, sempre centrado no individuo com foco para a família.  Promoção de saúde é definida como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, um conjunto de atividade, processos e recursos para melhoria no bem estar, conhecimentos, estratégias positivas para população a níveis individual e coletivo.

Em 1975 no Canadá surgiu o moderno movimento de promoção da saúde tendo uma motivação politica, técnica e econômica. No campo da saúde tem os determinantes da saúde: biologia humana, ambiente, estilo de vida e organização da assistência à saúde. Em 1978 teve a primeira conferencia internacional sobre cuidados primários de saúde com destinação e meta saúde para todos no ano de 2000. Teve também uma bateria de elementos essenciais para a valorização e desenvolvimento da qualidade de vida.

A promoção da saúde foi definida como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, a saúde é como um recurso obrigatório em nossas vidas. A defesa da saúde visa em lutar para que os fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, e biológicos sejam favoráveis a saúde, visando igualdade de oportunidades.  A saúde depende também de nossas ações, proteção do meio ambiente, uso de recursos naturais, vida saudável e consciente, tendo sempre educação sobre a saúde, nas escolas, no lar, no trabalho, para que todos possam ter um desenvolvido sistema de promoção a saúde e qualidade de vida.

Em 1988 foi realizada a conferencia de Adelaide com tema principal as politicas publicas e saudáveis que se caracterizam pelo interesse e preocupação explícitos de todas as áreas politicas publicas em relação a saúde e a equidade. Afirmava-se a visão global e responsabilidade internacionalista da promoção da saúde, os países desenvolvidos teriam obrigação de que suas politicas públicas tivessem impactos positivos na saúde das nações em desenvolvimento.

Deve-se ser dado as politicas públicas saudáveis, da gestão social integrada, um grande destaque pois foi de suma importância para a promoção da saúde e qualidade de vida. A relação entre politicas publicas e saúde recebe uma atenção especial devido aos malefícios por eles gerados. As politicas saudáveis envolve o compromisso politico de situar a saúde no topo da agenda publica e o compromisso de enfatizar os fatores determinantes do processo de saúde e doença. A saúde deixa de ser um estado estático para ser um estado dinâmico, socialmente produzido, visando não somente diminuir o risco de doenças mas sim aumentar as chances de saúde e de vida, proporcionando saúde, autonomia e o padrão de bem estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com