TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO EM UMA ORGANIZAÇÂO PÚBLICA

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.286 Palavras (26 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 26

GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO

 TRABALHO EM UMA ORGANIZAÇÂO PÚBLICA

Aluna: Rosimeire Ximenes*

Orientadora: Flavia Maria da Silva**

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo, através de um estudo de caso investigar como os funcionários da empresa CISNOP se previne de eventuais doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, pretende responder ao seguinte questionamento: Qual a maior dificuldade encontrada para implantação da CIPA em uma empresa de saúde publica, e quais os benefícios para a vida dos os funcionários; O tema veio do interesse em saber como os funcionários da empresa Cisnop se previnem de eventuais acidentes de trabalho. E também saber se A CIPA faz a diferença dentro de uma empresa, se todos os funcionários podem participar e optar nas reuniões da CIPA. E se Todos participam dos exercícios de ergonômica oferecidos pela empresa. Tem como objetivo geral descobrir qual a função da CIPA dentro de uma empresa e qual sua importância e as vantagens para a vida dos colaboradores dentro da empresa. Este trabalho pretende mostra a importância da saúde e segurança dos colaboradores de uma empresa.

Palavras-chave: Funcionário, Empresa, Atividade, CIPA

ABSTRAT: This paper aims, through a case study to investigate how the company's employees are CISNOP prevents any occupational diseases and accidents at work, you want to answer the following question: What is the biggest difficulty for implementation of CIPA in a healthcare company public, and the benefits to the lives of employees;'s theme came from interest in how the company's employees are Cisnop prevent possible accidents. And also whether CIPA makes a difference within a company, where all employees can participate and choose the meetings of CIPA. And if all participate ergonomic exercises offered by the company. General aim to discover what function CIPA within a company and what is its importance and benefits to the lives of employees within the company. This paper intends to show the importance of health and safety of employees of a company.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é descobrir como os funcionários que trabalham na empresa Cisnop(Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná),criado em 1994 situada na cidade de Cornélio Procópio PR, que atende 22 municípios integrados a região de Cornélio Procópio,se previnem de eventuais doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, doenças que podem ser transmitidas pelas pessoas que vão realizar consultas e exames,há médicos que fazem pequenas cirurgias,enfermeiras que pode ter contato com fluidos corporais dos pacientes contaminados,e também os atendentes que tem contato direto com os pacientes com tuberculose gripe H1n1 entre outra doença.

Neste sentido o presente trabalho artigo teve como delimitação o seguinte questionamentoQual a maior dificuldade encontrada para implantação da CIPA em uma empresa de saúde publica, e quais os benefícios para a vida dos os funcionários?

O tema veio do interesse em saber como os funcionários da empresa Cisnop se previnem de eventuais acidentes de trabalho. Em saber como funciona a CIPA em um órgão de saúde publica, Por ser um local que convive com muito risco de doenças, manipulação de seringas agulhas, maquinas que emitem radiação.

Esta pesquisa tem como objetivo principale descobrir través de um estudo de caso qual a função da CIPA dentro de uma empresa e qual sua importância e as vantagens para a vida dos colaboradores dentro da empresa. Saber o que e feito para diminuir os riscos de doenças ocupacionais, e também saber se todos os funcionários respeitam e seguem corretamente as normas da CIPA Se ela e realmente eficaz na empresa. Saber realmente a opinião dos colaboradores a despeito das atividades atribuídas pela CIPA.

Os teóricos utilizadospara este estudo de caso foram Chiavenato, Bom Sucesso, Cury, Dutra, frança, Maximiano, Mattos, másculo, Rodrigues, Piedade Tachizawa e Villela e os métodos foram uma pesquisa bibliográfica, questionário quantitativo

Por tanto este trabalho tem como intuito mostrar como as pessoas que trabalham em um órgão de saúde publicam se previnem de eventuais doenças e acidentes de trabalho.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo Stones (1982) as pessoas já vem sendo administradas dês de a pré-história, pois eram caçadores e coletores que geralmente reconheciam e obedeciam a um líder mais com o passar do tempo, a necessidade de administrar foi crescendo e levou estudioso a um pensamento mais profundo sobre a administração. Taylor, Henry L.Gantt e Gilbrethfrank e Lílian delinearam o conjunto de princípios conhecidos como teoria da administração científica,com destaque de Taylor que ficou conhecido como o “pai da administração científica pois segundo ele o problema da falta de produtividade  estava mais nas praticas administrativas do que na mão de obra em si e por este motivo as decisões baseadas nas regras gerais deveriam ser tomadas após um estudo cuidadoso das situações individuais ,ele analisou o cronograma de tempo dos operários e dividiu cada função e seus componentes e projetou métodos mais rápidos para executar cada um desses componentes

.De acordo com Chiavenato (2003) no decorrer da historia da humanidade a administração se desenvolveu de forma demorada mais impressionante. Somente a partir do século xx que ela alavancou um desenvolvimento com grade força dai pra frente a sociedade tornou-se desenvolvida,e pluralista de organizações a administração recebeu influência da filosofia desde os tempos da antiguidade Sócrates(470-a.C-399a.C) que expõe seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência,Platã,e Aristóteles deram sua prestigio para o crescimento da administração.ela teve varia fazer a primeira foi a administração científica relacionada a racionalização do trabalho no nível operacional,a seguir veio a teoria clássica e teoria neoclássica que cuidava da organização formal e os princípios gerais da administração e a função da administração depois surgiu a burocrática que utilizava a forma burocrática nas organizações formais e burocrática,depois a teoria estrutural que tinha múltiplas abordagens,organização formal analise organizacional e analise inter-organizacional ,após veio o período que focava nas pessoas que eram a teoria da relações humanas,teoria comportamento das organizações,teoria do desenvolvimento organizacional,que envolvia a motivação do funcionário o posicionamento do líder,integração e abordagem de sistemas abertos,logo após veio a teoria que fala do ambiente e entra a teoria estrutura-lista,teoria da contingencia que envolvia a analise ambiental e administração de novas técnicas e tecnologias, e por ultimo as novas abordagens que envolve caos e complexidade aprendizagem organizacional e capital intelectual.cada uma destas teorias surgiu como resposta de para um problema empresarial da época e são usadas ate os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (190.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com