TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE MENTAL E PSIQUIATRIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.717 Palavras (19 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENFERMAGEM

EVELYN CUNHA

MOUZER MACHADO

SAUDE MENTAL E PSIQUIATRIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM

PELOTAS

2015

EVELYN CUNHA

MOUZER MACHADO

SAUDE MENTAL E PSIQUIATRIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Projeto apresentado à Faculdade Anhanguera de Pelotas, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

PELOTAS

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

3

1.1 Delimitação do Tema

5

1.2. Problema de Pesquisa

5

1.3. Objetivo Geral

5

1.4. Objetivos Específicos

5

1.5. Justificativa

6

2. REFERENCIAL TEÓRICO

7

3. METODOLOGIA

10

3.1 Tipo de pesquisa

10

3.2 Local da Pesquisa

11

3.3 Amostra

11

3.4 Coleta de Dados

11

3.5 Analise e Interpretação de Dados

12

3.6 Aspectos Éticos da Pesquisa

12

4. RESULTADOS E DISCUSSÂO

4.1 Quadro I – Síntese dos resultados da busca bibliográfica

4.2 A assistência de enfermagem nos  Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

REFERENCIAS

13

  1. INTRODUÇÃO

O Processo de trabalho de enfermagem em saúde mental vem sendo caracterizado pela transição entre uma pratica de cuidado hospitalar que visava a contenção do comportamento dos “doentes mentais” para a incorporação dos novos princípios, na busca da interdisciplinaridade , superando a expectativa  de disciplinar as suas ações(Arisa Almeida 2010)  , porém todo o profissional de enfermagem que deseja atuar na área da saúde mental necessita ampliar seus estudos, visto que os cursos de graduação geralmente não valorizam a saúde mental , e as cargas horárias são das mais diminutas. Enfermeiros relatam segundo Tatiana Brusamarello,2010 que sentem dificuldade para realizar cuidado a pessoa em sofrimento mental e que isso decorre da falta de preparo que os acompanha desde a formação profissional.

Esse enfermeiro, muitas vezes, vai trabalhar em Hospital Psiquiátrico ou em outros serviços de assistência psiquiátrica e surpreende-se com a sua falta de conhecimento específico, vivendo uma situação de emaranhamento de papéis que dificulta seu ajustamento (Maria da Graça Girade,2005).

Apesar dos seus esforços, mesmo sem a formação específica atuar nessa área e, em geral, ele não pode considerar-se parte integrante e efetiva da equipe que assiste as pessoas com transtornos mentais, tendo em vista seu frágil conhecimento e o fato de ter de concentrar-se em ações de âmbito burocrático. Mesmo quando o enfermeiro atua espontaneamente na área de psiquiatria, sem formação específica ou aquele que desempenha o seu papel, são poucos os especialistas que procuram cursos de atualização ou especialização e isso muitas vezes defronta com a sobrecarga de trabalho e até mesmo a falta de apoio da própria instituição em que trabalha, o que muitas vezes gera a desmotivação desse profissional. (Sonia Barros. 2009)

O enfermeiro necessita manter-se atualizado para enfrentar as mudanças advindas do desenvolvimento técnico-científico, devido as novas descobertas em diferentes campos, como os da genética, neuro imagem, ritmo circadiano, neurofisiologia, psicofarmacologia, psico-imunologia, bem como, mudanças nas políticas de saúde mental (Maguida stefanelli,2005).

Porém as necessidades dos serviços de atenção a saúde mental, são no cotidiano um processo de trabalho o local onde o enfermeiro adquire conhecimentos que também fundamentam sua prática. Claro que conhecer as leis e estar bem qualificado profissionalmente, para entender o contexto da prática e ter uma boa iniciativa pessoal são fatores determinantes para o desempenho de um enfermeiro psiquiátrico.

 Pois a pratica da enfermagem psiquiátrica possui características históricas , como  a reforma  psiquiátrica no Brasil  que foi uma das estratégias mais potencializadas da emancipação de pessoas com transtornos mentais e dos processos de  institucionalização e da  redução de leitos nos estados e municípios , criada pela lei federal 10.708, encaminhada pelo ex presidente Luís Inácio Lula da Silva (José Alves ,2007)  que até o surgimento dos asilos até os hospitais psiquiátricos  que vem desenvolvendo funções desde a vigilância e manutenção a vida dos doentes à execução de tratamentos prescritos e a administração de medicamentos a partir dos surgimento dos psicofarmacos .

De acordo com (Sonia Barros 2008) o enfermeiro nesse âmbito não pode apenas se concentrar exclusivamente nos cuidados a beira do leito e nas necessidades imediatas do paciente pois  princípio que rege a enfermagem em saúde mental é a responsabilidade de se solidar com as pessoas , os grupos , as famílias e as comunidades, objetivando a cooperação mútua entre os indivíduos e obrigatoriamente ampliar o contexto do cuidado que oferecem a responsabilidade a compreensão que tem do cuidado que ofertam. (Sueli Carvalho 2010).

1.1. Delimitação do Tema

Saúde Mental e Psiquiatria: Cuidados de Enfermagem, a atenção do profissional de enfermagem ao tratamento dos doentes mentais.

1.2. Problema de Pesquisa

No âmbito da enfermagem psiquiátrica é preciso estabelecer uma compreensão de papeis entre paciente-enfermeiro, a fim de singularizar, reconhecer, definir e compreender as ações do processo de enfermagem no desenvolvimento de aptidões em saúde mental e psiquiatria.

Quais as funções que o enfermeiro deve desenvolver para prevenir a enfermidade psiquiátrica e promover a saúde mental?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (302.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com