TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental, Desinstitucionalização E Novas Estratégias De Cuidado

Ensaios: Saúde Mental, Desinstitucionalização E Novas Estratégias De Cuidado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.741 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde mental, desinstitucionalização e novas estratégias de cuidado

A história da assistência das pessoas com problemas mentais no Brasil começa com a fundação do primeiro hospital psiquiátrico brasileiro, o hospício fundado pelo Imperador Pedro II. O Hospício Pedro II abriu caminho para o surgimento de muitas outras instituições similares no país. A partir daí, pode-se resumir a política nacional do setor como de mera implantação de hospitais psiquiátricos. Dezenas de colônias agrícolas que passaram a existir em quase todos os estados da federação, onde eram internadas milhares de pessoas com problemas mentais.

O processo de reforma psiquiátrica no Brasil começou no final da década de 1970, no contexto da redemocratização nacional, ou seja, na luta contra a ditadura militar. O ano de 1976, de muitos eventos históricos, servia também de palco para o surgimento de uma forte militância no campo da saúde. No ano de 1978, ocorreram dois eventos importantes e que contaram com a participação do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM): o primeiro foi o V Congresso Brasileiro de Psiquiatria e o segundo foi o I Simpósio Brasileiro de Psicanálise de Grupos e Instituições.

O ano de 1987, foi palco do terceiro fato histórico do processo da reforma psiquiátrica brasileira: a criação na cidade de São Paulo do primeiro serviço de atenção psicossocial do país. Experimentava ações de inserção comunitária e iniciava propostas de atenção intensiva a pacientes com quadros mais graves, que eram atendidos em hospitais e raramente em laboratórios, pois a rede hospitalar absorvia a quase totalidade (97%) dos recursos financeiros destinados à assistência psiquiátrica. O Caps começou a realizar um dos mais importantes trabalhos assistenciais, tornando-se uma referência nas políticas de saúde mental e um campo de formação estratégica de profissionais para o processo da reforma psiquiátrica brasileira.

Logo se teve o inicio da construção de uma rede de serviços, estratégias e dispositivos que passaram a ser denominados de serviços substitutivos. Foram construídos cinco Núcleos de Atenção Psicossocial (abertos 24 horas), distribuídos por critérios de regionalização em toda a cidade; um serviço de emergência psiquiátrica no hospital geral; um vigoroso e criativo projeto cultural, o Projeto TAM TAM, com rádio e TV comunitária; uma residência para ex-internos do hospital, que por alguma razão não tivessem condições próprias de moradia; uma cooperativa de trabalho, para geração de renda para os usuários. Essa experiência se tornou a mais importante do processo de reforma, toda a imprensa divulgou e debateu a experiência, dando à questão psiquiátrica, uma dimensão pública até então nunca vista.

Outra experiência importante que reforçou a ideia de rede substitutiva aconteceu no inicio dos anos 90 na cidade de São Paulo, com o surgimento de diversos centro de convivência, hospitais-dia, programas de atenção psicossocial e inclusão, realizados em praças e jardins públicos, além de cooperativas de trabalho para usuários e uma série de outras estratégias e serviços. A política nacional de saúde mental assumiu um caráter inovador em relação às experiências dos demais países, sendo atualmente reconhecida como tal pelas organizações internacionais de saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com