TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Sendo o objetivo a graduação em enfermagem é de muita valia que os interessados tenha conhecimento da importancia da hienização das mãos dentro e fora do ambiente hospitalar, fazendo assim toda a diferencia como profissional.

No Sistema Nervoso autonomo apresente dois componentes sendo eles o somatico e o autonomo, sendo ambos bastante diferente, a diferencia está relacionada pelos os tipos de orgãos efetores e pelos tipos de varias funções que controlam.

Quando falamos do Sistema Nervoso Somatico ele é o sistema motor voluntario que te ação sob o controle consciente. Encontramos vias composta por motoneuronio unico e as fibras musculares esqueleticos por ele inervada.

No Sistema Nervoso Autonomo podemos falar que é um sistema involuntario que atua principalmente no controle e modula as funções dos orgãos viscerais.

Esse sistema é composto por dois neuronios: o neuronio pre – ganglieonar e o neuronio pos – ganglieonar.

Encotramos o pre – ganglieonar no SNC, nos axonios desses neuronios que faz a sinapse com o corpo celular do neuronio pos – ganglieonar em varios ganglios autonomos que esta fora do SNC.

Já no neuronio pos – ganglieonares leva o estimulo para a periferia até a sinapse chegar nos orgãos efetores viscerais, como coração, bronquiolos, musculatura lisa vascular entre outros.

ORGANIZAÇÃO – CARACTERISTICAS GERAIS DO SISTEMA NERVOSO AUTONOMO.

No sistema nervoso autonomo é dividido principalmente como Simpática e Parassimpática sendo utilizado principalmente na complementação da regulação de funções do sistema organico.a terceira divisao do sistema autonomo e o sistema nervoso interico estando localizado nos plexos do trato gastrointestinal.

Quando falamos nas divisoes simpatica e parassimpatica incluimos tambem o sistema nervoso somatico para comparação.

SISTEMA NERVOSO SIMPATICO

Sistema nervoso simpatico tem como a principal função que é a mobilizar o corpo para a atividade, ativamos o sistema nervoso simpatico quando passamos por uma situação estressante, respondemos como a conhecida “luta e fuga”, assim tendo sanguineo para os musculos ativador, tendo tambem outras alterações como as funções do coração, vasos sanguineos,trato gastrointestinal, bronquoes e nas glandulas sudoriparas.

A figura mostra que a organização desse sistema, com relação da medula espinhal, tanto os ganglios simpaticos e os orgãos da periferia.

Nos nucleos da medula espinhal que são orignanizados os neuronios simpaticos pre-ganglionares, saindo das medulas pelas raizes motoras ventrais e pelos ramos brancos e vão se ligar aos ganglios paravertebrais na cadeia simpatica ou vão para os ganglios pre-vertebrais.

Por meio disso os neuronios pre-ganglionares faz a sinapse com os neuroneos pos-ganglionares da cadeia simpatica.

A sinapse pode aconter nos ganglios da mesma cadeia.

Essa sinapse pode alternr-se e ir pelas fibras pre-ganglionares seguindo para a direção cranial ou caudal ou ate innervar-se para ganglios superiores e inferiores da cadeia, por meio disso permitimos o estabelecimento da sinapses em varios ganglios – (o que é a caracticas difusao das funções sinapticas.

Temos a categoria do neuronio pre-ganglionares é passa pela cadeia simpatica e aonde não acontece a sinapse são os ganglios pre-vertebrais que sao responsaveis pelos orgãos viscerais, as glandulas e o sistema nervoso entérico do trato gastointestinal.

Apresentamos os detales do sistema nervoso simpatico na tabela abaixo.

CARACTERÍSTICAS DIVISÃO SIMPÁTICA DIVISÃO PARASSIMPÁTICA SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO*

Origem dos neuronios pre-ganglionares Segmentos T1-L3 da medula espinhal (toracolombar) Nucleos dos NC III, VII, IX e X, segmentos S2-S4 da medula (craniossacro) _

Localização dos ganglios autonomos Paravetebral e pre-vertebral Em orgãos efetores ou proximo a eles _

Comprimento dos axonios pre-ganglionares Curto Longo _

Comprimento dos axonios pos-ganglionares Longo Curto _

Orgãos efetores Musculaturas Lisa – Musculo Cardiaco, glandulas Musculaturas Lisa – Musculo Cardiaco, glandulas Musculatura esquelética

Junções neuroefetoras Difusas, ramificadas, os receptores não estão concentrados em uma mesma regão Difusas, ramificadas, os receptores não estão concentrados em uma mesma regão Discreto, organizado, os receptores de Ach se localizam na placa motora

Tipo de neurotransimissor e receptor no ganglio Ach receptor nicotinico Ach receptor nicotinico _

Neurotransmissor em orgãos efetores Norepinefrina (exceto em glandulas sudoriparas) Ach Ach

Tipos de receptores em orgãos efetores A1, a2, b1, b2 Muscarínicos Nicotínicos

ORIGEM DOS NEURONIOS PRE – GANGLIONARES DO SNS

A divisão do sistema simpatico sé da origem no nucleo que está no segmentos toracico e lombar da medula espinhal,do primeiro segmento toracico ao terceiro segmento lombrar (T1-L3).

Essa divisao é denominada por toracolombar.

LOCALIZAÇÃO DOS GANGLIOS AUTONOMOS DO SNS

A localização do sistema nervoso simpático está proximo á medula espinhal, os ganglios paravertebrais mas conhecidos como cadeia simpatica ou ganglios pre-vertebrais. Assim os ganglios cervicais superiro são ligados para os orgaos da cabeça, como os olhos e as glandulas salivares, já o ganglio celíaco superior se liga no estomago e intestino delgado, o ganglio mesenterico superior se liga no intestino delgado e grosso, já os ganglios mesenterico inferior liga-se a porção inferior do intestino grosso, anus, bexiga e genitalia.

Na medula suprarrenal liga-se um ganglio simpatico espinal, sendo um neuronio pre-ganglionares se liga a medula espinhal toracica (T5-T9), assim passando na cadeia simpatica, ganglio celíaco sem ocorrer a sinapses e vai assim para o nervo esplancnico maior ate a suprarrenal.

COMPRIMENTO DOS AXONIOS PRE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com