TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema venoso na enfermagem

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento infantil

O nascimento de um filho é um momento único na vida dos pais. Chegados a casa, inicia-se uma fantástica aventura onde todas as horas, noites, dias, semanas, meses, contam. O primeiro ano de vida é longo, repleto de dúvidas, perguntas, inquietações e momentos críticos. Em média, os recém - nascidos dormem 16 horas por dia, acordando regularmente de 2 ou 3 em 3 horas.
Instala-se uma rotina de sono , quando a criança  atinge os 6 meses de vida.
A sua alimentação base é leite, preferencialmente de origem materna . Por convicção da
melhoria psicológica e nutricional que esta implica, assiste-se em todo o mundo à revalorização do aleitamento materno   Além dos benefícios para a saúde do recém - nascido, a amamentação fornece uma maior proximidade afetiva entre a mãe e o filho. É aconselhável que os bebés arrotem depois das refeições. Agarrá-lo nos braços na posição vertical ajuda à expulsão do ar retido no estômago.
Nesta fase os movimentos que a criança executa, são movimentos reflexos: possui o reflexo de sucção, preensão, vira o pescoço e abana as  pernas e os braços energicamente. O reflexo de sucção permite-lhe que quando a mãe aproxima
o peito à sua  face , realize movimentos até que agarra com a boca o mamilo e começa a chupar.
Paralelamente, os bebés mostram um prazer com a atividade de sucção do polegar - substituto do peito, que lhes dá tranquilidade e segurança.
A chupeta deve desaparecer quando já saírem os dentes, aproximadamente pelos 18 anos meses da criança.  
O olfato do recém-nascido está muito desenvolvido e são-lhe agradáveis os cheiros do leite e dos açucarados. Reconhece o cheiro da mãe e
 reconforta-se com ele. Quanto à visão, a criança vê desde que nasce embora não com a mesma precisão que os adultos. Os bebés mostram uma clara preferência pelos rostos humanos, especialmente pelos olhos e pela boca. Aos 2 meses, discriminam aspectos internos e externos das figuras e é aos 3 meses que diferenciam caras. Com três semanas de vida, o recém-nascido começa a reconhecer o rosto da mãe. A capacidade visual mais madura é alcançada aproximadamente aos 6 meses. É mais sensível aos sons agudos do que aos graves e pode diferenciar a voz da mãe da do pai.
O bebé esboça o sorriso a partir dos primeiros dias de vida. Aos dois meses já possui o sorriso social ou, o que é igual, responde com um sorriso ao sorriso que lhe mostra outro ser humano. O sorriso fortalece o vínculo entre pai e filho.
Os pais deverão estabelecer uma relação de proximidade afetiva com a criança, de modo a que  as figuras parentais sejam encaradas enquanto agentes de proteção. Desta forma, potenciar-se-á estabilidade emocional e segurança afetiva de que a criança necessita para atingir um desenvolvimento saudável.





 




 
 

 



...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com