TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ENFERMAGEM DO TRABALHO

Por:   •  12/3/2020  •  Artigo  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ENFERMAGEM DO TRABALHO

          FRANCINI REIS IZAC CORDEIRO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO TEXTUAL

[pic 2]

Rosário do Ivaí

2018

TEMA:Aspectos Conceituais e Estratégias para uma Atenção Diferenciada à

Saúde dos Trabalhadores nos Serviços de Saúde

INTRODUÇÃO

O objetivo primordial de se instituir sistemasde vigilância epidemiológica em Saúde Pública égarantir o correto monitoramento das doenças.Vigilância epidemiológica pode ser definida comoum sistema contínuo de coleta sistemática, análisee disseminação dos dados. Desta maneira morbidadee mortalidade podem ser reduzidas, melhorando as condições de saúde da população. Os resultados gerados pela vigilância epidemiológicapodem ser úteis para orientar ações imediatasem casos que tenham extrema importânciaem termos de saúde pública - por exemplo, oscasos de síndrome respiratória aguda grave (SARS)que ocorreram recentemente na Ásia e no Canadá- mensurar a importância das doenças, estudarfatores de risco e populações expostas, avaliarações que estão sendo implementadas facilitandoa alocação de recursos de forma eficaz, identificara necessidade de implementação de novos programase avaliar o desempenho dos já existentes.

Para que esses programas sejam eficazes é necessáriaestrita colaboração entre pneumologistase profissionais de saúde pública. Diversos elementossão essenciais para o funcionamento de programas de vigilância epidemiológica e devem serconsiderados na elaboração desses programas:profissionais qualificados, armazenamento dosdados, controle de qualidade e manutenção confidencial dos dados. A análise de dados de vigilância epidemiológicapode não responder a todas as questões relacionadasà epidemiologia das doenças ocupacionais, masem conjunto com dados de toxicologia, higieneindustrial e resultados de investigações nos locaisde trabalho e na comunidade, possibilita a obtençãode informações relevantes para os profissionais envolvidosna prevenção e controle das doenças ocupacionais.

Um dos princípios basilares do SUS é a integralidade da assistência e aí, como não poderia deixar de ser, está compreendida a questão da saúde do trabalhador em seus diversos aspectos, inclusive em sua relação com as questões ambientais e dos riscos do processo de trabalho. Infelizmente, em nossas sociedade, onde prevalece a lógica do lucro, do aumento constante da produtividade e do consumo, o processo de trabalho é marcado por dinâmicas de adoecimento dos trabalhadores por diferentes agravos: esforço repetitivo, tarefas perigosas pela sua natureza, produtos tóxicos e químicos, impactos emocionais, doenças psíquicas entre muitos outros.Discutir saúde do trabalhador é muito importante, pois o universo do trabalho e as mazelas que podem causar a saúde devem ter um olhar que vai além de manter trabalhadores aptos a exercer suas funções no trabalho, deve ter um olhar de cuidado, de proteção, de defesa dos direitos desses trabalhadores para não serem explorados, e a vigilância desses males é função não só dos envolvidos com a área de saúde, mas de toda população.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 270 milhões trabalhadores sofrem anualmente lesões graves ou mortais ocasionados por acidentes de trabalho em todo o mundo. São registradas cinco mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto. Os índices representam um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.O Anuário Estatístico da Previdência Social de 2006, último publicado pelo INSS, mostra que número de mortes relacionadas ao trabalho diminuiu 2,5%, em relação ao ano anterior. Entretanto, os acidentes de trabalho aumentaram e ultrapassaram os 500 mil casos, somando os típicos, os de trajeto e as doenças ocupacionais. Acidentes e as doenças ocupacionais são responsáveis por milhares de mortes e geram gastos às empresas, que perdem tempo, mão-de-obra, produção e qualidade de vida no trabalho.

Para diminuir esses números desabonadores, as empresas estão dando atenção especial à legislação do Ministério do Trabalho e contratando profissionais capacitados para garantir o máximo de segurança no seu ambiente de trabalho. O papel destes profissionais consiste em zelar pela segurança dos trabalhadores. "Não apenas na fiscalização, mas também educando os funcionários para agirem de forma preventiva",

Hipótese:

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Tem como objetivos a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada

Materiais e Métodos:

Os métodos Utilizados na realização do presente trabalho serão pautados em um estudo bibliográfico, onde serão conceituados vários autores que definem a epidemiologia e saúde do trabalhados como aspectos a serem tratados. Identificando o seu objeto específico, que é a busca da explicação sobre ocorrência das doenças em grupos populacionais, e, de outro lado, compreendê-lacomo importante instrumento para a administração e planejamento das ações de saúde. Os métodos serão pautados em pesquisas e explanação do contexto, bem como, utilizar-se da visão dos autores para refletir e buscar conhecimentos sobre os vários problemas que visam a saúde do trabalhador.

Revisão Teórica:

Conceitualmente[a] a Epidemiologia é definida pela Associação Internacional de Epidemiologia como o “estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas”.

 ROUQUAYROL & ALMEIDA FILHO, 1999, oferecem-nos, entretanto, a definição de “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades , danos à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle , ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde” permitindo, de um lado, identificar o seu objeto específico, que é a busca da explicação da distribuição e ocorrência das doenças em grupos populacionais, e, de outro lado, compreendê-la como importante instrumento para a administração e planejamento das ações de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com