TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistematização da Assistencia de enfermagem

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

TEORIA AMBIENTAL

DAIANE SANTOS

JULIO CEZAR GONÇALVES DE OLIVEIRA

MARIANA ALVES PIMENTA

MUNYRA ROCHA SILVA

TATIANE APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS

ALFENAS

2014

TEORIA AMBIENTAL

DAIANE SANTOS

JULIO CEZAR GONÇALVES DE OLIVEIRA

MARIANA ALVES PIMENTA

MUNYRA ROCHA SILVA

TATIANE APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem, no Curso de Enfermagem, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Profa. Dra. Maria Angélica

ALFENAS

2014

INTRODUÇÃO

“A enfermagem era conceituada como a arte de colocar o cliente em uma melhor condição para que a natureza possa agir sobre ele”

O trabalho do enfermeiro sempre terá por base as necessidades das pessoas. Quando foi necessário, a enfermagem atendeu aos necessitados das guerras e em tempos de crises como, o aparecimento de epidemias ou falta de cuidados com a saúde, esses profissionais se fizeram presentes.

Os enfermeiros, ao longo da história, sempre buscaram melhorar as condições de saúde dos indivíduos, famílias e comunidades inteiras. Tentaram disseminar as técnicas e cuidados à saúde com vistas a melhorar a vida dessas pessoas.

As bases históricas da enfermagem preparam os futuros profissionais para as demandas desse século por meio da interação de ciências humanas, físicas e sociais, já que entende o indivíduo como sendo uma resultante das suas interações.

A pioneira da enfermagem foi Florence Nightingale, que em 1850 ingressou na escola Fliedner School of Nursing, localizada em Kaiserweth, Alemanha. Lá permaneceu por 3 meses, onde adquiriu os conhecimentos necessários para a prática de enfermagem.

Florence retornou à Grã-Bretanha em 1851 e usou as habilidades adquiridas para transformar as condições de saúde dos hospitais da cidade, que eram precárias. Em 1854 ela foi para a guerra da Criméia por sua própria vontade acompanhada de 38 enfermeiras. Nas bases militares da Criméia encontrou péssimas condições de saúde e higiene. As barracas estavam infestadas de pulgas e ratos, além do esgoto que corria dentro da barraca. Ela constatou que os soldados morriam mais por doenças infectocontagiosas do que pelos ferimentos de guerra.

Ela passou por muitas dificuldades, entretanto promoveu mudanças nas condições do ambiente as quais os soldados eram expostos e isso levou a uma queda na taxa de mortalidade dos mesmos, melhorando as condições de saúde do local. Depois da guerra, Nightingale volta à Inglaterra e começou a fazer reformas nos hospitais se valendo dos seus conhecimentos teóricos e práticos. Ela afirmava que uma boa situação sanitária e ambiental promovia saúde aos indivíduos e prevenção de diversos tipos de doenças.

O MODELO AMBIENTAL DE NIGHTINGALE

Ambiente é tudo aquilo que está ao redor dos indivíduos e altera o processo de desenvolvimento (WEBSTER, 1991)

Florence identificou fatores relacionados ao ambiente como, ventilação, aquecimento, luz,variação, ruído, cama, roupa de cama, a limpeza dos quartos, paredes e nutrição como sendo influenciadores do processo saúde-doença. Essas características físicas do ambiente também eram influenciadas pelo estado social e psicológico do indivíduo, ou seja, dependiam das condições econômicas, das relações pessoais e do seu próprio pensamento. O desajuste desses fatores dificultava a recuperação dos enfermos, pois a sua interação com o ambiente era conflituosa.

Uma forma de organizar o modelo ambiental de Nightingale pode ser compreendida na figura a seguir

[pic 1]

  • VENTILAÇÃO E AQUECIMENTO

Florence acreditava que manter o ar puro favorecia a cura das enfermidades, portanto ensinava as enfermeiras a averiguar a origem do ar com o intuito de que o mesmo não estivesse contaminado, para não dificultar o processo de recuperação. Elaafirmava que respirar o seu próprio ar, o tempo todo, levaria à doença.

Nessa época havia os “maus odores” trazidos pela presença de esterco nas ruas e hospitais e também pelos urinóis.Com relação a temperatura, o paciente não poderia ficar muito aquecido ou com muito frio, a temperatura deveria ser ideal.

  • VARIAÇÃO

Nightingale defendia a variação do ambiente, ou seja, mudanças nas cores, formas, inclusão de flores e plantas com cores fortes nos quartos e decoração variada a cada dia, semana ou mês para que o paciente pudesse se recuperar melhor. Orientava a leitura, bordado, escrita e limpeza aos pacientes para favorecer a sua cura.

  • LIMPEZA PESSOAL

Florence achava que a pele deveria ser lavada e seca todos os dias afim de eliminar excreções e sujidades. Essa medida proporcionava a prevenção de doenças e o alívio dos pacientes. As enfermeiras eram orientadas a lavar as mãoscom frequência.

  • CONDIÇÕES SOCIAIS

Nightingale procurava olhar além do indivíduo, identificando os problemas sociais, sendo um deles a extrema pobreza que assolava diversas famílias da sociedade. Usou de suas relações com políticos da época para tentar melhorar a situação desfavorável da população.

  • SAÚDE DAS CASAS

Nightingale salientava a importância da saúde das casas, para o não aparecimento de enfermidades. As casas deveriam possuir a presença de luz natural, ar puro, água pura, esgoto adequado e, principalmente, a limpeza do local como um todo. Sendo assim, a conclusão que se tira é que a saúde dos indivíduos está diretamente relacionada com o ambiente em que se vive, ou seja, um ambiente domiciliar desfavorável tende a acarretar doenças à população residente ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (884.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com