TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA: BASES CONCEITUAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ESF.

Por:   •  22/8/2020  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós em Saúde da Família

Resenha Crítica de Caso

Luana Aparecida Oliveira

Trabalho da disciplina: Bases Conceituais da estratégia de Saúde da Família ESF.

                                                Tutor: Prof ª. Myrna Miguel Passos de Godoy

Ribeirão Preto

2020

Estudo de Caso

University Hearth Services: Clinica de pronto atendimento.

Vemos neste estudo de caso aprender sobre a vida de Kathryn Angell, durante os anos 70 a mesma foi contratada pela University Hearth para ser administradora de uma clínica de pronto atendimento onde a mesma melhorou e geriu um sistema de triagem e melhoria no atendimento. Um pessoa efetuava inicialmente a triagem verificando se a pessoa precisaria de um médico ou de um atendimento de enfermeira. Este pronto atendimento oferecia cirurgias, serviços de emergência 24 horas, internação, tratamento mental, atendimento laboratorial e raio – x e atendimento em consultório médico.

Com o tempo observou se que o sistema de triagem era efetivo porque pacientes com problemas agudos e cirúrgicos eram atendidos por ordem de chegada e as emergências imediatamente. Notou se que foram atendidos mais de 37.000 pessoas, desde náuseas, problemas respiratórios, apendicite e dores no tórax.

Antes as enfermeiras faziam o primeiro atendimento, as vezes conseguiam resolver (40% dos casos) quando as mesmas não conseguiam pediam aos médicos a continuidade da assistência, com isso passou a haver inúmeras reclamações devido a demora.

Kathryn observando isso criou um formulário de triagem onde o paciente tinha que preencher o motivo da visita (formulário de visita) e informações. Essas informações entravam num registro médico, um atendente verificava as informações e colocava numa pilha de triagem. Daí por diante havia uma avaliação da ficha onde verifica se se o paciente seria atendido por enfermeira, médico ou de alguma especialidade em especifico.

Anualmente ela verificava os dados e o tempo de espera dos pacientes e analisava qual seria o mais correto de espera para o serviço.

Enfim com esse estudo conseguimos entender o quanto se faz importante ouvir as necessidades dos pacientes e colaboradores, para melhoria do serviço a ambos. Kathryn conseguiu observar o quanto o tempo de espera influenciava o atendimento dos pacientes e o processo de trabalho, implantou um sistema efetivo com o apoio de sua equipe, melhorando e efetivando a assistência.

Referência:

http://pos.estacio.webaula.com.br/cursos/PG0058/docs/estudo_de_caso_01.pdf

Acesso em: 22/08/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com