TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Bases Conceituais da Estratégia Saúde da Família

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Fichamento de Estudo de Caso

Aryelle Andrade Fortes

Trabalho da disciplina Bases Conceituais da Estratégia Saúde da Família

Tutor: Profª. Mirna Miguel Passos Godoy

Ariquemes-RO

2018

University Health Services: Clínica de Pronto

Atendimento

MAISTER, David H.; DOYLE, Shauna; PIGNERI, Rocco. Copyright © 2012 President and Fellows of Harvard College.

O artigo inicia-se com uma análise da missão de Kathryn Angell, mestre em gestão e política de saúde da Harvard School, que foi contratada como diretora assistente do ambulatório do Serviço de Saúde da Harvard University. E sua principal missão era reorganizar a Clínica de Pronto Atendimento daquele ambulatório.

Os autores destacam o público e os principais serviços oferecidos pela University Health Services (UHS), que eram os cuidados médicos para estudantes, funcionários, professores da Harvard University e seus dependentes que escolhiam planos de saúde que incluíam os serviços da UHS, onde os serviços médicos oferecidos incluíam instalações de cirurgia até emergência 24 horas.

Os pesquisadores relataram que a Clínica de Pronto Atendimento do Holyoke Center oferecia o tratamento ambulatorial mais completo das quatro clínicas de pronto atendimento da UHS. Os pacientes com problemas médicos agudos ou de cirurgia eram atendidos em ordem de chegada de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados. Os autores descreveram que a clínica tinha 12 consultórios de atendimento, 4 para enfermeiras e 8 para médicos.

Mais de 37.400 pacientes visitaram a Clínica de Pronto Atendimento para tratamento de problemas desde resfriados, náuseas, e doenças respiratórias a apendicites agudas e dores no peito. Dos pacientes que visitavam a clínica, 67% eram estudantes, 23% eram funcionários, e 10% eram dependentes e clientes do seguro de saúde Medex e Medicare.

Os autores explanaram que antes do sistema de triagem, um paciente típico da Clínica de Pronto Atendimento fornecia informações de identificação em uma folha sequencialmente numerada no balcão de atendimento, e somente depois se dirigia à sala de espera. Dessa forma, surgiram a insatisfação com a Clínica de Pronto Atendimento. A principal reclamação era o tempo de espera entre a chegada e o atendimento. Este período era de 23 minutos em média, mas até 22% de todos os pacientes tinham de esperar mais de 35 minutos para seu primeiro contato com uma enfermeira.

Diante dessa problemática criou-se um sistema de triagem que foi introduzido em setembro de 1979 para superar estes problemas. O sistema foi definido como “avaliação preliminar e encaminhamento de pacientes para o profissional de saúde adequado, baseado em decisões sobre a natureza dos problemas dos pacientes e o conhecimento das prioridades e competências dos profissionais disponíveis.”

Segundo os autores esse sistema se organizava assim: um dos dois coordenadores de triagem (enfermeiras muito experientes) chamava pelo paciente inicialmente. O coordenador de triagem atendia brevemente o paciente em uma sala privada e então resumia o problema do paciente. Se o coordenador decidisse que a situação necessitava cuidado mais imediato, ela colocava o paciente na frente de outros que esperavam para ver um médico.

O coordenador de triagem não tratava o paciente, mas determinava, de acordo com orientações e com sua avaliação, se o paciente precisava ver uma enfermeira clínica certificada ou um médico na Clínica de Pronto Atendimento, ou se o problema poderia ser mais bem tratado através do agendamento ou encaminhamento para outro serviço da UHS.

As principais melhorias desse sistema pode-se resumir em expandir os direcionamentos além dos 13 males (Circunstâncias em que os enfermeiros podiam atuar), pela lei estadual, guias de tratamento detalhado para que uma enfermeira clínica certificada pudesse tratar o paciente sem consultar um médico. A UHS planejou tal expansão num futuro próximo, apesar de não se saber quantos pacientes seriam afetados.

Os pesquisadores apontaram que apesar de algumas metas não terem sido alcançadas como se imaginava, o corpo médico, de atendimento e de administração da Clínica de Pronto Atendimento sentia que o sistema de triagem foi uma melhoria de forma geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com