TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ANATOMIA II SISTEMA LINFÁTICO

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

BIOMEDICINA

DANIELA DA SILVA VARGAS

TRABALHO DE ANATOMIA II

SISTEMA LINFÁTICO

LAGES

2016

DANIELA DA SILVA VARGAS

SISTEMA LINFATICO

Trabalho apresentado ao Centro Universitário UNIFACVEST como parte dos requisitos para a obtenção de nota para a disciplina de anatomia II, no curso de Bacharel em Biomedicina, 8ª fase.

Profª. Dra. Gessiane Ceola

 

Lages, SC____/____2016. Nota _____._____________

____________________________________________________________________

Profª. Dra. Gessiane Ceola

LAGES-SC

2016

O SISTEMA LINFÁTICO SEUS COMPONENTES E MECANISMOS DE AÇÃO

Daniela da Silva Vargas

RESUMO

O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório constituído pela linfa, vasos e órgão linfáticos, conta com uma vasta rede de vasos semelhantes às veias, se distribuindo por todo o corpo e recolhendo o líquido tissular, filtrando-o e conduzindo a circulação. O aumento dos linfonodos é chamado de linfomegalia /íngua, e é provocado pela presença de patógenos que determina o aumento dos gânglios.

INTRODUÇÃO

O sistema imune fornece um mecanismo de defesa específica contra uma variedade de substâncias estranhas ao nosso corpo chamada de antígenos. Esses antígenos podem ser vírus, células (sanguíneas, bactérias, fungos), moléculas de proteínas.

Dentre as funções dos sistema linfático estão a de prevenir e destruir microrganismos: infecções bacterianas, crônicas, protozoários e partículas virais, bem como a proteção contra toxinas, no caso de microrganismos com capacidade de produção desses peptídeos tóxicos, como E. colienteroToxigênica, proteção contra tumores, como os fatores de supressão tumoral, no caso do reconhecimento de tecidos que se proliferam rapidamente

A resistência natural contra agentes perigosos,é fornecida por barreiras físicas, pele, mucosas, células fagocíticas, sistema complemento.Respostas imunológicas que reconhecem e relembram diferentes antígenos.

COMPONENTES DO SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é constituído pela linfa, vasos e órgão linfáticos, conta com uma vasta rede de vasos semelhantes às veias, se distribuindo por todo o corpo e recolhendo o líquido tissular, filtrando-o e conduzindo a circulação.

Os linfonodos são pequenos, se distribuem ao longo do corpo(pescoço, axila,cavidade abdominal, virilha);estão ligados com os vasos linfáticos e tem a função de drenar o líquido intersticial e restos de células e microorganismos que estão no tecido. Eles filtram os antígenos da linfa e ativam os linfócitos. A linfa é o líquido que circula nos vasos linfáticos, sua composição é semelhante a do sangue e através dela que os linfócitos chegam ao sangue, sendo que aproximadamente 99% são linfócitos.

RESPOSTA IMUNOLÓGICA

Existe uma alta interação entre os dois tipos de resposta e os dois tipos de linfócitos e o tipo determinante de resposta depende de qual tipo de linfócito vai ter a maior e melhor resposta contra o antígeno.Ambas as respostas demonstram reconhecimento, especificidade e memória.

Os linfócitos B (LB)são as células responsáveis pela resposta humoral, e a resposta humoral é dada através dos anticorpos, ( proteínas no soro que reagem especificamente contra o antígeno). São as mais eficientes células produtoras de anticorpos, já os linfócitos T (LT), são as células primárias que participam da imunidade celular. E a resposta mediada por células acontece pela interação dos linfócitos T com os antígenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com