TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

27/04/2013

INTRODUÇÃO

De acordo com que estudamos, PGRSS é o processo que descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes as gerações, segregações, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final.

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo apresentando a instituição MEDCLIN, observando se as etapas do PGRSS se são cumpridas corretamente.

O foco central deste trabalho é analisar se o lixo desta empresa esta sendo destinado de maneira correta, sendo devidamente descartado, sem acarretar danos ao meio ambiente.

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A entidade em que foi feito o estudo, é a clinica MEDCLIN. O nome foi dado porque a clinica iria atender apenas necessidades médicas (Med= medicina. CLIN=clínica). Foi fundada em 24 de outubro de 2011. A empresa se localiza na Avenida da Saudade, nº 07, bairro Saudade, Turmalina- MG.

As especialidades atendidas são: exames cardiológicos, ultrassom, fisioterapia e ecocardiograma.

Os profissionais que atuam na instituição são:

  • Drª. Elisa Antunes Lopes Araújo (Clínica Geral)
  • Dr. Gardel Carvalho de Araújo (Cardiologista)
  • Dr. Marcelo Barra de Castro (Ultrassonografia)
  • Drª. Gabriela Marçal Bebiano (Cardiologista)
  • Drª. Gislaine Machado de Assis (Fisioterapeuta)

Surgiu de uma necessidade de atendimento médico especializado em exames que teriam que ser realizados a pelo menos 200km de Turmalina, e agora podem ser feitos na mesma.

Demanda epidemiológica local: cardiopatias chagásicas e hipertensivas.

O objetivo da instituição é oferecer um atendimento em saúde (médico, fisioterápico, metodológico e fonoaudiológico) de qualidade com acessibilidade e ser referência neste atendimento e em exames cardiológicos e em ultrassonografia em Turmalina e região.

Lixo produzido Na empresa MEDCLIN

O lixo produzido na entidade é somente lixo comum(D) e perfuro cortantes(E). São separados pelos profissionais dentro da empresa e levados até o pátio da prefeitura de Turmalina MG. Os resíduos perfuro cortantes são levados para um quarto, tanto os da MEDCLIN, quanto os do hospital, dos postos de saúde da cidade; porém o lixo não recebe o devido tratamento.

Como é feito o transporte do lixo da MEDCLIN até o pátio da prefeitura:

Depois da separação do lixo grupo D e lixo grupo E; os descarpacks contendo material perfuro cortante são levados pelo responsável da empresa para o local adequado. Eles não são levados em transportes, são levados manualmente.

Segundo informações coletadas, o lixo depois de passado pelo pátio da prefeitura é recolhido e levado ao aterro sanitário. SIC o lixo ao ser depositado no aterro não tem separação, exceto os medicamentos.

CONCLUSÃO

Depois da pesquisa feita, concluímos que as melhorias devem ser feitas a partir do órgão público, porque a empresa está agindo corretamente.

Porque os próprios funcionários nos passaram informações de que o lixo era depositado sem segregação para o aterro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com