TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Florence

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Em Lima, vamos encontrar o seguinte esclarecimento que em síntese, forneça para tornar provável a reflexão sobre o assunto, envolvendo opiniões diferentes, atraindo a atenção das pessoas interessadas em apreender o que é enfermagem que possam ajudar a transmitir essas fundamentações a outros.

“O profissional deve estar preparado para realizar gestos e transferências de gestos do seu corpo para o da pessoa sob seus cuidados, ajustando-se a cada situação físico-emocional com liberdade, equilíbrio e expressividade.

“Os saberes relacionados ao ato de cuidar eram passados de mãe para filha, de geração para geração, de comunidade para comunidade. Essas mulheres eram identificadas como sábias pelo povo, como descrito por Lima, a enfermeira Laís Netto dos Reis, em 1941 implantou a primeira escola de curso de auxiliares de enfermagem, para assumir funções de menor complexidade, já que foi constatado que o numero de enfermeiras formadas não era suficiente para atender à demanda do mercado de trabalho. Antes mesmo de chegar a formação de profissionais na área de enfermagem, técnico de enfermagem ou auxiliares da mesma, o cuidar de pessoas era desempenhado por mulheres sem nenhuma designação explicita na área. Evidencia-se que ao longo da historia a sua exercita já era manifestada, no entanto, com a chegada dos enfermeiros, técnico e auxiliares de enfermagem a assistência tornou-se algo mais elaborado e específico.

O que é enfermagem?

Na visão de Lima,a enfermagem é uma ciência humanas de pessoas e de conhecimento, envolvida ao cuidado dos seres humanos, onde é intercedido por combinações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, morais e politicas.

“Nos dias de hoje, a enfermagem pode ser definida, enquanto ação social, com a atividade realizada por pessoas que cuidam de outras procurando manter a vida sadia.

Relata-se a enfermagem como uma atuação social, por ser uma profissão que lida constantemente com a vida, que é de ciência humana e de experiência incluídos à arte cuidar, que envolvi deste o momento de saúde até o estado de doença.

Principais leis do exercício profissional órgão de classe e publicação

“Em 10 de agosto de 1938 foi instituído o Dia da Enfermagem (Decreto nº 48.202/60), em 12 de maio, data do nascimento de Florence Nightingale. A partir das leis foi criado o dia da enfermagem, dia este que é lembrado no nascimento da pioneira (Florence) da profissão. Estas leis reminiscentes à categoria citada, trouxe benefícios à nova ofício atribuindo direitos e obrigações.

Ana Néri foi tão destinada ao cuidado na guerra que foi titulada no fim da mesma como a “Mãe dosBrasileiros”. Ao retorna ao Brasil recebeu duas condecorações do governo.

Parecer critico:

“O que é Enfermagem” trás uma abordagem clara, uma linguagem de fácil leitura, que permite uma melhor assimilação aos conteúdos nela exposto. Apresenta ainda, as caraterísticas da pratica do cuidar desde os primórdios do exercício dessa ciência, atenuando-se as novas praticas. Enfoca ainda sobre a necessidade de o profissional desenvolver uma ampla visão no campo que atua, através de abordagens dos segmentos correlacionados de forma clara que procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com