TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre uso de álcool e outras drogas

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília – UnB[pic 1]

Observatório de Saúde Mental – OBSAM

Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas

Tutor: Cibele Maria de Sousa

ACS: Eliane Amâncio Raimundo

UBS 12 Ceilândia

Ceilândia/DF

Agente Comunitário de Saúde na abordagem de situações que envolvem o uso de álcool e outras drogas no território

A Atenção Primária é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, constituindo um dos principais dispositivos para o acolhimento de diversos problemas de saúde. Sendo portanto, também responsável, pelas demandas relacionadas aos problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Como Agentes Comunitários de Saúde, somos também responsáveis por acolher as pessoas usuárias de álcool e outras drogas, mantendo sempre uma postura humanizada e um olhar despido de preconceito e discriminação. Esses usuários já convivem com dificuldades na convivência com familiares e por muitas vezes, problemas sociais graves. Sendo necessária uma abordagem ampla na área da saúde, visando a redução de danos, elaborando estratégias de autocuidado imprescindíveis para diminuição da vulnerabilidade frente à exposição às situações de risco, enfrentadas rotineiramente por essas pessoas.

Cabe aos profissionais de saúde, principalmente ao ACS, que está mais próximo da comunidade, apoiar a família, auxiliando-a a compreender e enfrentar o cotidiano que envolve cuidar do usuário de álcool e outras drogas, criando um ambiente favorável do qual a família possa sair da condição de sentir-se responsável pelo uso de drogas do seu familiar e construir uma atitude positiva, ajudando a diminuir seu isolamento social.

Em se tratando de atenção integral à saúde, a estruturação e fortalecimento de uma rede pública de saúde especializada na assistência aos usuários de álcool e outras drogas e às suas famílias, centrada na atenção comunitária, orientada pela concepção ampliada de redução de danos e articulada com outras redes de serviços sociais e de saúde constitui, na atualidade, um importante desafio.

Para compreender essas pessoas, é necessário ampliar a visão. Conhecer todo o contexto que envolve o usuário de álcool e outras drogas, permitindo enxergar seus conflitos internos, familiares e sociais, sem julgamentos ou preconceitos e poder ajudá-lo a sentir-se  pessoa digna e parte importante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com