TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urgencia e emergencia

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

            A Saúde Publica é uma área da saúde cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação da saúde. O Técnico de enfermagem se responsabiliza, através do cuidado, pelo conforto, acolhimento e bem estar dos pacientes, seja prestando a assistência e promovendo a autonomia dos pacientes através da educação em saúde.

Diante do exposto, torna-se necessário salientar a importância do estágio, como parte fundamental da formação e do exercício da profissão, uma vez que é nesse espaço que se inicia o primeiro passo profissional, envolvendo nosso conhecimento teórico, nosso agir ético, nossa prática profissional, cooperando com os princípios que regem nosso código de ética.

O estágio foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde Dr. Milesio Ledoux Vargas, e visitas técnicas a instituições diversas que serão citadas no decorrer do trabalho. O estagio teve início dia 01 de Setembro de 2011 ao dia 07 de Outubro de 2011, sob a supervisão da Professora Daniela Medeiros.

OBJETIVOS

 Geral 

O estágio teve por objetivo relembrar o que foi visto em sala de aula, nos dando uma visão de como funciona a saúde publica. Precisamos lembrar que saúde é composta de várias facetas, uma delas são a orientação e prevenção.

Portanto o objetivo principal do estágio foi nos capacitar como profissionais qualificados para atuar na área da saúde

                                                                                                                                               

 Específicos

Relatar a experiência vivenciada na assistência direta e indireta prestadas aos clientes que utilizam os serviços da UBS, fundamentada em conhecimentos científicos, com isso possibilitando desenvolver com praticidade.

PERFIL ORGANIZACIONAL

A Unidade Básica de Saúde é uma instituição voltada para a preservação da saúde e da vida das pessoas.

Dados da Unidade

Nome: Unidade Básica de Saúde Milésio Ledoux Vargas.

Endereço: Rua Petronilio Pinto -186.

Bairro: Baraúnas- Feira de Santana/BA

Horário de Funcionamento: Segunda A Sexta das 07h00min Às 17h00min

Histórico do Serviço: O surgimento desta unidade ocorreu devido necessidade de uma unidade de saúde no bairro da Baraúna; uma vez que a comunidade se deslocava até o bairro Jardim Cruzeiro para receber atendimento. A reivindicação foi feita por moradores do bairro durante campanha do canditado José Ronaldo, que ao assumir o governo construiu esta unidade básica em terreno doado pela Fundação Senhor dos Passos. Sendo inaugurada em 25.10.2006.

Históricos dos serviços são oferecidos atendimentos como: Clinico Ginecológico, Pediátrico, Nutricionista, odontológico, Hiperdia, Pré Natal, Puericultura e Planejamento Familiar.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Organograma- Informa como a equipe está organizada

                                [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

        

Fluxograma

Informa como ocorre o atendimento na unidade.

[pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28]

[pic 29]

[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]

[pic 34]

[pic 35][pic 36][pic 37][pic 38]

[pic 39][pic 40]

[pic 41]

[pic 42][pic 43]

[pic 44]

        [pic 45][pic 46][pic 47]

[pic 48][pic 49]

[pic 50][pic 51]

[pic 52][pic 53]

[pic 54]

PLANTA BAIXA

Estamos providenciando.

SISTEMA DE GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

As informações são obtidas através do sistema digital implantado desde 20.05.2010, pelo governo municipal da cidade. Este acesso possibilita agilidade nas informações e atendimento aos pacientes da unidade. Ao chegar à unidade, o cliente dirige-se ao SAME onde é feito o cadastro digital; sendo fotografadas, computadas as impressões digitais, processando seus dados e direcionando o paciente ao atendimento desejado.

Durante a consulta, os dados do cliente são computados pelo profissional que o está atendendo; sendo arquivado no sistema e enviados mensalmente á Secretaria Municipal de Saúde.

RECURSO TECNOLOGICO DOS SERVIÇOS

A Unidade dispõe de:

08 Computadores

01 Autoclave

01 Televisor (para chamada dos pacientes)

06 Câmeras

02 Geladeiras (Sala de Vacina e outra na copa)

06 Câmeras

01 Cadeira de dentista

01 Cadeira de dentista

02  Ar- condicionado

03 Caixas térmicas

 

CHEFIA/GERÊNCIA DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM

A chefia dos serviços de enfermagem é exercida pelas enfermeiras, sendo elas responsáveis pelos 05 técnicos de enfermagem e 6 agentes comunitários. Os demais funcionários são subordinados ao agente administrativo da unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (489.9 Kb)   docx (307.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com