TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância Ambiental Pronto

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE ENFERMAGEM

                               

VIGILÂNCIA AMBIENTAL

BELÉM – PA

2018

                                 

ALBERTTH ALEX DA SILVA LIMA

DIEGO BARROSO SARGES

MONIQUE VITORIA ARAGAO DOS SANTOS

EMERSON WILSON DA COSTA MARTINS

WANNE LETÍCIA SANTOS FREITAS

VIGILÂNCIA AMBIENTAL

Trabalho apresentado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará como critério para obtenção de conceito referente à Atividade curricular Métodos Quantitativos em Saúde

Prof. Dr. Vera Lucia De Azevedo Lima

                                                       BELÉM – PA

                                                          2018

INTRODUÇÃO

        A vigilância em Saúde Ambiental (VSA) é um conjunto de medidas que tornam conhecidas e detectam mudanças em fator que determinam a saúde humana, ela tem a finalidade de proporcionar medidas preventivas e de controle em relação a doenças. Ela possui as seguintes áreas de atuação: Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua); Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar); Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq); Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres) e Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).

O trabalho exposto feito por acadêmicos de enfermagem da UFPA feito no Bosque Rodrigues Alves, localizado na Av. Alm. Barroso, 2305 - Marco, Belém – PA, constatou que existem boas medidas preventivas, porém há lugares dentro do mesmo que deixam de cumprir normas sanitária básicas, pondo em risco a vida não só de pessoas como dos animais que ali residem, expostos constantemente a ambientes potencialmente endêmico, devido ao descompromisso dos visitantes diários, que tratam o espaço de forma similar a um lixão a seu aberto, pois ao consumir os alimentos oriundos de quiosques tanto internos como externos, estes despojam seus resíduos no meio das plantas, no caminho, na jaula dos animais, embora o bosque disponha de lixeiras espalhadas estrategicamente, embora algumas apresentem avarias, e que de acordo com o relato de alguns funcionários estão danificadas há bastante tempo.Com isso, constata-se que existe a necessidade de uma melhor fiscalização, pra promover a manutenção da saúde tanto das pessoas(visitante e funcionários) quanto o dos animais que ali residem, além que preservar o caráter lúdico do local, proporcionando a população da cidade de Belém do Pará, uma local para se visitar com a família e aproveitar o ambiente, que com pequenas iniciativas pode ser melhorado.

DESENVOLVIMENTO 

        A vigilância ambiental em saúde é um conjunto de ações que proporciona a detecção de qualquer mudança no fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, tem como finalidade identificar as medidas de prevenções e controle dos fatores de riscos ambientais que podem interromper o processo de saúde. No brasil, o órgão responsável por tal ação é a FUNASA fundação nacional de saúde, e com base no decreto de 8 de maio de 2000 que estabelece à FUNASA como órgão autônomo e responsável na gestão do sistema nacional de vigilância ambiental.

        Ademais, é possível observar os evidentes os sinais de deterioração do ambiente em escala planetária. A degradação progressiva dos ecossistemas, a contaminação crescente da atmosfera, solo, água, bem como o aquecimento global são exemplos dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente. O Ministério da Saúde, baseado na busca da intersetorialidade e fundamentado no conhecimento de que o ambiente não deve estar pautado somente dentro da ótica ambiental mas também da saúde, instituiu o campo de conhecimento “Saúde Ambiental” e favoreceu a criação e implementação de programas de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA).

        Nesse sentido, foi elaborado indicadores de saúde do ambiente visando o controle dos riscos ambientais: Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua); Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar); Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq); Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres) e Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).

        A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) tem como atribuições propor, recomendar e adotar medidas de promoção e prevenção da saúde, vigilância de fatores ambientais que interferem na saúde humana, contribuindo com a atenção integral e qualidade de vida da população.

      A pesquisa realizada por acadêmicos de enfermagem da UFPA feito no Bosque Rodrigues Alves, localizado na Av. Alm. Barroso, 2305 - Marco, Belém – PA, constatou a má condição ambiental do local, segundo as exigências da vigilância ambiental.

      A visita realizada no dia 30 de outubro, mostrou o total abandono do espaço recreativo no centro de Belém, o bosque rodrigues Alves, O local apresentou problemas referentes a higienização e infraestrutura, impulsionado, certamente, pelo abandono dos atuais governos.

       Outrossim, destaca-se a má higienização dos estabelecimentos comerciais dentro do bosque, os funcionários responsáveis por preparar alimentos não estavam com equipamento necessários e seguindo os padrões de higienização sendo, assim, um fácil acesso de propagações de doenças parasitarias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com