TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância Sanitária

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS VIGILÂNCIA EM SAÚDE II
2014[pic 3]

Alessandra Cristina C. Oliveira

RA: 7477694007

Carolina Ferri

RA: 6659430071

Everson R. Alves

RA: 6662219133

João Alessandro Fogaça

RA: 6869380704

Lilian Gabriela G. Costa

RA: 6640350340

Ligia Maria Pereira

RA: 6659430080

Sabrina C. dos Santos

RA:6662383684

Anhanguera Educacional Sorocaba

ENFERMAGEM

Professora: JACQUELINE SARDELA COVOS

Anhanguera Educacional Sorocaba

Enfermagem


PROGRAMAS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA[pic 4]

Resumo

Neste estudo temos como objetivo  adquirir conhecimento sobre o serviço de vigilância sanitária, que semelhante à enfermagem tem sua origem justificada pela preocupação com a saúde dos indivíduos e que resalta sobre o processo de ética e profissionalismo em ambientes de saúde, sendo seus profissionais de extrema importância no âmbito municipal, estadual e nacional, através da conscientização dos profissionais da saúde, população e governantes.  

abstract

In this study we aim to gain knowledge about the health surveillance service, similar to that nursing has its origin justified by concern for the health of individuals and brings out about the process of ethics and professionalism in healthcare environments, and their professional utmost importance at municipal, state and national, through the awareness of health professionals, people and rulers.


  1. INTRODUÇÃO

Os estudos foram desenvolvidos através de artigos científicos, os quais nos trouxeram uma ampla visão do meio de trabalho em vigilância sanitária e em enfermagem e sua ética profissional, pois ambos tem a mesma meta e objetivos que é a preocupação com a saúde da população. Esse estudo descreve a relevância da contribuição do enfermeiro para o serviço de Vigilância sanitária e com a manutenção da convivência social, visando a harmonização de interesses individuais e coletivos, dentro ética e construção de cidadania.

Ambos os artigos tem o mesmo fundamento, em aperfeiçoar e atualizar os aspectos de trabalho formando empreendedores de serviço com finalidade de ser melhor em seu meio, permitindo uma ampla visão do campo de atuação da enfermagem nos departamento de Vigilância Sanitária relacionadas a ética e a construção da cidadania. Afim de evitar ou prevenir danos ou maléficos físicos causados aos indivíduos, formando as normas de não matar, não ferir, não causar danos a população, para determinar aquilo que se deve fazer para alcançar a “boa vida”e o “bem-estar”das pessoas em sociedade numa dimensão não só física, mas também psíquicas e social. Embora a presença do enfermeiro no quadro geral dos serviços de vigilância sanitária, como demonstra os artigos ainda considera-se pequena a proporção dos profissionais da enfermagem neste âmbito. Tendo como finalidades, valores, princípios e normas que servem de base para o comportamento humano, possibilitando a procura e o estabelecimento das razões que justificam o que “deve ser feito “ e o que “não pode ser feito”, ou seja, as razões de fazer ou deixar de fazer algo, de forma que os enfermeiros devem ter uma visão como um todo e não ser só prestadores de serviço, mas de abrangir as normas e éticas estabelecidas e considerarem que os conhecimentos da enfermagem são indispensáveis ao desenvolvimento das ações, principalmente no que diz respeito à   identificação de problemas como: medidas de controle de infecções, observação de estruturas físicas, das condições ambientais, da organização e execução do serviço, gerenciamento dos resíduos, saúde do trabalhador, da utilização de produtos químicos e farmacêuticos (dosagem, manipulação, armazenamento e técnica de aplicação). Desse modo devemos ser solidários com as pessoas, considerando como iguais em seus direitos mesmo quando tenham diferentes posições ou valores socioculturais. Nesse sentido, a comunidade através de seus mecanismos de participação social podem auxiliar para a escolha do caminho que a vigilância sanitária ira traçar, como um instrumento de construção da Cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (268.5 Kb)   docx (802.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com