TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Últimos anos os avanços tecnológicos influenciaram diretamente as empresas e o mundo dos negócios

Por:   •  8/8/2018  •  Artigo  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INTRODUÇÃO

 Nos últimos anos os avanços tecnológicos influenciaram diretamente as empresas e o mundo dos negócios. Cada vez mais as empresas buscam manter uma relação de fidelidade com seus clientes e para isso utilizam o marketing para alcançar tais objetivos. Diante disso surgem novos conceitos e ações que atraem cada vez mais os consumidores, pois despertam muitas vezes o interesse em algo desejado e que até então não foi possível adquirir.

As organizações estão inovando em suas ações, buscando melhorias e valorizando o relacionamento com seus clientes. A ferramenta de marketing visa exatamente isso inovar para fidelizar o cliente.

Vale ressaltar que o marketing lança no mercado os produtos e serviços por meio de informações criativas e inovadoras, capaz de atrair a atenção dos consumidores e com isso alcançar uma ampla divulgação dos bens ofertados. A importância disso na atualidade é fundamental uma vez que o modelo capitalista predominante no mercado consumerista deixa evidente que o lucro é o objetivo do negócio.

Nesse universo de informações encontra-se a relação de consumo, sendo esta uma relação que envolve tanto o sujeito ativo (fornecedor), como sujeito passivo (consumidor), além desses sujeitos, contempla ainda o objeto (produtos ou serviços), e, por último tem-se a finalidade (aquisição de produtos e serviços pelo destinatário final ou consumidor).    

Convém enfatizar que diante da perspectiva da competitividade, surge a necessidade das organizações de manter um bom relacionamento com seus clientes, haja vista o propósito de consecução de suas metas. Nesse contexto, é notório o esforço sistemático das organizações em manter relacionamentos duradouros com seus parceiros de negócios e, em especial, com seus clientes.

A metodologia aplicadaneste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográficautilizando o recurso da leitura e seleção de textos disponíveis em livros, artigos e demais fontes possíveis. Igualmente, os dados coletados foram reunidos em fichas de leitura e analisados por meio do método dedutivo.  

Diante disso, indaga-se qual a percepção dos usuários deste segmento quanto à importância de manter um relacionamento estreito com gerentes e com o banco?   Sabe-se que o marketing relacional possui estratégia imprescindível para concretização do negócio, além disso visa manter uma relação de fidelização com os clientes.

Ressalte-se que as organizações vão além da necessidade de desenvolver produtos e serviços de qualidade superior, elas buscamproduzir satisfações superiores em todos os seus relacionamentos.

1MARKETING

O estudo do marketing engloba questões como a evolução do mercado, e principalmente, as necessidades do consumidor. Neste contexto abordam-se temas que vão desde o estudo sobre as preferências do consumidor, ao conhecimento da situação do mercado, produtos e novas formas de comunicação.

É importante também entender seu conceito social, que o mostra como “processo social”, formando indivíduos de acordo com o estudo das necessidades humanas, envolvendo-o e gerando novos perfis de consumidores, como também seu conceito gerencial, que envolve o estudo do produto e o processo de venda. A venda é observada como uma relação de troca, onde determinada empresa troca seu produto por um objeto, que, neste caso, é o valor monetário. Dessa forma, o marketing colabora com este processo de troca, facilitando as relações e promovendo a empresa (DEMO et al, 2017).

O marketing é considerado processo social mediante o qual as pessoas ou grupos adquirem o que precisam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços que têm valor com outros, isto é, este tema abrange a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais (KOTLER; ARMSTRONG, 2007).

Para melhor desenvolver suas ações, os profissionais do marketing atual, de acordo com cada tipo de mercado, entendem como mercado a união de diferentes clientes, onde é possível segmentá-los de acordo com suas características. Como frisou Honorato (2004, p. 150), “Segmentação é uma orientação para cliente, por meio da divisão do mercado em grupos de compradores potenciais, relativamente homogêneos”.

É possível diferenciar as oportunidades por mercado existente, que é aquele onde já existem produtos/serviços para atender as necessidades de clientes já existentes e com recursos para adquiri-los, e o mercado potencial, onde há uma incerteza em um dos fatores, ou na existência do produto, no perfil do cliente ou nos recursos.

Para facilitar o desenvolvimento das ações de marketing, Jerome McCarthy (1978) criou o mix de marketing, que é dividido em quatro P’s: por produto, que é a materialização das necessidades do cliente; preço, que é o custo deste produto; praça, que é o local da comercialização e; promoção, que é a divulgação que engloba a propaganda (CHIAVENATO, 2009).

Utiliza-se o mix de marketing, com foco no cliente, agregando novos valores às ações estratégicas, relacionando-se com o público e criando vínculos. Com isso, é possível perceber determinadas necessidades do consumidor, influenciando os desejos de acordo com a percepção do meio, baseado nas informações sobre grupos segmentados de acordo com suas características, esta prática permite um trabalho eficaz (GUMMERSON, 2010).

O marketing defende uma filosofia de gestão que enaltece o consumidor, pois é aquele que compra os produtos ou serviços da empresa. Desse modo, o marketing foca o mercado e coloca o cliente no centro das atividades da empresa. Por isso, a empresa precisa ter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com